Compreensão leitora: discutindo as origens do fracasso da escola e buscando novos caminhos para o ensino de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alessandra Erivelton
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15391
Resumo: O presente trabalho se propõe a promover reflexões em um primeiro momento de algumas das principais causas que contribuem para o atual quadro de fracasso do sistema educacional brasileiro no tocante ao desenvolvimento de estratégias de leitura. A partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, o trabalho com o texto se caracteriza por uma série de equívocos, como seu uso como mero pretexto para a realização de exercícios gramaticais ou em atividades de interpretação limitadas a transcrição mecânica de fragmentos do texto. Em um segundo momento, passamos a apresentação de práticas que podem ser incorporadas às aulas de língua portuguesa para o desenvolvimento adequado da capacidade de compreensão leitora através de estratégias metacognitivas de processamento da informação, como exercícios que incentivem os alunos a realizarem o monitoramento dos processos de inferenciação relacionados à leitura e que promovam a valorização dos aspectos globais do texto. Para isso, a presente pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos de Antunes (2010), Koch (2003), e Marcuschi (2008). Ressaltamos ainda como fonte de pesquisa as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que serão utilizados como referência para a elaboração das atividades aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da modalidade de pesquisa-ação, temos a implementação de um projeto de leitura com a finalidade de potencializar a proficiência leitora dos alunos participantes da pesquisa através do desenvolvimento de habilidades metacognitivas baseadas nos estudos de Leffa (2006), Burón (1990) e Flavell (1976). A análise dos resultados obtidos nas três avaliações diagnósticas aplicadas nos permitiu avaliar a validade de ferramentas metacognitivas associadas às estratégias de leitura sugeridas no presente trabalho para a promoção de avanços nos níveis de compreensão leitora dos alunos participantes da pesquisa.
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A partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, o trabalho com o texto se caracteriza por uma série de equívocos, como seu uso como mero pretexto para a realização de exercícios gramaticais ou em atividades de interpretação limitadas a transcrição mecânica de fragmentos do texto. Em um segundo momento, passamos a apresentação de práticas que podem ser incorporadas às aulas de língua portuguesa para o desenvolvimento adequado da capacidade de compreensão leitora através de estratégias metacognitivas de processamento da informação, como exercícios que incentivem os alunos a realizarem o monitoramento dos processos de inferenciação relacionados à leitura e que promovam a valorização dos aspectos globais do texto. Para isso, a presente pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos de Antunes (2010), Koch (2003), e Marcuschi (2008). Ressaltamos ainda como fonte de pesquisa as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que serão utilizados como referência para a elaboração das atividades aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da modalidade de pesquisa-ação, temos a implementação de um projeto de leitura com a finalidade de potencializar a proficiência leitora dos alunos participantes da pesquisa através do desenvolvimento de habilidades metacognitivas baseadas nos estudos de Leffa (2006), Burón (1990) e Flavell (1976). A análise dos resultados obtidos nas três avaliações diagnósticas aplicadas nos permitiu avaliar a validade de ferramentas metacognitivas associadas às estratégias de leitura sugeridas no presente trabalho para a promoção de avanços nos níveis de compreensão leitora dos alunos participantes da pesquisa.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis paper aims to promote reflections at first some of the major causes contributing to the current Brazilian educational system failure framework regarding the development of reading strategies. From the early years of elementary school, work with the text is characterized by a series of misunderstandings, as its use as an excuse for mere performing grammar exercises or limited interpretation activities mechanical transcription of text fragments. In a second moment, we presentation practices that can be incorporated into the Portuguese language classes for the proper development of reading comprehension ability through metacognitive strategies of information processing, such as exercises that encourage students to undertake the monitoring of processes inferenciação related to reading and to promote the appreciation of the overall aspects of the text. For this, the present research is anchored in the theoretical assumptions of Antunes (2010), Koch (2003), and Marcuschi (2008). We also emphasize as a research source these guidelines in the National Curriculum Standards (1998), which will be used as reference for the preparation of the activities implemented in a class of 7th grade of elementary school. From the action-research mode, we have the implementation of a reading project in order to enhance the reader proficiency of students participating in the research through the development of metacognitive skills based on studies Leffa (2006), Burón (1990) and Flavell (1976). The results obtained in the three diagnostic evaluations applied allowed us to assess the validity of metacognitive tools related to reading strategies suggested in this work to promote improvements in the levels of reading comprehension of students participating in the researchapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisReading comprehensionMetacognitionInferenceCompreensão leitoraMetacogniçãoInferênciaLetrasCompreensão leitora: discutindo as origens do fracasso da escola e buscando novos caminhos para o ensino de leituraReading comprehension: discussing the origins of the school's failure to seek new ways for teaching readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, 223 p. __________. Aula de Português: encontro & interação. 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Souza, Alessandra Erivelton
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description O presente trabalho se propõe a promover reflexões em um primeiro momento de algumas das principais causas que contribuem para o atual quadro de fracasso do sistema educacional brasileiro no tocante ao desenvolvimento de estratégias de leitura. A partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, o trabalho com o texto se caracteriza por uma série de equívocos, como seu uso como mero pretexto para a realização de exercícios gramaticais ou em atividades de interpretação limitadas a transcrição mecânica de fragmentos do texto. Em um segundo momento, passamos a apresentação de práticas que podem ser incorporadas às aulas de língua portuguesa para o desenvolvimento adequado da capacidade de compreensão leitora através de estratégias metacognitivas de processamento da informação, como exercícios que incentivem os alunos a realizarem o monitoramento dos processos de inferenciação relacionados à leitura e que promovam a valorização dos aspectos globais do texto. Para isso, a presente pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos de Antunes (2010), Koch (2003), e Marcuschi (2008). Ressaltamos ainda como fonte de pesquisa as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que serão utilizados como referência para a elaboração das atividades aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da modalidade de pesquisa-ação, temos a implementação de um projeto de leitura com a finalidade de potencializar a proficiência leitora dos alunos participantes da pesquisa através do desenvolvimento de habilidades metacognitivas baseadas nos estudos de Leffa (2006), Burón (1990) e Flavell (1976). A análise dos resultados obtidos nas três avaliações diagnósticas aplicadas nos permitiu avaliar a validade de ferramentas metacognitivas associadas às estratégias de leitura sugeridas no presente trabalho para a promoção de avanços nos níveis de compreensão leitora dos alunos participantes da pesquisa.
publishDate 2016
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