Os processos socioeducativos na construção da educação do campo entre os agricultores camponeses de Vila Pavão – ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marizete Andrade da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12826
Resumo: Este estudo disserta sobre a construção da Educação do Campo no município de Vila Pavão – ES e tem como objetivo identificar a influência política, econômica e social que o Centro Municipal de Educação Agroecológica “Agostinho Batista Veloso” proporciona para as comunidades de agricultores camponeses, enfatizando os saberes sociais e as demandas específicas por políticas públicas. De caráter qualitativo, o estudo utilizou - se da metodologia da história oral, observando a necessidade de empregar, refletir práticas e representações, compreender experiências que foram constituídas em um momento histórico específico,contribuindo para revelar, entre inúmeras questões, a construção cultural e a identidade de um grupo. A pesquisa operou com os seguintes instrumentos e técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas gravadas, análise bibliográfica e documental e observações vivenciadas na escola investigada. Participaram da pesquisa educandos e educandas, educadores e educadoras, integrantes das comunidades que a escola abrange e lideranças municipais. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como a valorização dos saberes sociais, dialogam com o que preconiza o Movimento por uma Educação do Campo, mas é preciso integrá-las ao currículo, assim como o resgate das práticas agroecológicas e o fomento à formação polít ica. Ainda sob condições adversas, o projeto de Educação do Campo no município de Vila Pavão possui experiências muito ricas que precisam associar-se as outras lutas dos camponeses a fim de se construir uma proposta educativa que irá convergir para as necessidades reais desses sujeitos.
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De caráter qualitativo, o estudo utilizou - se da metodologia da história oral, observando a necessidade de empregar, refletir práticas e representações, compreender experiências que foram constituídas em um momento histórico específico,contribuindo para revelar, entre inúmeras questões, a construção cultural e a identidade de um grupo. A pesquisa operou com os seguintes instrumentos e técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas gravadas, análise bibliográfica e documental e observações vivenciadas na escola investigada. Participaram da pesquisa educandos e educandas, educadores e educadoras, integrantes das comunidades que a escola abrange e lideranças municipais. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como a valorização dos saberes sociais, dialogam com o que preconiza o Movimento por uma Educação do Campo, mas é preciso integrá-las ao currículo, assim como o resgate das práticas agroecológicas e o fomento à formação polít ica. Ainda sob condições adversas, o projeto de Educação do Campo no município de Vila Pavão possui experiências muito ricas que precisam associar-se as outras lutas dos camponeses a fim de se construir uma proposta educativa que irá convergir para as necessidades reais desses sujeitos.This study lectures about the Education Construction of the field in the county of Vila Pavão - ES and has the goal to indentify the political, economic and social influence that the Municipal Agroecological Education Center "Agostinho Batista Veloso" provides to the peasant farmers comunities, emphasizing the social knowledge and the specific demands by public politics. Of qualitative features, the study used the methodology of the oral history, observing the need to employ, reflect practices and representetions, to comprehend the experiences that were build in a specific historic moment, contributing to reveal, between contless questions, a cultural construction and the identity of a group. The research operated with the following instruments and techniques to gather information: semi-structured recorded interviews, bibliography analisys and documentary and experienced observations in the investigated school. Teachers, students, members of the comunites that covers the school and county leaders participated in the research. The results of the reseach study show that many practices that weredeveloped by the institution, such as the appreciation of the social knowledge with what it advocates the Movement for a Countryside Education, but it is needed to include it in the curriculum. As the agroecological practices rescue and the development of the political formation. Yet under adverse conditions the project of Field ducation in the county of Vila Pavão has very rich experiences that need to connect to the other peasant farmer´s fight to build a educational proposal that converge the real needs of these people.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCountryside EducationPeasant FarmersPublic PoliticEducação do CampoAgricultores CamponesesPolíticas PúblicasCiências HumanasOs processos socioeducativos na construção da educação do campo entre os agricultores camponeses de Vila Pavão – ESEducational Processes in the Construction of Education Among Peasant Farmersin Vila Pavão - ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGGIO, A.; BARBOSA, A. S.; COELHO, H. M. F. Política e sociedade no Brasil (1930- 1964). 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description Este estudo disserta sobre a construção da Educação do Campo no município de Vila Pavão – ES e tem como objetivo identificar a influência política, econômica e social que o Centro Municipal de Educação Agroecológica “Agostinho Batista Veloso” proporciona para as comunidades de agricultores camponeses, enfatizando os saberes sociais e as demandas específicas por políticas públicas. De caráter qualitativo, o estudo utilizou - se da metodologia da história oral, observando a necessidade de empregar, refletir práticas e representações, compreender experiências que foram constituídas em um momento histórico específico,contribuindo para revelar, entre inúmeras questões, a construção cultural e a identidade de um grupo. A pesquisa operou com os seguintes instrumentos e técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas gravadas, análise bibliográfica e documental e observações vivenciadas na escola investigada. Participaram da pesquisa educandos e educandas, educadores e educadoras, integrantes das comunidades que a escola abrange e lideranças municipais. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como a valorização dos saberes sociais, dialogam com o que preconiza o Movimento por uma Educação do Campo, mas é preciso integrá-las ao currículo, assim como o resgate das práticas agroecológicas e o fomento à formação polít ica. Ainda sob condições adversas, o projeto de Educação do Campo no município de Vila Pavão possui experiências muito ricas que precisam associar-se as outras lutas dos camponeses a fim de se construir uma proposta educativa que irá convergir para as necessidades reais desses sujeitos.
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