Epistemicídio contra os saberes e conhecimentos da religiosidade afrobrasileira na educação básica: o caso do Jongo do Quilombo Santa Rita do Bracuí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13179 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo apresentar meu interesse na investigação de ocorrência e identificação das formas de preconceito e discriminação contra os conhecimentos e saberes das religiões brasileiras de matriz africana em unidades escolares da educação básica. Interessa especialmente analisar episódios de discriminação, de maneira direta ou indireta, mediante a negação, o silenciamento e a exclusão desse conhecimento nas práticas de ensino e conteúdos programáticos da educação básica, principalmente conhecimentos inerentes às suas manifestações e saberes religiosos. No campo de pesquisa, a comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis-RJ, acompanho um processo de formação continuada de professores de uma escola municipal, as discussões sobre Educação das Relações Etnicorraciais. Problematizando, investiguei no Quilombo, a “morte” dos conhecimentos religiosos do Mestre Cumba2 e da Roda do Jongo, podendo avaliar as diversas formas de discriminação existentes nessa comunidade e na sua escola. |
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Silva, Jalber Luiz daOliveira, Luiz Fernandes de650.024.317-04Oliveira, Luiz Fernandes deGonçalves e Lima, Augusto CésarFonseca, Lana Cláudia de Souza713.145.207-68http://lattes.cnpq.br/61582474945772692023-12-22T02:41:51Z2023-12-22T02:41:51Z2015-05-20SILVA, Jalber Luiz da. Epistemicídio contra os saberes e conhecimentos da religiosidade afrobrasileira na educação básica: o caso do Jongo do Quilombo Santa Rita do Bracuí. 2015; 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13179Este texto tem como objetivo apresentar meu interesse na investigação de ocorrência e identificação das formas de preconceito e discriminação contra os conhecimentos e saberes das religiões brasileiras de matriz africana em unidades escolares da educação básica. Interessa especialmente analisar episódios de discriminação, de maneira direta ou indireta, mediante a negação, o silenciamento e a exclusão desse conhecimento nas práticas de ensino e conteúdos programáticos da educação básica, principalmente conhecimentos inerentes às suas manifestações e saberes religiosos. No campo de pesquisa, a comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis-RJ, acompanho um processo de formação continuada de professores de uma escola municipal, as discussões sobre Educação das Relações Etnicorraciais. Problematizando, investiguei no Quilombo, a “morte” dos conhecimentos religiosos do Mestre Cumba2 e da Roda do Jongo, podendo avaliar as diversas formas de discriminação existentes nessa comunidade e na sua escola.CNPqThis text aims to present my interest in the occurrence of research and identification of forms of prejudice and discrimination against the knowledge and ability of Brazilian religions of African origin in school units of basic education. Of particular interest to analyze episodes of discrimination, directly or indirectly, by the denial, silencing and exclusion that knowledge in teaching practices and syllabus of basic education, especially knowledge inherent to its manifestations and religious knowledge. In the search field, the maroon community of Santa Rita do Bracuí in Angra dos Reis, Rio de Janeiro; I follow a process of continuing education of teachers of a public school, discussions of Education of Etnicorraciais Relations. Debating, investigated the Quilombo, the "death" of the religious knowledge of Cumba Master3 and Jongo wheel and can evaluate the various forms of discrimination existing in this community and in your school.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoeducationracismAfrican-based religionepistemicideeducaçãoracismoreligiosidade de matriz africanaepistemicídioEducaçãoEpistemicídio contra os saberes e conhecimentos da religiosidade afrobrasileira na educação básica: o caso do Jongo do Quilombo Santa Rita do Bracuíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBALLESTRIN, Luciana. O Giro Decolonial e a América Latina. Texto apresentado na mesa redonda O lugar da América Latina nas Ciências Sociais. Rumo a uma nova divisão global? In 36º Encontro Anual da ANPOCS: Águas de Lindóia, 2012. 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Este texto tem como objetivo apresentar meu interesse na investigação de ocorrência e identificação das formas de preconceito e discriminação contra os conhecimentos e saberes das religiões brasileiras de matriz africana em unidades escolares da educação básica. Interessa especialmente analisar episódios de discriminação, de maneira direta ou indireta, mediante a negação, o silenciamento e a exclusão desse conhecimento nas práticas de ensino e conteúdos programáticos da educação básica, principalmente conhecimentos inerentes às suas manifestações e saberes religiosos. No campo de pesquisa, a comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis-RJ, acompanho um processo de formação continuada de professores de uma escola municipal, as discussões sobre Educação das Relações Etnicorraciais. Problematizando, investiguei no Quilombo, a “morte” dos conhecimentos religiosos do Mestre Cumba2 e da Roda do Jongo, podendo avaliar as diversas formas de discriminação existentes nessa comunidade e na sua escola. |
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SILVA, Jalber Luiz da. Epistemicídio contra os saberes e conhecimentos da religiosidade afrobrasileira na educação básica: o caso do Jongo do Quilombo Santa Rita do Bracuí. 2015; 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
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