O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Raphaela Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10340
Resumo: O marketing político não é um tema fácil de ser discutido. Os atuais escândalos na política nos últimos anos fazem com que este seja visto, quase sempre, como algo danoso a sociedade. Nas campanhas eleitorais, é fundamental entender o conceito de marketing político, dado que este é visto em quase todos os segmentos de comunicação do processo eleitoral. Muitas pesquisas sobre o tema se resumem a estudar o conceito e a sua relação com a política em si. O presente estudo teve como objetivo esclarecer como o marketing político é praticado durante as campanhas eleitorais para a reitoria dentro de uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, foram entrevistados candidatos a reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro afim de investigar como se desenvolve o processo eleitoral nesta universidade, como os grupos políticos se desenvolvem, como as chapas concorrentes se organizam e como os candidatos veem a comunicação eleitoral durante as campanhas eleitorais e o próprio processo eleitoral da universidade. Com esse intuito, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio do método fenomenológico de natureza exploratória, com o uso pesquisa documental e bibliográfica, e entrevistas de forma estruturada seguindo um roteiro que abordou conceitos do referencial teórico correlacionado aos objetivos do estudo. Os resultados obtidos demonstraram que muitos dos candidatos não possuem conhecimento sobre os processos eleitorais dentro da própria sociedade acadêmica que está inserido e que estes, muitas vezes, praticam o marketing político por influência de outros indivíduos, sem terem, de fato, conhecimento sobre o que é o marketing político. Através da pesquisa, constatou-se, também, a necessidade que a Universidade Rural tem de criar e explorar novos meios de comunicação.
id UFRRJ-1_c6655b1bd10e1eca3c2e87e198a5c007
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/10340
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Rangel, Raphaela PereiraSaldanha, Jorge Alberto VellosoDomingues Junior, Paulo LourençoSampaio, Danilo de OliveiraCPF: 130.665.887-00http://lattes.cnpq.br/92510361874461902023-12-22T01:36:24Z2023-12-22T01:36:24Z2019-04-29RANGEL, Raphaela Pereira. O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10340O marketing político não é um tema fácil de ser discutido. Os atuais escândalos na política nos últimos anos fazem com que este seja visto, quase sempre, como algo danoso a sociedade. Nas campanhas eleitorais, é fundamental entender o conceito de marketing político, dado que este é visto em quase todos os segmentos de comunicação do processo eleitoral. Muitas pesquisas sobre o tema se resumem a estudar o conceito e a sua relação com a política em si. O presente estudo teve como objetivo esclarecer como o marketing político é praticado durante as campanhas eleitorais para a reitoria dentro de uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, foram entrevistados candidatos a reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro afim de investigar como se desenvolve o processo eleitoral nesta universidade, como os grupos políticos se desenvolvem, como as chapas concorrentes se organizam e como os candidatos veem a comunicação eleitoral durante as campanhas eleitorais e o próprio processo eleitoral da universidade. Com esse intuito, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio do método fenomenológico de natureza exploratória, com o uso pesquisa documental e bibliográfica, e entrevistas de forma estruturada seguindo um roteiro que abordou conceitos do referencial teórico correlacionado aos objetivos do estudo. Os resultados obtidos demonstraram que muitos dos candidatos não possuem conhecimento sobre os processos eleitorais dentro da própria sociedade acadêmica que está inserido e que estes, muitas vezes, praticam o marketing político por influência de outros indivíduos, sem terem, de fato, conhecimento sobre o que é o marketing político. Através da pesquisa, constatou-se, também, a necessidade que a Universidade Rural tem de criar e explorar novos meios de comunicação.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMarketing communication is not easy to discuss. The current scandals in politics in recent years have often seen it is damaging to society. In electoral campaigns, the meaning of the marketing concept, which is seen as almost all communication segments of the electoral process, is fundamental. Much research on the subject boils down to a concept and a relationship to politics itself. This study aimed to inform political marketing during election campaigns for the rectory of a federal higher education institution. To this end, candidates for the rectory of the Federal University of Rio de Janeiro were interviewed, as were candidates for the university, as the main teaching groups, such as the electoral elections and the university’s own electoral process. For this purpose, a qualitative research was developed through the phenomenological method of exploratory nature, using documental and bibliographical research, and the interviews in a structured way following a script of concepts of the theoretical framework correlated to the objectives of the study. The results showed that many of the candidates are unaware of the electoral processes within their own academic society and that they often practice policy marketing in other ways without actually knowing what they are doing. It is political marketing. Through research, it is also important for the Rural University to create and expose new media.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosMarketing PolíticoProcesso EleitoralReitoriaPolitical MarketingElectoral ProcessRectoryAdministraçãoComunicaçãoO marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)Political marketing in the electoral process for Rectory in a Higher Education Institution: a study at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Ivana C.; SETTE, Ricardo de S. Marketing Político: A arte e a ciência - XXXIV Encontro da ANPAD - Rio de Janeiro/ RJ - 25 a 29 de setembro/ 2010. AMA, American Marketing Association. Aprovado em julho de 2013. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> Acesso em: 25 de julho de 2018. AMARAL, Karla Cristina de Castro. Getúlio Vargas: O criador de ilusões – Análise da propaganda política no Estado Novo. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001. AMARAL, Karla. Getúlio Vargas: a propaganda ideológica na construção do líder e do mito. In: In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. ANDRADE, Mariana Dionísio. Policy Switch e o efeito dos desvios de mandato para a representação democrática. R. Opin. Jur., Fortaleza, ano 16, n. 23, p. 140-159. Jul./Dez. 2018. ANTUNES, Bernardo Carvalho. Marketing político e sua influência na campanha eleitoral. Brasília: UniCEUB, 2007. ANTUNES, Isa C. B.; SILVA, Rafael O.; BANDEIRA, Tainá da S. A Reforma Universitária de 1968 e as transformações nas instituições de ensino superior. Departamento de História. UFRN, 2011. BABBIE, Earl R. The practice of social research. 8th ed. Belmont: Wodsworth Publishing Company, 1998. Xxiv, 465. ISBN 0-534-50468-XL. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. BRASIL, Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 4.523, de 10 de outubro de 2012. Altera o art. 171 do Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 (Código Penal) para tipificar como crime o estelionato eleitoral. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2012. BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 3.453, de 5 de maio de 2004. Busca tipificar o estelionato eleitoral e a sanção pelo descumprimento de promessa eleitoral. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2004. BRASIL. Decreto nº 6.264, de 22 de novembro de 2007. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024, de 20 de janeiro de 1961. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. BRASIL. Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Nota Técnica nº 437 de 2011, CCGNES/GAB/SESu/MEC, de 26 de setembro de 2011. BRASIL. Projeto de Lei do Senado, nº 379 de 2013. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/114390> Acessado em 05 de maio de 2017. CAMPELLO, Daniela. The Politics of Financial Booms and Crises: Evidence From Latin America. Forthcoming in Comparative Political Studies. Vol. 47, issue 5, 2014. CASTRO, C. de M. A Prática da Pesquisa. 2ªed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. CHANGING MARKETS FOUNDATION. Busting the Myth of Science-Based Formula – An Investigation into Nestlé Infant Milk Produtcs and Claims. February 2018. Disponível em: <https://changingmarkets.org/portfolio/milking-it/>, Acesso em 05 de agosto de 2018. COSTA, Ricardo. Fernando Collor de Mello: encenações rituais do espetáculo político. In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. D’ANGELO, André Cauduro. A ética no marketing. RAC, v.7, n.4, Out./Dez., 2003 FARAH, Eduardo Elias. A Ética e as suas aplicações nas ações de Marketing dos médicos. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo: 2004. FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1998. FIGUEIREDO, Ney Lima. Jogando para ganhar. 2ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2002. FIGUEIREDO, R. O que é marketing político. São Paulo: Brasiliense, 1994. FROEMMING, Lurdes M.S. Marketing Público - Ijuí; Ed. Unijuí, 2009. (Coleção educação a distância. Série livro-texto). GALANTE, Carlos Eduardo da S.; GOMES, Thompson Adans R. Políticas compensatórias e estelionato eleitoral: a fórmula para transformar direito em voto. Revista Eletrônica INESUL/ Instituto de Ensino Superior de Londrina – Faculdade Integrada INESUL. Vol. 1, n. 1, Londrina: Novembro, 2006. GARCIA, Paloma Fraga; MAIA, Jônatas; BIHALVA, Bárbara. O Marketing como uma ferramenta política. Revista Eletrônica Academicus. V.2, n.2. Universidade Federal de Pelotas: Rio Grande do Sul, 2014. GERRHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs). Método de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS – Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2010. GIL, Antônio C. Metodologia do Ensino Superior. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6.ed. – São Paulo: Atlas, 2008 GUIMARÃES, Bruna Vieira. “Marketing Político Brasil X Itália: Conceito e perspectivas”. VI Congresso Nacional de História da Mídia – REDE ALCAR, Niterói /RJ, 13 a 16 de maio de 2008. JÚNIOR, Michareff V. Eleições nas Universidades Federais: um estudo de caso na UFSC - Florianópolis (2017). Kotler, P. and Keller, K. Marketing Management. 15th Edition, Prentice Hall, Saddle River. American Journal of Industrial and Business Management, Vol.5 No.12, December 28, 2015 KOTLER, Philip. Marketing and Public Relations: Partner or Rivals? Journal of Marketing. 42(4) 13-20 KRAEMER, Alessandro; KAWAMOTO, André Luiz; GEROSA, Marco Aurélio. Predição de resultados para reitor de universidade usando tweets como fonte de pesquisa. Conferencia Ibero - Americana – IADIS, 2012. KUNSCH, Margarida M. K. Universidade e Comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992. KUNTZ, R.A. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 1998. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. – São Paulo: Atlas, 2010. LISBOA, L. P. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1997, v.1. 173 p. LOPES, Marileia Gastaldi Machado. O papel do reitor em universidades comunitárias. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2004. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montigelli Jr. e Alfredo Neves de Farias. – 6ª. Ed. - Porto Alegre: Bookman, 2011. MANHANELLI, Carlos A. Eleição é guerra: marketing para campanhas eleitorais. São Paulo: Summus, 1992. MANHANELLI, Carlos A. Marketing Pós-Eleitoral - Técnicas de Marketing para um mandato de sucesso. São Paulo: Editora Summus 2004 McCRACKEN, Grant David. The long interview (Qualitative research methods. V.13, 1951. MINTEL. The Green Consumer, Vols. 1 and 2. Mintel Research: London, 1994. MORSE, J.M. Determining sample size. Qualitative Health Research, v.10, nº1, p. 3-5, 2000. In: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 5.ed. - São Paulo: Atlas, 2010. MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda: origens históricas. Publicado no Caderno Universitário, Nº 148, Canoas: Ed. ULBRA, 2004. NEVES, Elpídio Ribeiro. Marketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002. Repositório Institucional, UFSC, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102292> Acesso: 23 de fevereiro de 2018. OLIVEIRA, A.L.V. Santa Cruz, et al. Memória da Rural. Revista Universidade Rural, Série Ciências Humanas, Seropédica, RJ, v. 18, n.1-2, dez. 1996, p.57-71. Disponível em:<http://ufrrj.br/SEER/index.php?journal=chsr&page=issue&op=view&path%5B%5D=130&path%5B%5D=showToc> Acesso em 20 de janeiro de 2018. OTRANTO, Célia Regina. Do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio ao Ministério da Educação e Cultura: a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Revista Educação – Centro de Educação, UFSM, Edição 2005, vol. 30, nº02. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2005/02/a5.htm> Acesso em 18 de janeiro de 2018. QUEIROZ, Adolpho C.F. De Quintino Bocaiúva a Duda Mendonça: breve história dos marqueteiros políticos no Brasil Republicano. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, nº28, 2005. Rio de Janeiro. Anais. São Paulo: Intercom, 2005 QUEIROZ, Adolpho. Fernando Henrique Cardoso: as armas de sedução na propaganda política. In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. REGO, Francisco G.T. Marketing Político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicações. São Paulo: Summus Editorial, 1985. RIBEIRO, R.M. Marketing Político - O poder da estratégia nas campanhas eleitorais. Belo Horizonte: Editora Arte, 2002. ROMANINI, Maurício Guindani. Prudente de Moraes: a visão singular como sustentáculo do fenômeno coletivo. In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. ROSA, Paulo Cezar. Marketing Político. Porto Alegre, 2003. SANTOS, Raimundo. O caminho Nacional da UFRRJ. Edur: UFRRJ, Seropédica: Rio de Janeiro, Outubro, 2008. SCOTTO, Maíra G. As (difusas) fronteiras entre a política e o mercado: um estudo antropológico sobre o marketing político, seus agentes, práticas e representações. Tese - Museu Nacional/ UFRJ, Rio de Janeiro, 2003. SCOTTO, Maíra G. Encontros e Desencontros entre a política e o mercado: uma antropologia das "trocas" no espaço do marketing político. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n.19, p.49-77, julho de 2003. SHAW, Deirdre; GREHAN, Emma; SHIU, Edward; LOUISE, Hassan; THOMPSON, Jennifer. An exploration of values in ethical consumer decision making. In: Journal of Consumer Behaviour, vol. 4, No. 3, 2005, p.158-200. SILVA, Carlos Eduardo Lins. O marketing eleitoral. São Paulo: Publifolha, 2002. SILVA, Luciano T.; FERREIRA JÚNIOR, Achiles F. Marketing político e sua importância através das mídias sociais. Revista Temática – Ano IX, n.8 – agosto/2013. SINGHAPAKDI et al (1999), in: SHAW, Deirdre; GREHAN, Emma; SHIU, Edward; LOUISE, Thompson. An exploration of values in ethicalconsumer decision making. Journal of Consumer Behaviour, vol. 4, 2005. SLEUTJS, Maria Helena. A crise e a busca de autonomia nas Universidades Federais Brasileiras. Revista de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, v.12, n.3, 1998. STEINER, Florence. Implementing Change. Foreign Language Annals, vol. 9, issue 1, p. 5-9. February, 1976. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.1944-9720.1976.tb03178.x> Acesso em 11 de agosto de 2018. STOKES, Susan. Mandates and Democracy: Neoliberalism by Surprise in Latin America. Cambridge: Cambridge University Press. 2001. TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral: uma proposta com ética e eficiência. Osasco, São Paulo: Novo Século, 2006. TORREAO, Marco Antonio G.; BEZERRA, Francisco A. Fatores que influenciam a escolha de um diretor de uma IFES na perspectiva dos diferentes segmentos votantes, EnANPAD, São Paulo, de 01 a 04 de outubro de 2017. UFRRJ. COPLAN – Rural em Números. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/rural_em_numeros/> Acesso em 21 de maio de 2019. UFRRJ. Deliberação nº 015, de 23 de março de 2012. Aprova as modificações do Estatuto e a Reforma do Regimento Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf> Acessado em 19 de dezembro de 2018. UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2013 a 2017. Disponível em: <http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2016/11/PDI-UFRRJ-2013-2017.pdf> Acesso em 05 de dezembro de 2017. UFRRJ. Portal Oficial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://portal.ufrrj.br/>, Acesso em 05 de agosto de 2018. VÁSQUEZ, Adolpho Sanchez. Ética. 36ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2014. VEIGA, José Antonio de Souza. A organização do ensino agrícola subordinado ao Ministério da Agricutura; Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, 2012. VEIGA, José Antonio de Souza. O ensino superior agrícola subordinado ao Ministério da Agricultura: legislação específica e aspectos relevantes. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2015, 118p. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16 ª Ed. São Paulo: Atlas, 2016. VIANA, Severino Coelho Viana. Estelionato Eleitoral. Congresso em Foco: 04 de novembro de 2012. Disponível em: <https://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunas/estelionato-eleitoral/> Acessado em 05 de agosto de 2018. VIEIRA, Marcelo M.F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em Administração. In: VIEIRA, M.; ZOVAIN, D. (org.), Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. WEBER, Marx. Le Savant el le Politique. Paris: Union Générale d’Editions, 1959.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67440/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5212Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-01T18:52:21Z No. of bitstreams: 1 2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdf: 1346433 bytes, checksum: 685a5bd1d5edc7d9dc7aa6aad533030a (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-01T18:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdf: 1346433 bytes, checksum: 685a5bd1d5edc7d9dc7aa6aad533030a (MD5) Previous issue date: 2019-04-29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/1/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdf.txtExtracted Texttext/plain409323https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/2/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf.txt3cc26b4a23a4c3706d21415b6769b17dMD52ORIGINAL2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdfapplication/pdf1346433https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/3/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf685a5bd1d5edc7d9dc7aa6aad533030aMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/103402023-12-21 22:36:24.833oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Political marketing in the electoral process for Rectory in a Higher Education Institution: a study at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ)
title O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
spellingShingle O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Rangel, Raphaela Pereira
Marketing Político
Processo Eleitoral
Reitoria
Political Marketing
Electoral Process
Rectory
Administração
Comunicação
title_short O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
title_full O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
title_fullStr O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
title_full_unstemmed O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
title_sort O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
author Rangel, Raphaela Pereira
author_facet Rangel, Raphaela Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Raphaela Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Domingues Junior, Paulo Lourenço
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sampaio, Danilo de Oliveira
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF: 130.665.887-00
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9251036187446190
contributor_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Domingues Junior, Paulo Lourenço
Sampaio, Danilo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Político
Processo Eleitoral
Reitoria
topic Marketing Político
Processo Eleitoral
Reitoria
Political Marketing
Electoral Process
Rectory
Administração
Comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Political Marketing
Electoral Process
Rectory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
Comunicação
description O marketing político não é um tema fácil de ser discutido. Os atuais escândalos na política nos últimos anos fazem com que este seja visto, quase sempre, como algo danoso a sociedade. Nas campanhas eleitorais, é fundamental entender o conceito de marketing político, dado que este é visto em quase todos os segmentos de comunicação do processo eleitoral. Muitas pesquisas sobre o tema se resumem a estudar o conceito e a sua relação com a política em si. O presente estudo teve como objetivo esclarecer como o marketing político é praticado durante as campanhas eleitorais para a reitoria dentro de uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, foram entrevistados candidatos a reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro afim de investigar como se desenvolve o processo eleitoral nesta universidade, como os grupos políticos se desenvolvem, como as chapas concorrentes se organizam e como os candidatos veem a comunicação eleitoral durante as campanhas eleitorais e o próprio processo eleitoral da universidade. Com esse intuito, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio do método fenomenológico de natureza exploratória, com o uso pesquisa documental e bibliográfica, e entrevistas de forma estruturada seguindo um roteiro que abordou conceitos do referencial teórico correlacionado aos objetivos do estudo. Os resultados obtidos demonstraram que muitos dos candidatos não possuem conhecimento sobre os processos eleitorais dentro da própria sociedade acadêmica que está inserido e que estes, muitas vezes, praticam o marketing político por influência de outros indivíduos, sem terem, de fato, conhecimento sobre o que é o marketing político. Através da pesquisa, constatou-se, também, a necessidade que a Universidade Rural tem de criar e explorar novos meios de comunicação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T01:36:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T01:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RANGEL, Raphaela Pereira. O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10340
identifier_str_mv RANGEL, Raphaela Pereira. O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ALMEIDA, Ivana C.; SETTE, Ricardo de S. Marketing Político: A arte e a ciência - XXXIV Encontro da ANPAD - Rio de Janeiro/ RJ - 25 a 29 de setembro/ 2010. AMA, American Marketing Association. Aprovado em julho de 2013. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> Acesso em: 25 de julho de 2018. AMARAL, Karla Cristina de Castro. Getúlio Vargas: O criador de ilusões – Análise da propaganda política no Estado Novo. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001. AMARAL, Karla. Getúlio Vargas: a propaganda ideológica na construção do líder e do mito. In: In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. ANDRADE, Mariana Dionísio. Policy Switch e o efeito dos desvios de mandato para a representação democrática. R. Opin. Jur., Fortaleza, ano 16, n. 23, p. 140-159. Jul./Dez. 2018. ANTUNES, Bernardo Carvalho. Marketing político e sua influência na campanha eleitoral. Brasília: UniCEUB, 2007. ANTUNES, Isa C. B.; SILVA, Rafael O.; BANDEIRA, Tainá da S. A Reforma Universitária de 1968 e as transformações nas instituições de ensino superior. Departamento de História. UFRN, 2011. BABBIE, Earl R. The practice of social research. 8th ed. Belmont: Wodsworth Publishing Company, 1998. Xxiv, 465. ISBN 0-534-50468-XL. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. BRASIL, Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 4.523, de 10 de outubro de 2012. Altera o art. 171 do Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 (Código Penal) para tipificar como crime o estelionato eleitoral. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2012. BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 3.453, de 5 de maio de 2004. Busca tipificar o estelionato eleitoral e a sanção pelo descumprimento de promessa eleitoral. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2004. BRASIL. Decreto nº 6.264, de 22 de novembro de 2007. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024, de 20 de janeiro de 1961. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. BRASIL. Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Nota Técnica nº 437 de 2011, CCGNES/GAB/SESu/MEC, de 26 de setembro de 2011. BRASIL. Projeto de Lei do Senado, nº 379 de 2013. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/114390> Acessado em 05 de maio de 2017. CAMPELLO, Daniela. The Politics of Financial Booms and Crises: Evidence From Latin America. Forthcoming in Comparative Political Studies. Vol. 47, issue 5, 2014. CASTRO, C. de M. A Prática da Pesquisa. 2ªed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. CHANGING MARKETS FOUNDATION. Busting the Myth of Science-Based Formula – An Investigation into Nestlé Infant Milk Produtcs and Claims. February 2018. Disponível em: <https://changingmarkets.org/portfolio/milking-it/>, Acesso em 05 de agosto de 2018. COSTA, Ricardo. Fernando Collor de Mello: encenações rituais do espetáculo político. In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. D’ANGELO, André Cauduro. A ética no marketing. RAC, v.7, n.4, Out./Dez., 2003 FARAH, Eduardo Elias. A Ética e as suas aplicações nas ações de Marketing dos médicos. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo: 2004. FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1998. FIGUEIREDO, Ney Lima. Jogando para ganhar. 2ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2002. FIGUEIREDO, R. O que é marketing político. São Paulo: Brasiliense, 1994. FROEMMING, Lurdes M.S. Marketing Público - Ijuí; Ed. Unijuí, 2009. (Coleção educação a distância. Série livro-texto). GALANTE, Carlos Eduardo da S.; GOMES, Thompson Adans R. Políticas compensatórias e estelionato eleitoral: a fórmula para transformar direito em voto. Revista Eletrônica INESUL/ Instituto de Ensino Superior de Londrina – Faculdade Integrada INESUL. Vol. 1, n. 1, Londrina: Novembro, 2006. GARCIA, Paloma Fraga; MAIA, Jônatas; BIHALVA, Bárbara. O Marketing como uma ferramenta política. Revista Eletrônica Academicus. V.2, n.2. Universidade Federal de Pelotas: Rio Grande do Sul, 2014. GERRHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs). Método de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS – Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2010. GIL, Antônio C. Metodologia do Ensino Superior. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6.ed. – São Paulo: Atlas, 2008 GUIMARÃES, Bruna Vieira. “Marketing Político Brasil X Itália: Conceito e perspectivas”. VI Congresso Nacional de História da Mídia – REDE ALCAR, Niterói /RJ, 13 a 16 de maio de 2008. JÚNIOR, Michareff V. Eleições nas Universidades Federais: um estudo de caso na UFSC - Florianópolis (2017). Kotler, P. and Keller, K. Marketing Management. 15th Edition, Prentice Hall, Saddle River. American Journal of Industrial and Business Management, Vol.5 No.12, December 28, 2015 KOTLER, Philip. Marketing and Public Relations: Partner or Rivals? Journal of Marketing. 42(4) 13-20 KRAEMER, Alessandro; KAWAMOTO, André Luiz; GEROSA, Marco Aurélio. Predição de resultados para reitor de universidade usando tweets como fonte de pesquisa. Conferencia Ibero - Americana – IADIS, 2012. KUNSCH, Margarida M. K. Universidade e Comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992. KUNTZ, R.A. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 1998. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. – São Paulo: Atlas, 2010. LISBOA, L. P. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1997, v.1. 173 p. LOPES, Marileia Gastaldi Machado. O papel do reitor em universidades comunitárias. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2004. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montigelli Jr. e Alfredo Neves de Farias. – 6ª. Ed. - Porto Alegre: Bookman, 2011. MANHANELLI, Carlos A. Eleição é guerra: marketing para campanhas eleitorais. São Paulo: Summus, 1992. MANHANELLI, Carlos A. Marketing Pós-Eleitoral - Técnicas de Marketing para um mandato de sucesso. São Paulo: Editora Summus 2004 McCRACKEN, Grant David. The long interview (Qualitative research methods. V.13, 1951. MINTEL. The Green Consumer, Vols. 1 and 2. Mintel Research: London, 1994. MORSE, J.M. Determining sample size. Qualitative Health Research, v.10, nº1, p. 3-5, 2000. In: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 5.ed. - São Paulo: Atlas, 2010. MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda: origens históricas. Publicado no Caderno Universitário, Nº 148, Canoas: Ed. ULBRA, 2004. NEVES, Elpídio Ribeiro. Marketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002. Repositório Institucional, UFSC, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102292> Acesso: 23 de fevereiro de 2018. OLIVEIRA, A.L.V. Santa Cruz, et al. Memória da Rural. Revista Universidade Rural, Série Ciências Humanas, Seropédica, RJ, v. 18, n.1-2, dez. 1996, p.57-71. Disponível em:<http://ufrrj.br/SEER/index.php?journal=chsr&page=issue&op=view&path%5B%5D=130&path%5B%5D=showToc> Acesso em 20 de janeiro de 2018. OTRANTO, Célia Regina. Do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio ao Ministério da Educação e Cultura: a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Revista Educação – Centro de Educação, UFSM, Edição 2005, vol. 30, nº02. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2005/02/a5.htm> Acesso em 18 de janeiro de 2018. QUEIROZ, Adolpho C.F. De Quintino Bocaiúva a Duda Mendonça: breve história dos marqueteiros políticos no Brasil Republicano. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, nº28, 2005. Rio de Janeiro. Anais. São Paulo: Intercom, 2005 QUEIROZ, Adolpho. Fernando Henrique Cardoso: as armas de sedução na propaganda política. In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. REGO, Francisco G.T. Marketing Político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicações. São Paulo: Summus Editorial, 1985. RIBEIRO, R.M. Marketing Político - O poder da estratégia nas campanhas eleitorais. Belo Horizonte: Editora Arte, 2002. ROMANINI, Maurício Guindani. Prudente de Moraes: a visão singular como sustentáculo do fenômeno coletivo. In: QUEIROZ, Adolpho (Org.). Na arena do Marketing Político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006. ROSA, Paulo Cezar. Marketing Político. Porto Alegre, 2003. SANTOS, Raimundo. O caminho Nacional da UFRRJ. Edur: UFRRJ, Seropédica: Rio de Janeiro, Outubro, 2008. SCOTTO, Maíra G. As (difusas) fronteiras entre a política e o mercado: um estudo antropológico sobre o marketing político, seus agentes, práticas e representações. Tese - Museu Nacional/ UFRJ, Rio de Janeiro, 2003. SCOTTO, Maíra G. Encontros e Desencontros entre a política e o mercado: uma antropologia das "trocas" no espaço do marketing político. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n.19, p.49-77, julho de 2003. SHAW, Deirdre; GREHAN, Emma; SHIU, Edward; LOUISE, Hassan; THOMPSON, Jennifer. An exploration of values in ethical consumer decision making. In: Journal of Consumer Behaviour, vol. 4, No. 3, 2005, p.158-200. SILVA, Carlos Eduardo Lins. O marketing eleitoral. São Paulo: Publifolha, 2002. SILVA, Luciano T.; FERREIRA JÚNIOR, Achiles F. Marketing político e sua importância através das mídias sociais. Revista Temática – Ano IX, n.8 – agosto/2013. SINGHAPAKDI et al (1999), in: SHAW, Deirdre; GREHAN, Emma; SHIU, Edward; LOUISE, Thompson. An exploration of values in ethicalconsumer decision making. Journal of Consumer Behaviour, vol. 4, 2005. SLEUTJS, Maria Helena. A crise e a busca de autonomia nas Universidades Federais Brasileiras. Revista de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, v.12, n.3, 1998. STEINER, Florence. Implementing Change. Foreign Language Annals, vol. 9, issue 1, p. 5-9. February, 1976. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.1944-9720.1976.tb03178.x> Acesso em 11 de agosto de 2018. STOKES, Susan. Mandates and Democracy: Neoliberalism by Surprise in Latin America. Cambridge: Cambridge University Press. 2001. TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral: uma proposta com ética e eficiência. Osasco, São Paulo: Novo Século, 2006. TORREAO, Marco Antonio G.; BEZERRA, Francisco A. Fatores que influenciam a escolha de um diretor de uma IFES na perspectiva dos diferentes segmentos votantes, EnANPAD, São Paulo, de 01 a 04 de outubro de 2017. UFRRJ. COPLAN – Rural em Números. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/rural_em_numeros/> Acesso em 21 de maio de 2019. UFRRJ. Deliberação nº 015, de 23 de março de 2012. Aprova as modificações do Estatuto e a Reforma do Regimento Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf> Acessado em 19 de dezembro de 2018. UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2013 a 2017. Disponível em: <http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2016/11/PDI-UFRRJ-2013-2017.pdf> Acesso em 05 de dezembro de 2017. UFRRJ. Portal Oficial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://portal.ufrrj.br/>, Acesso em 05 de agosto de 2018. VÁSQUEZ, Adolpho Sanchez. Ética. 36ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2014. VEIGA, José Antonio de Souza. A organização do ensino agrícola subordinado ao Ministério da Agricutura; Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, 2012. VEIGA, José Antonio de Souza. O ensino superior agrícola subordinado ao Ministério da Agricultura: legislação específica e aspectos relevantes. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2015, 118p. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16 ª Ed. São Paulo: Atlas, 2016. VIANA, Severino Coelho Viana. Estelionato Eleitoral. Congresso em Foco: 04 de novembro de 2012. Disponível em: <https://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunas/estelionato-eleitoral/> Acessado em 05 de agosto de 2018. VIEIRA, Marcelo M.F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em Administração. In: VIEIRA, M.; ZOVAIN, D. (org.), Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. WEBER, Marx. Le Savant el le Politique. Paris: Union Générale d’Editions, 1959.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/1/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/2/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/3/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10340/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
3cc26b4a23a4c3706d21415b6769b17d
685a5bd1d5edc7d9dc7aa6aad533030a
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107902509187072