Antigo arrabalde, novo subúrbio: o impacto da implantação do sistema de bondes na freguesia de Jacarepaguá (1870 – 1890)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13961 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a estudar as transformações ocorridas na freguesia de Jacarepaguá entre os anos de 1870 – 1890, perído da “revolução dos transportes”, tomando como parâmetro as mudanças na integração da freguesia à cidade do Rio de Janeiro, no seu perfil imobiliário, nas formas de exploração da terra, na fragmentação das grandes propriedades locais e na diversificação econômica da região. O objetivo central é analisar o perfil socioeconômico e geográfico da freguesia utilizando como referência os conceitos de arrabalde e/ou subúrbio. Na realização da pesquisa foi utilizado um conjunto de fontes de natureza variada, incluindo documentação sobre licenciamento e administração da Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, Censos, Alamanaque Laemmert e Imprensa. A hipótese central aqui defendida é a de que a chegada dos bondes à freguesia de Jacarepaguá gerou resultados distintos das suas pretensões iniciais (potencializar a conexão da produção local ao núcleo da cidade) favorecendo transformações no local sem, no entanto, superar as características agrárias da região. Demonstramos também que já se observa no período em questão uma transição entre as categorias de arrabalde e subúrbio, esse segundo, no entanto, ainda de características rurais, caracterizado como local de “vilegiatura”. |
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Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13961Este trabalho se propõe a estudar as transformações ocorridas na freguesia de Jacarepaguá entre os anos de 1870 – 1890, perído da “revolução dos transportes”, tomando como parâmetro as mudanças na integração da freguesia à cidade do Rio de Janeiro, no seu perfil imobiliário, nas formas de exploração da terra, na fragmentação das grandes propriedades locais e na diversificação econômica da região. O objetivo central é analisar o perfil socioeconômico e geográfico da freguesia utilizando como referência os conceitos de arrabalde e/ou subúrbio. Na realização da pesquisa foi utilizado um conjunto de fontes de natureza variada, incluindo documentação sobre licenciamento e administração da Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, Censos, Alamanaque Laemmert e Imprensa. A hipótese central aqui defendida é a de que a chegada dos bondes à freguesia de Jacarepaguá gerou resultados distintos das suas pretensões iniciais (potencializar a conexão da produção local ao núcleo da cidade) favorecendo transformações no local sem, no entanto, superar as características agrárias da região. Demonstramos também que já se observa no período em questão uma transição entre as categorias de arrabalde e subúrbio, esse segundo, no entanto, ainda de características rurais, caracterizado como local de “vilegiatura”.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe purpose of this work is to study the transformations that happened in parish of Jacarepaguá, between the years 1870 – 1890, period of the “transport revolution”, taking as a parameter the changes in the integration of the parish to the Rio de Janeiro city, in the real state profile, in the land exploration forms, in the division large local properties and in the economic diversification of the region. The main objective is to analyze the socioeconomic and geographic profile of parish, using as a reference the concepts of arrabalde and/or suburb. During the search, a set of sources of varied nature was used, including documentation about licensing and administration of the Companhia Ferro-Carril of Jacarepaguá, censuses, Alamanaque Laemmert and journalism. The central hypothesis defended is that the tramway arrival in parish of Jacarepaguá generated different results of the initial intentions (enhance the production of local connection to the city’s core) favoring local transformations without, however, overcoming the agrarian characteristics of the region. It is also shown that is already observed in the period a transition between the categories of arrabalde and suburb, however, with rural characteristics, characterized as a “surveillance” place.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisJacarepaguáSubúrbioArrabaldeRio de JaneiroBondeJacarepaguáSuburbArrabaldeRio de JaneiroTramwayHistóriaAntigo arrabalde, novo subúrbio: o impacto da implantação do sistema de bondes na freguesia de Jacarepaguá (1870 – 1890)Old arrabalde, new suburb: the impact of implantation of the tramway system in the parish of Jacarepaguá (1870 – 1890)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Maurício de Almeida. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 1988 ARAÚJO, Carlos Francisco Correia de Araújo. Jacarepaguá de antigamente. Belo Horizonte: Carol Borges, 1995. BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos, um Haussman tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de editoração, 1992. CARVALHO, Lia de Aquino. Contribuição ao estudo das habitações populares: Rio de Janeiro: 1886-1906. 2.ed Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura; DGIC – DEd., 1995 COSTA, Waldemar S. O Vale do Marangá. 1986. Disponível para visualização em: http://www.wsc.jor.br/. DUNLOP, Charles. Apontamento para a história dos bondes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editôra Gráfica Laemert, 1953. DUNLOP, Charles. Os meios de transporte do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Grupo de Planejamento Gráfico, 1973. FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O rapto ideológico da categoria de subúrbio. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. LIMEIRA, Aline de Morais. Educação particular e publicidade no Almanak Laemmert (1844/1859). 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Diálogos suburbanos: identidade e lugares na construção da cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. SANTOS, Leonardo Soares. A cidade está chegando: expansão urbana na Zona Rural do Rio de Janeiro (1890-1940). Revista Crítica Histórica, v. 1, p. 114-137, 2011. SANTOS, Leonardo Soares. De arrabaldes a subúrbios: a geografia social do Rio de Janeiro a partir dos seus cronistas. Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 20, n.2, 2015. SANTOS, Noronha. As freguesias do Rio antigo. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965. ROCHA, Oswaldo Porto. A era das demolições: Cidade do Rio de Janeiro: 1870 - 1920 . 2.ed Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura; DGIC – DEd., 1995. VIANNA, Hélio. Baixada de Jacarepaguá: sertão e zona sul. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1992. WEID. Elisabeth von der. O bonde como elemento de expansão urbana no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997.https://tede.ufrrj.br/retrieve/74615/2022%20-%20Gabriel%20de%20Oliveira%20Gomes%20Lopes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6886Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-30T14:44:24Z No. of bitstreams: 1 2022 - Gabriel de Oliveira Gomes Lopes.pdf: 3699607 bytes, checksum: 07139c73f261936b94a3d6a02d40def1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-30T14:44:24Z (GMT). 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