O uso da fotografia e a percepção ambiental: a educação ambiental através de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Gilmara Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14960
Resumo: A crise ambiental vem se agravando ao longo do tempo devido a um modelo antropocêntrico de utilização dos recursos do meio ambiente para manutenção de um modelo econômico e urbano-industrial, o qual gera degradação ambiental e injustiças sociais. Tal processo de crise se intensifica devido ao distanciamento das relações entre homem e natureza que, muitas vezes, é mantida por propostas de ensino tradicionais que defendem uma visão utilitarista e reducionista do meio ambiente. A partir desse cenário, a Educação Ambiental, na vertente crítica, tem tido o papel de questionar, através da reflexão e crítica, o presente modelo e suas consequências para o meio ambiente. Neste contexto, o presente estudo busca investigar, através de uma sequência didática com abordagem de Educação Ambiental Crítica, o potencial do uso da fotografia como recurso didático-pedagógico no processo de ensino aprendizagem. O uso da fotografia em projetos de Educação Ambiental pode ser um recurso importante para avaliar a percepção ambiental e o levantamento de concepções iniciais dos estudantes para posterior problematização e construção do conhecimento científico, levandose em conta as questões que envolvem a realidade do estudante. Dessa maneira, atividades com o uso da fotografia podem ser realizadas ultrapassando as barreiras físicas da sala de aula, e contribuindo para um trabalho mais criativo, crítico, dinâmico e prazeroso. A fotografia já é utilizada como recurso pedagógico em diversas disciplinas escolares, devido ao seu potencial didático de associar a linguagem oral e visual. Este estudo foi realizado com estudantes de uma turma do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio público no interior do estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa é classificada como qualitativa e o método utilizado para coleta de dados foi a observação participante. Os dados foram coletados através de questionário e observações registradas no diário de bordo da professora durante as atividades em nove aulas de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Também foram feitos registros fotográficos e gravação em áudio ao longo das atividades da sequência didática. O estudo apontou que a utilização da fotografia como recurso didático-pedagógico contribuiu de forma significativa para estimular a percepção ambiental dos estudantes envolvidos na presente pesquisa, havendo com o uso da fotografia a oportunidade para problematizar diversos problemas socioambientais do cotidiano dos estudantes e promover uma melhor construção dos conceitos da temática ambiental por parte dos discentes. A pesquisa evidenciou que, o uso de um recurso tecnológico como a fotografia na prática docente contribui para que o aprendizado seja um processo mais natural, menos passivo e estimulante da autonomia dos estudantes
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spelling Alvim, Gilmara FerreiraPinto, Benjamin Carvalho Teixeira069.812.787-07http://lattes.cnpq.br/2942265386518858Pinto, Benjamin Carvalho TeixeiraSiqueira, Andréa Espinola deFonseca, Lana Cláudia de Souza099.310.987-08http://lattes.cnpq.br/74062918018083322023-12-22T03:08:55Z2023-12-22T03:08:55Z2018-06-27ALVIM, Gilmara Ferreira. O uso da fotografia e a percepção ambiental: a educação ambiental através de uma sequência didática. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14960A crise ambiental vem se agravando ao longo do tempo devido a um modelo antropocêntrico de utilização dos recursos do meio ambiente para manutenção de um modelo econômico e urbano-industrial, o qual gera degradação ambiental e injustiças sociais. Tal processo de crise se intensifica devido ao distanciamento das relações entre homem e natureza que, muitas vezes, é mantida por propostas de ensino tradicionais que defendem uma visão utilitarista e reducionista do meio ambiente. A partir desse cenário, a Educação Ambiental, na vertente crítica, tem tido o papel de questionar, através da reflexão e crítica, o presente modelo e suas consequências para o meio ambiente. Neste contexto, o presente estudo busca investigar, através de uma sequência didática com abordagem de Educação Ambiental Crítica, o potencial do uso da fotografia como recurso didático-pedagógico no processo de ensino aprendizagem. O uso da fotografia em projetos de Educação Ambiental pode ser um recurso importante para avaliar a percepção ambiental e o levantamento de concepções iniciais dos estudantes para posterior problematização e construção do conhecimento científico, levandose em conta as questões que envolvem a realidade do estudante. Dessa maneira, atividades com o uso da fotografia podem ser realizadas ultrapassando as barreiras físicas da sala de aula, e contribuindo para um trabalho mais criativo, crítico, dinâmico e prazeroso. A fotografia já é utilizada como recurso pedagógico em diversas disciplinas escolares, devido ao seu potencial didático de associar a linguagem oral e visual. Este estudo foi realizado com estudantes de uma turma do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio público no interior do estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa é classificada como qualitativa e o método utilizado para coleta de dados foi a observação participante. Os dados foram coletados através de questionário e observações registradas no diário de bordo da professora durante as atividades em nove aulas de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Também foram feitos registros fotográficos e gravação em áudio ao longo das atividades da sequência didática. O estudo apontou que a utilização da fotografia como recurso didático-pedagógico contribuiu de forma significativa para estimular a percepção ambiental dos estudantes envolvidos na presente pesquisa, havendo com o uso da fotografia a oportunidade para problematizar diversos problemas socioambientais do cotidiano dos estudantes e promover uma melhor construção dos conceitos da temática ambiental por parte dos discentes. A pesquisa evidenciou que, o uso de um recurso tecnológico como a fotografia na prática docente contribui para que o aprendizado seja um processo mais natural, menos passivo e estimulante da autonomia dos estudantesThe environmental crisis has been worsening over time due to an anthropocentric model of utilization of the resources of the environment to maintain an economic and urban-industrial model, in which environmental degradation and social injustices are generated. This crisis process is intensified due to the distance between the relations between man and nature that is often maintained by traditional teaching proposals that defend a utilitarian and reductionist view of the environment. From this scenario, Environmental Education, in the critical area, has had the role of questioning, through reflection and criticism, the present model and its consequences for the environment. In this context, the present study seeks to investigate, through a didactic sequence with a Critical Environmental Education approach, the potential of the use of photography as a didactic-pedagogical resource in the learning teaching process. The use of photography in Environmental Education projects can be an important resource to evaluate the environmental perception and the survey of initial conceptions of the students for later problematization and construction of scientific knowledge, taking into account the questions that involve the reality of the student. In this way, activities with the use of photography can be accomplished by overcoming the physical barriers of the classroom, and contributing to a more creative, critical, dynamic and enjoyable work. Photography is already used as a pedagogical resource in several school disciplines, due to its didactic potential of associating oral and visual language. This study was carried out with students of a class from the second segment of Elementary School, from a public school in the interior of the state of Rio de Janeiro. This research is classified as qualitative and the method used for data collection was participant observation. The data were collected through a questionnaire and observations recorded in the teacher's logbook during the activities in nine classes of an interdisciplinary didactic sequence involving the disciplines of Science, Geography and Portuguese Language. Photographic records and audio recording were also made throughout the activities of the didactic sequence. The study pointed out that the use of photography as a didactic-pedagogical resource contributed significantly to stimulate the environmental perception of the students involved in the present research, with the use of photography as an opportunity to problematize various socio-environmental problems of students' daily life and to promote a better construction of concepts of the environmental theme by the students. The research evidenced that the use of a technological resource such as photography in teaching practice contributes to the learning process being a more natural, less passive and stimulating process of students' autonomy.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEnsino de ciências.Ensino fundamentalEducação básicaInterdisciplinaridadeScience teachingElementary educationBasic educationInterdisciplinarityMatemáticaO uso da fotografia e a percepção ambiental: a educação ambiental através de uma sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKTHIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. Ed. HUCITEC, 2006. 193 p. BARBOSA, Leila Cristina Aayama; PIRES, Dario Xavier. 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Alvim, Gilmara Ferreira
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description A crise ambiental vem se agravando ao longo do tempo devido a um modelo antropocêntrico de utilização dos recursos do meio ambiente para manutenção de um modelo econômico e urbano-industrial, o qual gera degradação ambiental e injustiças sociais. Tal processo de crise se intensifica devido ao distanciamento das relações entre homem e natureza que, muitas vezes, é mantida por propostas de ensino tradicionais que defendem uma visão utilitarista e reducionista do meio ambiente. A partir desse cenário, a Educação Ambiental, na vertente crítica, tem tido o papel de questionar, através da reflexão e crítica, o presente modelo e suas consequências para o meio ambiente. Neste contexto, o presente estudo busca investigar, através de uma sequência didática com abordagem de Educação Ambiental Crítica, o potencial do uso da fotografia como recurso didático-pedagógico no processo de ensino aprendizagem. O uso da fotografia em projetos de Educação Ambiental pode ser um recurso importante para avaliar a percepção ambiental e o levantamento de concepções iniciais dos estudantes para posterior problematização e construção do conhecimento científico, levandose em conta as questões que envolvem a realidade do estudante. Dessa maneira, atividades com o uso da fotografia podem ser realizadas ultrapassando as barreiras físicas da sala de aula, e contribuindo para um trabalho mais criativo, crítico, dinâmico e prazeroso. A fotografia já é utilizada como recurso pedagógico em diversas disciplinas escolares, devido ao seu potencial didático de associar a linguagem oral e visual. Este estudo foi realizado com estudantes de uma turma do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio público no interior do estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa é classificada como qualitativa e o método utilizado para coleta de dados foi a observação participante. Os dados foram coletados através de questionário e observações registradas no diário de bordo da professora durante as atividades em nove aulas de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Também foram feitos registros fotográficos e gravação em áudio ao longo das atividades da sequência didática. O estudo apontou que a utilização da fotografia como recurso didático-pedagógico contribuiu de forma significativa para estimular a percepção ambiental dos estudantes envolvidos na presente pesquisa, havendo com o uso da fotografia a oportunidade para problematizar diversos problemas socioambientais do cotidiano dos estudantes e promover uma melhor construção dos conceitos da temática ambiental por parte dos discentes. A pesquisa evidenciou que, o uso de um recurso tecnológico como a fotografia na prática docente contribui para que o aprendizado seja um processo mais natural, menos passivo e estimulante da autonomia dos estudantes
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