Assistência estudantil: percepção dos discentes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandro José Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12585
Resumo: Objetivou-se avaliar a percepção dos discentes de graduação beneficiários pelos programas de assistência estudantil do Ifes campus de Alegre, bem como o impacto de tais programas em suas vidas acadêmicas. Participaram da pesquisa os discentes maiores de 18 anos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciências Biológicas, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Cafeicultura e Engenharia de Aquicultura, beneficiários dos programas de auxílio moradia, transporte e alimentação. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental. O perfil socioeconômico foi construído a partir da análise das entrevistas sociais referentes ao processo seletivo para concessão de Programas de Atenção Primária de 2019. A coleta de dados das percepções foi obtida através de questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo utilizada para estudo a Análise de Conteúdo de Bardin. Além de identificar alguns aspectos sociais, os resultados demonstraram que os programas de assistência estudantil desenvolvidos pelo campus vêm atendendo as necessidades básicas dos discentes, promovendo melhorias das condições econômicas e sociais, incentivando os estudos e contribuindo de forma significativa para a permanência na graduação. Contudo, ficou evidente no relato de alguns participantes quanto à necessidade de melhorias em alguns aspectos do programa, tais como reajuste nos valores dos auxílios e ampliação do número de discentes atendidos, enquanto outros sugeriram a oferta de residência universitária como alternativa ao auxílio moradia. Apesar de estarem inseridos em um programa que busca minimizar as desigualdades na educação, a fração majoritária dos participantes compreende a oferta dos programas como ajuda ou “boa ação” do campus aos mais carentes, aparentando desconhecer sua condição enquanto direito. Ao avaliar as críticas feitas ao programa, percebe-se que muitas se devem à exclusão dos discentes do processo de construção do Programa de Assistência Estudantil do Ifes. Portanto, é essencial que os mesmos não fiquem restritos à condição de assistidos, mas atuantes na consolidação de uma assistência estudantil justa e inclusiva, com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica.
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Participaram da pesquisa os discentes maiores de 18 anos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciências Biológicas, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Cafeicultura e Engenharia de Aquicultura, beneficiários dos programas de auxílio moradia, transporte e alimentação. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental. O perfil socioeconômico foi construído a partir da análise das entrevistas sociais referentes ao processo seletivo para concessão de Programas de Atenção Primária de 2019. A coleta de dados das percepções foi obtida através de questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo utilizada para estudo a Análise de Conteúdo de Bardin. Além de identificar alguns aspectos sociais, os resultados demonstraram que os programas de assistência estudantil desenvolvidos pelo campus vêm atendendo as necessidades básicas dos discentes, promovendo melhorias das condições econômicas e sociais, incentivando os estudos e contribuindo de forma significativa para a permanência na graduação. Contudo, ficou evidente no relato de alguns participantes quanto à necessidade de melhorias em alguns aspectos do programa, tais como reajuste nos valores dos auxílios e ampliação do número de discentes atendidos, enquanto outros sugeriram a oferta de residência universitária como alternativa ao auxílio moradia. Apesar de estarem inseridos em um programa que busca minimizar as desigualdades na educação, a fração majoritária dos participantes compreende a oferta dos programas como ajuda ou “boa ação” do campus aos mais carentes, aparentando desconhecer sua condição enquanto direito. Ao avaliar as críticas feitas ao programa, percebe-se que muitas se devem à exclusão dos discentes do processo de construção do Programa de Assistência Estudantil do Ifes. Portanto, é essencial que os mesmos não fiquem restritos à condição de assistidos, mas atuantes na consolidação de uma assistência estudantil justa e inclusiva, com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe a aim of this study was to evaluate the perception of beneficiary undergraduate students through student assistance programs at Ifes campus de Alegre, as well as the impact of such programs on their academic lives. Participants in the research were students over 18 years of age in the Licentiate in Biological Sciences, Bachelor in Biological Sciences, Technologist in Systems Analysis and Development, Technologist in Coffee and Aquaculture Engineering, benefíciaries of housing, transportation and food aid programs. This is a qualitative and exploratory research, whose data collection instruments were questionnaires and documentary analysis. The socioeconomic profile has been built from the analysis of social interviews related to the selection process for the granting of Primary Care Programs in 2019. The collection of data on perceptions was obtained through a questionnaire with open and closed questions, being used the Study Analysis of Bardin content. In addition to identifying some social aspects, the results demonstrated that the student assistance programs developed by the campus have been meeting the basic needs of students, promoting improvements in economic and social conditions, encouraging studies and contributing significantly to the permanence in graduation. However, it was evident in the report of some participants to the necessity for improvements in some aspects of the program, such as readjustment in the amounts of aid and expansion of the number of students served, while others suggested the offer of university residence as an altemative to housing assistance. Although they are part of a program that seeks to minimize inequalities in education, the majority of participants understand the offer of the programs as help or "good deed" of the campus to the most vulnerable, appearing to be unaware of their condition as a right. When evaluating the criticisms made to the program, one notices that many of them are due to the exclusion of the students from the process of building the Ifes Student Assistance Program. Therefore, it is essential that they are not restricted to the condition of assisted students, but are active in the consolidation of fair and inclusive student assistance, with the involvement of the entire academic community.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação superiorpermanênciavulnerabilidade socioeconômicapolíticas públicasHigher educationpermanencepublic policysocioeconomic vulnerabilityEducaçãoAssistência estudantil: percepção dos discentes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre.Student assistance: perception of undergraduate students at the Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2004. ALBUQUERQUE, Larissa Cavalcanti. 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description Objetivou-se avaliar a percepção dos discentes de graduação beneficiários pelos programas de assistência estudantil do Ifes campus de Alegre, bem como o impacto de tais programas em suas vidas acadêmicas. Participaram da pesquisa os discentes maiores de 18 anos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciências Biológicas, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Cafeicultura e Engenharia de Aquicultura, beneficiários dos programas de auxílio moradia, transporte e alimentação. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental. O perfil socioeconômico foi construído a partir da análise das entrevistas sociais referentes ao processo seletivo para concessão de Programas de Atenção Primária de 2019. A coleta de dados das percepções foi obtida através de questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo utilizada para estudo a Análise de Conteúdo de Bardin. Além de identificar alguns aspectos sociais, os resultados demonstraram que os programas de assistência estudantil desenvolvidos pelo campus vêm atendendo as necessidades básicas dos discentes, promovendo melhorias das condições econômicas e sociais, incentivando os estudos e contribuindo de forma significativa para a permanência na graduação. Contudo, ficou evidente no relato de alguns participantes quanto à necessidade de melhorias em alguns aspectos do programa, tais como reajuste nos valores dos auxílios e ampliação do número de discentes atendidos, enquanto outros sugeriram a oferta de residência universitária como alternativa ao auxílio moradia. Apesar de estarem inseridos em um programa que busca minimizar as desigualdades na educação, a fração majoritária dos participantes compreende a oferta dos programas como ajuda ou “boa ação” do campus aos mais carentes, aparentando desconhecer sua condição enquanto direito. Ao avaliar as críticas feitas ao programa, percebe-se que muitas se devem à exclusão dos discentes do processo de construção do Programa de Assistência Estudantil do Ifes. Portanto, é essencial que os mesmos não fiquem restritos à condição de assistidos, mas atuantes na consolidação de uma assistência estudantil justa e inclusiva, com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica.
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