Políticas públicas de educação inclusiva: desafios na escolarização de estudantes público-alvo da educação especial na educação do campo no município de Conceição da Barra – ES
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12544 |
Resumo: | Baseando-se nos dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e sua interface com a Educação do Campo e identificar os desafios de uma escola pública, do campo de Conceição da Barra/Espírito Santo, frente à proposta de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial com a Educação do Campo, nos permitindo dialogar com essas duas modalidades. Em contexto nacional, o Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo, que, desde suas primícias, pretendia sanar as particularidades da escolarização rural e as articulações entre a propriedade familiar e a escola. Atualmente, é possível encontrar 49 Escolas do Campo em nosso Estado. O lócus da pesquisa foi a Escola Córrego do Cedro, por apresentar o maior contingente de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no ano de 2019, dados apurados na Secretaria de Educação Especial do Estado do Espírito Santo. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de campo na escola e aplicação de questionário semiestruturado. Os sujeitos foram: 1 (um) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo; 1 (um) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE); 1 (um) Tradutor Intérprete de Libras; 1 (uma) professora da Educação Infantil e 1 (um) professor de cada área do conhecimento, a saber, Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza, necessariamente atuantes em turmas em que estudantes público-alvo da Educação Especial estivessem incluídos. Assim, com base no pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos na Teoria Crítica como abordagem teórico-metodológica do estudo. Dentro desse contexto, os resultados obtidos na investigação revelam os desafios encontrados pelos docentes e pela gestão escolar em efetivar a inclusão escolar dos estudantes na escola, destacando, no cenário, o problema da contratação de profissionais especializados na área da Educação Especial e demais docentes, consistindo em contratos temporários, o que não garante uma sequência do trabalho realizado no decorrer dos anos. Concluímos que a interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo necessita avançar na construção de Políticas Públicas, sendo necessário um amplo diálogo e debate com movimentos sociais, gestores escolares, professores, pais, estudantes e comunidade para a afirmação de uma escola inclusiva que atente às necessidades de todos os alunos e sujeitos que estudam no campo. |
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Viçosi, Paulo Willian BrunelliDamasceno, Allan Rocha074.158.237-61http://lattes.cnpq.br/0177717397152120Damasceno, Allan RochaSantos, Ramofly Bicalho dosNozu, Washington Cesar Shoiti112.298.947-48https://orcid.org/0000-0002-4270-6293http://lattes.cnpq.br/08989104819984372023-12-22T02:11:11Z2023-12-22T02:11:11Z2020-04-28VIÇOSI, Paulo Willian Brunelli. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios na escolarização de estudantes público-alvo da educação especial na educação do campo no município de Conceição da Barra - ES. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12544Baseando-se nos dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e sua interface com a Educação do Campo e identificar os desafios de uma escola pública, do campo de Conceição da Barra/Espírito Santo, frente à proposta de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial com a Educação do Campo, nos permitindo dialogar com essas duas modalidades. Em contexto nacional, o Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo, que, desde suas primícias, pretendia sanar as particularidades da escolarização rural e as articulações entre a propriedade familiar e a escola. Atualmente, é possível encontrar 49 Escolas do Campo em nosso Estado. O lócus da pesquisa foi a Escola Córrego do Cedro, por apresentar o maior contingente de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no ano de 2019, dados apurados na Secretaria de Educação Especial do Estado do Espírito Santo. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de campo na escola e aplicação de questionário semiestruturado. Os sujeitos foram: 1 (um) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo; 1 (um) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE); 1 (um) Tradutor Intérprete de Libras; 1 (uma) professora da Educação Infantil e 1 (um) professor de cada área do conhecimento, a saber, Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza, necessariamente atuantes em turmas em que estudantes público-alvo da Educação Especial estivessem incluídos. Assim, com base no pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos na Teoria Crítica como abordagem teórico-metodológica do estudo. Dentro desse contexto, os resultados obtidos na investigação revelam os desafios encontrados pelos docentes e pela gestão escolar em efetivar a inclusão escolar dos estudantes na escola, destacando, no cenário, o problema da contratação de profissionais especializados na área da Educação Especial e demais docentes, consistindo em contratos temporários, o que não garante uma sequência do trabalho realizado no decorrer dos anos. Concluímos que a interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo necessita avançar na construção de Políticas Públicas, sendo necessário um amplo diálogo e debate com movimentos sociais, gestores escolares, professores, pais, estudantes e comunidade para a afirmação de uma escola inclusiva que atente às necessidades de todos os alunos e sujeitos que estudam no campo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBased on enrollment data from the School Census, this research aims to characterize the implementation of Public Policies for Special Education within the scope of Inclusive Education and its interface with/in Rural Education to identify the challenges of a public school in the rural area. of Conceição da Barra/Espírito Santo, in view of the proposal to include students targeting Special Education. We find in the legal provisions the list of Special Education in Rural Education that favor this interface and allow us to dialogue with these two modalities. In a national context, the State of Espírito Santo is the cradle of Rural Education, which, since its beginning, was intended to remedy the particularities of rural schooling and the articulations of family property and the school. Currently, it is possible to find 49 Rural Schools in our state. The locus of the research was the Córrego do Cedro School, for having the largest number of Special Education target students enrolled in 2019, data obtained from the Special Education Secretariat of the State of Espírito Santo. The research was carried out by visiting the school and applying a semi-structured questionnaire. The subjects were: 1 (one) member of the management team of the school in which the study was conducted, 1 (one) professor working in Specialized Educational Service (AEE); 1 (one) Libras Interpreter and Translator; 1 (one) teacher of Early Childhood Education and 1 (one) teacher from each area of knowledge: Codes and Languages; Human and Social Sciences; Exact and Natural Sciences, necessarily working in classes in which students, target audience of Special Education were included. Thus, starting from the thinking of Theodor Adorno, we anchor ourselves in the theoretical references of Critical Theory. Our theoretical-methodological approach was conducted through the contributions of Critical Theory scholars and their commentators. Within this context, the results obtained in this study reveal the challenges encountered by teachers and school management in ensuring the school inclusion of students in school, highlighting the weaknesses in the hiring of professionals specialized in the area of Special Education and the teaching staff being hired entirely under temporary-work contracts, which does not guarantee a sequence of work carried out over the years. We conclude that the interface between Special Education and Rural Education needs to advance in the construction of Public Policies, requiring a broad dialogue and debate with social movements, school managers, teachers, parents, students and the community to achieve an inclusive school that attends the needs of all students and subjects studying in the field.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação especial.Educação ruralCenso escolarPolítica educacionalSpecial educationRural educationSchool censusEducational politicsEducaçãoPolíticas públicas de educação inclusiva: desafios na escolarização de estudantes público-alvo da educação especial na educação do campo no município de Conceição da Barra – ESPublic policies of inclusive education: challenges in the schooling of students target audience of special education in rural education in Conceição da Barra - ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOWICZ A.; MOLL J. 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Baseando-se nos dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e sua interface com a Educação do Campo e identificar os desafios de uma escola pública, do campo de Conceição da Barra/Espírito Santo, frente à proposta de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial com a Educação do Campo, nos permitindo dialogar com essas duas modalidades. Em contexto nacional, o Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo, que, desde suas primícias, pretendia sanar as particularidades da escolarização rural e as articulações entre a propriedade familiar e a escola. Atualmente, é possível encontrar 49 Escolas do Campo em nosso Estado. O lócus da pesquisa foi a Escola Córrego do Cedro, por apresentar o maior contingente de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no ano de 2019, dados apurados na Secretaria de Educação Especial do Estado do Espírito Santo. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de campo na escola e aplicação de questionário semiestruturado. Os sujeitos foram: 1 (um) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo; 1 (um) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE); 1 (um) Tradutor Intérprete de Libras; 1 (uma) professora da Educação Infantil e 1 (um) professor de cada área do conhecimento, a saber, Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza, necessariamente atuantes em turmas em que estudantes público-alvo da Educação Especial estivessem incluídos. Assim, com base no pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos na Teoria Crítica como abordagem teórico-metodológica do estudo. Dentro desse contexto, os resultados obtidos na investigação revelam os desafios encontrados pelos docentes e pela gestão escolar em efetivar a inclusão escolar dos estudantes na escola, destacando, no cenário, o problema da contratação de profissionais especializados na área da Educação Especial e demais docentes, consistindo em contratos temporários, o que não garante uma sequência do trabalho realizado no decorrer dos anos. Concluímos que a interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo necessita avançar na construção de Políticas Públicas, sendo necessário um amplo diálogo e debate com movimentos sociais, gestores escolares, professores, pais, estudantes e comunidade para a afirmação de uma escola inclusiva que atente às necessidades de todos os alunos e sujeitos que estudam no campo. |
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