Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Josefa Josabeth de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12421
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar o modo como os gêneros textuais escritos são utilizados, por professores e alunos, na prática escolar do Curso de Agroindústria na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim PE, explorados em situação didática pelos docentes das diversas disciplinas do eixo profissional. Visava assim, saber quais os gêneros estudados, que tipo de tratamento pedagógico é dado a esses gêneros, se as práticas textuais contribuem para a atuação do técnico no mundo do trabalho e qual a relação que os gêneros estudados em sala de aula têm com o mundo do trabalho. Tendo por base esse objetivo, foi necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades do assunto a investigar, de forma a obtermos uma resposta eficaz. Para tanto, foi pensada uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas nas aulas de Agroindústria, assim como a aplicação de questionários a docentes e discentes, observação presencial de aulas e recolha de trabalhos escritos por alguns discentes. O questionário solicitado aos docentes teve por objetivo conhecer a sua formação, os procedimentos didático-pedagógicos, as dificuldades encontradas no exercício da docência e sua apreciação sobre a assimilação por parte de seus discentes. Já o questionário solicitado aos discentes, teve por finalidade conhecer seus gostos de leitura e importância que os mesmos dão à leitura e escrita, tipos de textos que os mesmos escrevem nas aulas técnicas e que tipo de estímulo os docentes lhes dão como ajuda para a conclusão dos seus trabalhos. Depois de analisados todos os dados recolhidos, verificamos que existe ainda um longo caminho a percorrer. Acreditamos que, se os docentes de Agroindústria olharem os textos utilizados de outro modo, terão em mãos uma ferramenta de grande utilidade, que os ajudará a aprimorarem as metas pretendidas, já que toda a enunciação de fabricação dos produtos de Agroindústria nada mais é do que o resultado do contato com os diferentes gêneros textuais.
id UFRRJ-1_b9db50ddf502ef7c26525a74ec8753a6
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12421
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Barbosa, Josefa Josabeth de SouzaSanchez, Sandra Barros858.512.137-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1400.574.964-04http://lattes.cnpq.br/42898461112176222023-12-22T02:07:39Z2023-12-22T02:07:39Z2008-11-07BARBOSA, Josefa Josabeth de Souza. Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria. 2008, 52 f. Dissertação, (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12421Esta pesquisa objetivou investigar o modo como os gêneros textuais escritos são utilizados, por professores e alunos, na prática escolar do Curso de Agroindústria na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim PE, explorados em situação didática pelos docentes das diversas disciplinas do eixo profissional. Visava assim, saber quais os gêneros estudados, que tipo de tratamento pedagógico é dado a esses gêneros, se as práticas textuais contribuem para a atuação do técnico no mundo do trabalho e qual a relação que os gêneros estudados em sala de aula têm com o mundo do trabalho. Tendo por base esse objetivo, foi necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades do assunto a investigar, de forma a obtermos uma resposta eficaz. Para tanto, foi pensada uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas nas aulas de Agroindústria, assim como a aplicação de questionários a docentes e discentes, observação presencial de aulas e recolha de trabalhos escritos por alguns discentes. O questionário solicitado aos docentes teve por objetivo conhecer a sua formação, os procedimentos didático-pedagógicos, as dificuldades encontradas no exercício da docência e sua apreciação sobre a assimilação por parte de seus discentes. Já o questionário solicitado aos discentes, teve por finalidade conhecer seus gostos de leitura e importância que os mesmos dão à leitura e escrita, tipos de textos que os mesmos escrevem nas aulas técnicas e que tipo de estímulo os docentes lhes dão como ajuda para a conclusão dos seus trabalhos. Depois de analisados todos os dados recolhidos, verificamos que existe ainda um longo caminho a percorrer. Acreditamos que, se os docentes de Agroindústria olharem os textos utilizados de outro modo, terão em mãos uma ferramenta de grande utilidade, que os ajudará a aprimorarem as metas pretendidas, já que toda a enunciação de fabricação dos produtos de Agroindústria nada mais é do que o resultado do contato com os diferentes gêneros textuais.This study aims at investigating how the written text genres are used by teachers and students in school practice technical courses at Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim PE, analyzing genre teaching by teachers of various subjects as the research axis. What genres are studied, the kind of treatment given to those teaching genres, whether the textual practices contribute to the technical marketplace world and the relationship genres possess with students work. Based on that goal, it was necessary to develop an appropriate methodology to the particularities of the issue in order to investigate and achieve an effective response. To that end, a qualitative approach was elaborated according to the classroom activities of Agribusiness, as well as questionnaires to teachers and students, in addition to class direct observation and student essays. The teacher questionnaire was based on depicting training, teaching-learning procedures, the difficulties faced in the course of teaching and its assessment on the assimilation by learners. On the other hand, student questionnaires analyzed the importance of reading habits and preferences given to reading and also writing, types of texts written in class, techniques and the kind of stimuli teachers use to assist their work completion. After having examined all the data collected, there is still a long way to go.We believe that if teachers treat Agribusiness texts used with a distinct perspective, will have in hand an extremely useful tool which will help them improve the desired goals, since all the enunciation of manufacturing products of Agribusiness is nothing more than the result of contact with the different genres text.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiagênero textualprodução textualensino profissionalgenres texttextual productionvocational educationEducaçãoGêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de AgroindústriaTextual genres writings in practice school students of the Technical Course of Agribusinessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3625/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17698/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24044/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30405/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36813/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43129/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49513/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55974/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/108Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Josefa Josabeth de Souza Barbosa.pdf: 3517470 bytes, checksum: 84e57df9846d508810575a33e0a8e5f3 (MD5) Previous issue date: 2008-11-07info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2008 - Josefa Josabeth de Souza Barbosa.pdf.txtExtracted Texttext/plain149769https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12421/1/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.txt2d1db9a595af5e34e21c225c888ecc1dMD51ORIGINAL2008 - Josefa Josabeth de Souza Barbosa.pdfDocumento principalapplication/pdf3517602https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12421/2/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdfbd65c50fa9e95e5877e6556ddbec3aecMD52THUMBNAIL2008 - Josefa Josabeth de Souza Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12421/3/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD5320.500.14407/124212023-12-21 23:07:40.08oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Textual genres writings in practice school students of the Technical Course of Agribusiness
title Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
spellingShingle Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
Barbosa, Josefa Josabeth de Souza
gênero textual
produção textual
ensino profissional
genres text
textual production
vocational education
Educação
title_short Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
title_full Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
title_fullStr Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
title_full_unstemmed Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
title_sort Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
author Barbosa, Josefa Josabeth de Souza
author_facet Barbosa, Josefa Josabeth de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Josefa Josabeth de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 858.512.137-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 400.574.964-04
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4289846111217622
contributor_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.subject.por.fl_str_mv gênero textual
produção textual
ensino profissional
topic gênero textual
produção textual
ensino profissional
genres text
textual production
vocational education
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv genres text
textual production
vocational education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa objetivou investigar o modo como os gêneros textuais escritos são utilizados, por professores e alunos, na prática escolar do Curso de Agroindústria na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim PE, explorados em situação didática pelos docentes das diversas disciplinas do eixo profissional. Visava assim, saber quais os gêneros estudados, que tipo de tratamento pedagógico é dado a esses gêneros, se as práticas textuais contribuem para a atuação do técnico no mundo do trabalho e qual a relação que os gêneros estudados em sala de aula têm com o mundo do trabalho. Tendo por base esse objetivo, foi necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades do assunto a investigar, de forma a obtermos uma resposta eficaz. Para tanto, foi pensada uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas nas aulas de Agroindústria, assim como a aplicação de questionários a docentes e discentes, observação presencial de aulas e recolha de trabalhos escritos por alguns discentes. O questionário solicitado aos docentes teve por objetivo conhecer a sua formação, os procedimentos didático-pedagógicos, as dificuldades encontradas no exercício da docência e sua apreciação sobre a assimilação por parte de seus discentes. Já o questionário solicitado aos discentes, teve por finalidade conhecer seus gostos de leitura e importância que os mesmos dão à leitura e escrita, tipos de textos que os mesmos escrevem nas aulas técnicas e que tipo de estímulo os docentes lhes dão como ajuda para a conclusão dos seus trabalhos. Depois de analisados todos os dados recolhidos, verificamos que existe ainda um longo caminho a percorrer. Acreditamos que, se os docentes de Agroindústria olharem os textos utilizados de outro modo, terão em mãos uma ferramenta de grande utilidade, que os ajudará a aprimorarem as metas pretendidas, já que toda a enunciação de fabricação dos produtos de Agroindústria nada mais é do que o resultado do contato com os diferentes gêneros textuais.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Josefa Josabeth de Souza. Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria. 2008, 52 f. Dissertação, (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12421
identifier_str_mv BARBOSA, Josefa Josabeth de Souza. Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria. 2008, 52 f. Dissertação, (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12421/1/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12421/2/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12421/3/2008%20-%20Josefa%20Josabeth%20de%20Souza%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d1db9a595af5e34e21c225c888ecc1d
bd65c50fa9e95e5877e6556ddbec3aec
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108220533899264