O problema da representação e da imagem em Deleuze. uma proposta política.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13512 |
Resumo: | O estudo analisa de que forma o pensamento foi reduzido aos conceitos de representação e de imagem conforme problematiza o fi lósofo Gilles Deleuze, demonstrando que esta forma do pensamento atuar foi estendida na história da filosofia ocidental como a única maneira dele operar; com isso visa se mostrar como esse procedimento nos fez perder a diferença: o diferente foi submetido a categoria de um modelo e, assim sendo, ele se baseia no critério de semelhança que tem como norte um ideal transcendente. A dissertação não se baseia somente em explicar esse procedimento, mas se arriscou em averiguar as possíveis saídas que a obra de De leuze oferece, inclusive demonstrando de que forma um problema ontológico é também um problema estético, ético e político. |
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Ribeiro, Vinícius Bastos Ferreira BrantesJulião, José Nicolaohttps://orcid.org/0000-0001-5253-4897http://lattes.cnpq.br/5894462070453777Julião, José Nicolaohttps://orcid.org/0000-0001-5253-4897http://lattes.cnpq.br/5894462070453777Pinheiro, Ulysseshttp://lattes.cnpq.br/8793951581697655Chevitarese, Leandro Pinheirohttps://orcid.org/0000-0001-9599-7496http://lattes.cnpq.br/3068706676553943113.408.807-84http://lattes.cnpq.br/33804915824032442023-12-22T02:47:54Z2023-12-22T02:47:54Z2020-05-05RIBEIRO, Vinícius Bastos Ferreira Brantes. O problema da representação e da imagem em Deleuze. uma proposta política.. 2020.2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13512O estudo analisa de que forma o pensamento foi reduzido aos conceitos de representação e de imagem conforme problematiza o fi lósofo Gilles Deleuze, demonstrando que esta forma do pensamento atuar foi estendida na história da filosofia ocidental como a única maneira dele operar; com isso visa se mostrar como esse procedimento nos fez perder a diferença: o diferente foi submetido a categoria de um modelo e, assim sendo, ele se baseia no critério de semelhança que tem como norte um ideal transcendente. A dissertação não se baseia somente em explicar esse procedimento, mas se arriscou em averiguar as possíveis saídas que a obra de De leuze oferece, inclusive demonstrando de que forma um problema ontológico é também um problema estético, ético e político.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLé tude analyse comment la pensée a été réduite aux concepts de représentation et d'image comme le problématise le philosophe Gilles Deleuze, démontrant que cette forme de penser pour fonctionner a été étendue dans l'histoire de la philosophie occidentale c omme le seul moyen de fonctionner; avec cela, nous visons à montrer comment cette procédure nous a fait perdre la différence: le différent a été soumis à la catégorie d'un modèle et, par conséquent, il est basé sur le critère de ressemblance qui a un idéal transcendant comme son nord. La dissertation ne se fonde pas seulement sur l'explication de cette procédure, mais a pris le risque d'étudier les solutions possibles qu'offre le travail de Deleuze, notamment en démontrant comment un problème ontologique es t aussi un problème esthétique, éthique et politique.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisDiferençaRepetiçãoImagemRepresentaçãoDifférenceRépétitonImageReprésentationFilosofiaO problema da representação e da imagem em Deleuze. uma proposta política.Le problème de la représentation et de l'imag e chez Deleuze . une proposition politique.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBergson, H. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Camus, A. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017. Cerqueira, L. Deleuze e a instauração das sensações. Dissertação (mestrado). 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São Paulo: Ed. 34, 1992. _________ Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997. _________ Cursos Sobre Spinoza (Vincennes, 1978 1981). Traduç ão de Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso. Fortaleza: EdUECE, 2009. _________ Diferença e Repetição. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006. 113 _________ Dois regimes de loucos. Tradução de Guilherme Ivo. São Paulo: Ed. 34, _________ Dois regimes de loucos. Tradução de Guilherme Ivo. São Paulo: Ed. 34, 2016.2016. _________ Lógic _________ Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas. São Paulo: a do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, 2011.Perspectiva, 2011. _________ Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 1985. _________ Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 1985. _________ Nietzsche e a Filosofia. Tradução de Mariana de Toledo Barbosa e _________ Nietzsche e a Filosofia. Tradução de Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São POvídio de Abreu Filho. São Paulo: naulo: n--1 edições, 2018.1 edições, 2018. _________ Proust e os signos. Tradução de Antônio Carlos Piquet e Roberto _________ Proust e os signos. Tradução de Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987. _________ Sobreo o teatro. Um manifesto de menos. O esgotado. Tradução de _________ Sobreo o teatro. Um manifesto de menos. O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídeo Abreu, RFátima Saadi, Ovídeo Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., oberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.2010. Deleuze, G; Guattari, F. Mil Platôs. Vol 1. Tradução de Ana Lúcia Oliveira. São Paulo: Deleuze, G; Guattari, F. Mil Platôs. Vol 1. Tradução de Ana Lúcia Oliveira. São Paulo: Ed. 34, 1997.Ed. 34, 1997. ___________________ Mil Platôs. Vol 2. Tradução de ___________________ Mil Platôs. Vol 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São PCláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1997.aulo: Ed. 34, 1997. ___________________ Mil Platôs. Vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana ___________________ Mil Platôs. Vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1997.Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1997. ___________________ Mil Platôs. Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. ___________________ Mil Platôs. Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.34, 1997. ___ ___________________ Mil Platôs. Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice ________________ Mil Platôs. Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997 ___________________ O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto ___________________ O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 2010.Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 2010. Descartes, R. Meditações Met Descartes, R. Meditações Metafísicas (col. Os pensadores). São Paulo: Nova afísicas (col. Os pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 2000.Cultural, 2000. Domingos, J. G. Alves. Materialismo da Ideia: Por que a diferença não é o diverso? Domingos, J. G. Alves. Materialismo da Ideia: Por que a diferença não é o diverso? In: Deleuze Hoje. (Coord.) Fornazari, S. B. São Paulo: Ed. FAPIn: Deleuze Hoje. (Coord.) Fornazari, S. B. São Paulo: Ed. FAP--UNIFESP, 2014.UNIFESP, 2014. 114 Eco, H. A obra aberta. São Paulo Eco, H. A obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 2013.: Perspectiva, 2013. Fornazzari, S. K.(coord.) Deleuze Hoje. São Paulo: Editora FAP Fornazzari, S. K.(coord.) Deleuze Hoje. São Paulo: Editora FAP--Unifesp, 2014.Unifesp, 2014. Foucault, M. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 2012. Foucault, M. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. 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Filosofia |
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O estudo analisa de que forma o pensamento foi reduzido aos conceitos de representação e de imagem conforme problematiza o fi lósofo Gilles Deleuze, demonstrando que esta forma do pensamento atuar foi estendida na história da filosofia ocidental como a única maneira dele operar; com isso visa se mostrar como esse procedimento nos fez perder a diferença: o diferente foi submetido a categoria de um modelo e, assim sendo, ele se baseia no critério de semelhança que tem como norte um ideal transcendente. A dissertação não se baseia somente em explicar esse procedimento, mas se arriscou em averiguar as possíveis saídas que a obra de De leuze oferece, inclusive demonstrando de que forma um problema ontológico é também um problema estético, ético e político. |
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RIBEIRO, Vinícius Bastos Ferreira Brantes. O problema da representação e da imagem em Deleuze. uma proposta política.. 2020.2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
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