A participação social em projetos apoiados pela Fundação Oswaldo Cruz: uma análise sobre a Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Gabriel Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15283
Resumo: Discussões a respeito da participação social nas instâncias de construção das políticas públicas, têm se tornado cada vez mais frequentes nos cenários social e político do Brasil e do mundo. As iniciativas de abertura à participação social buscam atender um anseio da própria população por poder ser integrada ao processo de tomadas de decisão, contribuindo assim com a construção das políticas públicas e assegurando que suas demandas sejam ouvidas e concretizadas. Assim como na gestão das políticas públicas, por parte do Estado, os gestores dos projetos sociais podem se utilizar da estratégia de envolver os beneficiários destes projetos nos processos de sua elaboração e execução. Além da oportunidade de influir nas tomadas de decisão, expondo pessoalmente suas necessidades prioritárias e opinando sobre quais políticas e ações devem ser adotadas, a participação dos beneficiários pode contribuir para que estes desenvolvam autonomia para dar continuidade a estas ações após a finalização dos projetos. A Fundação Oswaldo Cruz tem apoiado iniciativas voltadas para a redução das desigualdades e iniquidades sociais, e que adotam a participação social como ferramenta para o empoderamento. Dentre os projetos apoiados pela Fiocruz, a Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos é um projeto que se propõe a envolver os beneficiários em suas etapas de elaboração e desenvolvimento. Tendo em vista isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar de que maneira ocorre o processo de participação social no projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos, apoiado pela Fiocruz. Foi realizado um levantamento teórico sobre o conceito de participação social no contexto brasileiro e sobre as formas de gestão de projetos sociais visando identificar as principais características destes elementos na literatura e, posteriormente, realizar uma pesquisa empírica sob a participação social em projetos sociais. Por meio da análise dos dados coletados foi possível caracterizar a Fundação Oswaldo Cruz e sua relação com as comunidades da região onde ela está sediada, descrever a atuação da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, bem como perfil dos projetos por ela apoiados, caracterizar o projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos quanto à sua estrutura e aos seus atores e, por fim, analisar o processo de participação dos atores no projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos. Os resultados revelaram que a participação social é um diferencial deste projeto, que, desde o momento da sua formulação, busca envolver os moradores do território nas discussões, nos processos de tomadas de decisão e no acompanhamento dos resultados obtidos.
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As iniciativas de abertura à participação social buscam atender um anseio da própria população por poder ser integrada ao processo de tomadas de decisão, contribuindo assim com a construção das políticas públicas e assegurando que suas demandas sejam ouvidas e concretizadas. Assim como na gestão das políticas públicas, por parte do Estado, os gestores dos projetos sociais podem se utilizar da estratégia de envolver os beneficiários destes projetos nos processos de sua elaboração e execução. Além da oportunidade de influir nas tomadas de decisão, expondo pessoalmente suas necessidades prioritárias e opinando sobre quais políticas e ações devem ser adotadas, a participação dos beneficiários pode contribuir para que estes desenvolvam autonomia para dar continuidade a estas ações após a finalização dos projetos. A Fundação Oswaldo Cruz tem apoiado iniciativas voltadas para a redução das desigualdades e iniquidades sociais, e que adotam a participação social como ferramenta para o empoderamento. Dentre os projetos apoiados pela Fiocruz, a Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos é um projeto que se propõe a envolver os beneficiários em suas etapas de elaboração e desenvolvimento. Tendo em vista isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar de que maneira ocorre o processo de participação social no projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos, apoiado pela Fiocruz. Foi realizado um levantamento teórico sobre o conceito de participação social no contexto brasileiro e sobre as formas de gestão de projetos sociais visando identificar as principais características destes elementos na literatura e, posteriormente, realizar uma pesquisa empírica sob a participação social em projetos sociais. Por meio da análise dos dados coletados foi possível caracterizar a Fundação Oswaldo Cruz e sua relação com as comunidades da região onde ela está sediada, descrever a atuação da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, bem como perfil dos projetos por ela apoiados, caracterizar o projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos quanto à sua estrutura e aos seus atores e, por fim, analisar o processo de participação dos atores no projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos. Os resultados revelaram que a participação social é um diferencial deste projeto, que, desde o momento da sua formulação, busca envolver os moradores do território nas discussões, nos processos de tomadas de decisão e no acompanhamento dos resultados obtidos.Discussions about social participation in public policies construction instances, have become increasingly frequent in the social and political environment in Brazil and the world. Opening social participation initiatives aim to meet a yearning of the people themselves to be able to be integrated into the decision-making process, thus contributing to the construction of public and ensuring that their demands are heard and implemented policies. As well as the management of public policies, by the State, managers of social projects can use the strategy to involve the beneficiaries of these projects in the process of its preparation and execution. Besides the opportunity to influence decision-making personally exposing their priority needs and opining on what policies and actions to take, the participation of beneficiaries can help them to develop autonomy to continue these actions after completion of the projects. The Oswaldo Cruz Foundation has supported initiatives aimed at reducing inequalities and social inequities, and adopting social participation as a tool for empowerment. Among the projects supported by Fiocruz, the Community Communication Agency Manguinhos is a project that aims to involve the beneficiaries in its stages of design and development. In view of this, the objective of this research is to analyze how is the process of social participation in the Community Communication Agency Manguinhos project, supported by Fiocruz. A theoretical survey was conducted on the concept of social participation in the Brazilian context and on the social project management forms to identify the main characteristics of these elements in literature and subsequently carry out an empirical research on social participation in social projects. By analyzing the collected data it was possible to characterize the Oswaldo Cruz Foundation and its relationship with the local communities where it is headquartered, describe the performance of the Social Cooperation Coordinator at Fiocruz and profile of the projects it supported, characterize the design Community Communication Agency of Manguinhos as to its structure and its actors, and finally, analyze the process of stakeholder participation in the Community Communication Agency Manguinhos project. The results revealed that social participation is a differential of this project, which from the time of its formulation, seeks to involve residents of the territory in discussions, decision-making processes and monitoring of the resultsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasSocial projectsSocial participationCommunication agencyManguinhosProjetos sociaisParticipação SocialAgência de comunicaçãoManguinhosSociologiaA participação social em projetos apoiados pela Fundação Oswaldo Cruz: uma análise sobre a Agência de Comunicação Comunitária de ManguinhosTHE SOCIAL PARTICIPATION IN PROJECTS SUPPORTED BY OSWALDO CRUZ FOUNDATION: an analysis of the Community Communication Agency Manguinhos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALCADIPANI, Rafael; CRUBELLATE, João Marcelo. 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Simões, Gabriel Lima
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description Discussões a respeito da participação social nas instâncias de construção das políticas públicas, têm se tornado cada vez mais frequentes nos cenários social e político do Brasil e do mundo. As iniciativas de abertura à participação social buscam atender um anseio da própria população por poder ser integrada ao processo de tomadas de decisão, contribuindo assim com a construção das políticas públicas e assegurando que suas demandas sejam ouvidas e concretizadas. Assim como na gestão das políticas públicas, por parte do Estado, os gestores dos projetos sociais podem se utilizar da estratégia de envolver os beneficiários destes projetos nos processos de sua elaboração e execução. Além da oportunidade de influir nas tomadas de decisão, expondo pessoalmente suas necessidades prioritárias e opinando sobre quais políticas e ações devem ser adotadas, a participação dos beneficiários pode contribuir para que estes desenvolvam autonomia para dar continuidade a estas ações após a finalização dos projetos. A Fundação Oswaldo Cruz tem apoiado iniciativas voltadas para a redução das desigualdades e iniquidades sociais, e que adotam a participação social como ferramenta para o empoderamento. Dentre os projetos apoiados pela Fiocruz, a Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos é um projeto que se propõe a envolver os beneficiários em suas etapas de elaboração e desenvolvimento. Tendo em vista isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar de que maneira ocorre o processo de participação social no projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos, apoiado pela Fiocruz. Foi realizado um levantamento teórico sobre o conceito de participação social no contexto brasileiro e sobre as formas de gestão de projetos sociais visando identificar as principais características destes elementos na literatura e, posteriormente, realizar uma pesquisa empírica sob a participação social em projetos sociais. Por meio da análise dos dados coletados foi possível caracterizar a Fundação Oswaldo Cruz e sua relação com as comunidades da região onde ela está sediada, descrever a atuação da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, bem como perfil dos projetos por ela apoiados, caracterizar o projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos quanto à sua estrutura e aos seus atores e, por fim, analisar o processo de participação dos atores no projeto da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos. Os resultados revelaram que a participação social é um diferencial deste projeto, que, desde o momento da sua formulação, busca envolver os moradores do território nas discussões, nos processos de tomadas de decisão e no acompanhamento dos resultados obtidos.
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