Construção do Conhecimento com a Redução na Concentração de Metais Pesados em Práticas de Laboratório no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jeremias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12343
Resumo: O presente trabalho faz um recorte da realidade, no contexto da Educação ambiental crítica, para avaliar a construção do conhecimento com a redução na concentração de metais pesados utilizados em práticas do ensino de química direcionadas ao ensino médio. Baseado nas concentrações e quantidades volumétricas descritas em roteiros de práticas laboratoriais busca mudanças de pensamento e cria novas ferramentas para resolver antigos problemas, tais como ações locais ecologicamente sustentáveis e a disseminação de propostas no tratamento de resíduos químicos oriundos de laboratórios de ensino e pesquisa. A diminuição nas quantidades de metais pessados utilizadas nas práticas permitirá mais estudantes e pesquisadores vivenciarem e produzirem conhecimento na temática, minimizando riscos ao meio ambiente. A especificidade de cada prática levou a resultados diversos obtidos por cinco grupos de trabalho, desde irrisórias reduções de concentração, até impressionantes valores obtidos que diminuem em unidades de milhares as concentrações descritas na literatura e utilizadas em práticas para o ensino médio.
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Baseado nas concentrações e quantidades volumétricas descritas em roteiros de práticas laboratoriais busca mudanças de pensamento e cria novas ferramentas para resolver antigos problemas, tais como ações locais ecologicamente sustentáveis e a disseminação de propostas no tratamento de resíduos químicos oriundos de laboratórios de ensino e pesquisa. A diminuição nas quantidades de metais pessados utilizadas nas práticas permitirá mais estudantes e pesquisadores vivenciarem e produzirem conhecimento na temática, minimizando riscos ao meio ambiente. A especificidade de cada prática levou a resultados diversos obtidos por cinco grupos de trabalho, desde irrisórias reduções de concentração, até impressionantes valores obtidos que diminuem em unidades de milhares as concentrações descritas na literatura e utilizadas em práticas para o ensino médio.This work makes a snip of reality, in the context of critical environmental education, to assess knowledge construction with the reduction in the concentration of heavy metals used in chemical teaching practices directed at the high school. Based on concentrations and volumetric quantities described in laboratory practice scripts search changes and creating new tools to solve old problems, such as ecologically sustainable local actions and proposals in the treatment of chemical waste from teaching and research laboratories. The decrease in the quantities of heavy metals used in practice will allow more students and researchers to live and produce knowledge in the topic, minimizing risk to the environment. The specificity of each practice led to several results obtained by five working groups, since concentration reductions until very impressive values obtained that decrease in units of thousands concentrations described in the literature and used in practice for high school.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação ambientalredução na concentraçãoenvironmental educationreduction in concentrationAgronomiaConstrução do Conhecimento com a Redução na Concentração de Metais Pesados em Práticas de Laboratório no Ensino MédioKnowledge Construction With The Reduction In The Concentration Of Heavy Metals In Laboratory Practice In High School.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABNT NBR 10004. Resíduos sólidos – classificação. 2ª ed. 2004. 71 p. ABREU; IAMAMOTTO. Revista Química Nova, vol 26 nº4, 582-584, 2003. ALBERGUINI, Leny Borghesan A. et al. 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description O presente trabalho faz um recorte da realidade, no contexto da Educação ambiental crítica, para avaliar a construção do conhecimento com a redução na concentração de metais pesados utilizados em práticas do ensino de química direcionadas ao ensino médio. Baseado nas concentrações e quantidades volumétricas descritas em roteiros de práticas laboratoriais busca mudanças de pensamento e cria novas ferramentas para resolver antigos problemas, tais como ações locais ecologicamente sustentáveis e a disseminação de propostas no tratamento de resíduos químicos oriundos de laboratórios de ensino e pesquisa. A diminuição nas quantidades de metais pessados utilizadas nas práticas permitirá mais estudantes e pesquisadores vivenciarem e produzirem conhecimento na temática, minimizando riscos ao meio ambiente. A especificidade de cada prática levou a resultados diversos obtidos por cinco grupos de trabalho, desde irrisórias reduções de concentração, até impressionantes valores obtidos que diminuem em unidades de milhares as concentrações descritas na literatura e utilizadas em práticas para o ensino médio.
publishDate 2013
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dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Jeremias de. Construção do Conhecimento com a Redução na Concentração de Metais Pesados em Práticas de Laboratório no Ensino Médio. 2013. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
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