O potencial da agressividade para o processo educativo: um estudo de caso à luz da teoria de Winnicott na rede pública de Magé, Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12603 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito de contribuir para a elucidação dos debates em torno das práticas e modelos pedagógicos presentes no espaço escolar. Buscando entender a escola como um espaço que oportunize o desenvolvimento da potencialidade criativa. Entre os vários desafios da escola, e, sobretudo da escola pública brasileira, temos a questão das violências materiais e simbólicas. E, diante desse cenário parece urgente promover debates e reflexões teóricas que viabilizem pensar na instituição escolar e as práticas que são desenvolvidas nestes ambientes. A teoria winnicottiana pode favorecer, ao nosso juízo, a reflexão sobre os meios e vias nos quais se estabelece as posturas agressivas, diferenciando essas dos atos de agressão. Nos parece importante essa diferenciação, uma vez que, essa agressividade pode ser aproveitada no espaço escolar e incentivada para a criação. Partindo desta compreensão, consideramos que essa reflexão pode favorecer a criação de espaços escolares “suficientemente bons”, que ajudem aos sujeitos, docentes e discentes a desenvolverem seus potenciais criativos e a própria construção do conhecimento escolar. |
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Souza, Marina Fonseca deSilva, Wanderley dahttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183Silva, Wanderley daMonteiro, Rosa CristinaSilva, Renato da103502617-17http://lattes.cnpq.br/86401044062823482023-12-22T02:13:13Z2023-12-22T02:13:13Z2018-10-09SOUZA, Marina Fonseca de. O potencial da agressividade para o processo educativo: um estudo de caso à luz da teoria de Winnicott na rede pública de Magé, Rio de Janeiro. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12603Este trabalho tem o propósito de contribuir para a elucidação dos debates em torno das práticas e modelos pedagógicos presentes no espaço escolar. Buscando entender a escola como um espaço que oportunize o desenvolvimento da potencialidade criativa. Entre os vários desafios da escola, e, sobretudo da escola pública brasileira, temos a questão das violências materiais e simbólicas. E, diante desse cenário parece urgente promover debates e reflexões teóricas que viabilizem pensar na instituição escolar e as práticas que são desenvolvidas nestes ambientes. A teoria winnicottiana pode favorecer, ao nosso juízo, a reflexão sobre os meios e vias nos quais se estabelece as posturas agressivas, diferenciando essas dos atos de agressão. Nos parece importante essa diferenciação, uma vez que, essa agressividade pode ser aproveitada no espaço escolar e incentivada para a criação. Partindo desta compreensão, consideramos que essa reflexão pode favorecer a criação de espaços escolares “suficientemente bons”, que ajudem aos sujeitos, docentes e discentes a desenvolverem seus potenciais criativos e a própria construção do conhecimento escolar.This work has the purpose of contributing to elucidation of the debates around the practices and pedagogical models present in the school space. Questing to understand the school as a space that allows the development of creative potentiality. Among the various challenges of the school, and especially of the Brazilian public school we have the issue of material and symbolic violence. Against this backdrop it seems urgent to promote debates and theoretical reflections that make possible to think about the school institution and the practices that are developed in these environments. In our judgment the Winnicott’s theory can favor the reflection on the means and ways in which the aggressive positions are established differentiating these from the acts of aggression. This differentiation seems important to us since this aggressiveness can be harnessed in the school and encouraged for the creation. Based on this understanding we consider that this reflection can favor the creation of “good enough” school spaces that helps teachers and students to develop creative potential gods and the very construction of school knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaWinnicottAgressividadeCriatividadeWinnicottAgressivenessCreativityEducaçãoO potencial da agressividade para o processo educativo: um estudo de caso à luz da teoria de Winnicott na rede pública de Magé, Rio de JaneiroThe potential of aggressiveness for the educational process: a case study from the point of view of Winnicott’s theory in the public network of Magé, Rio de Janeiro.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRA, Jan.A Linguagem de Winnicott: Dicionário das Palavras e Expressões utilizadas por Donald W.Winnicott. Rio de Janeiro: REVINTER, 2000. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. 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