Avaliação da Aprendizagem: a Percepção dos Professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12183 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa, a partir da realidade da formação acadêmica em agronomia. Nesse contexto, investigou-se a percepção pedagógica dos professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa sobre a avaliação da aprendizagem, durante o ano letivo de 2012. Para tanto, referências bibliográficas e documentos normativos da instituição foram consultados para fundamentar este trabalho, envolvendo a participação de 16 professores do magistério básico técnico e tecnológico que lecionam no curso de agronomia. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com 17 perguntas, que foram agrupadas em três categorias: a) percepção do professor de agronomia sobre avaliação de aprendizagem; b) o entendimento conceitual sobre os instrumentos utilizado no processo de verificação de aprendizagem; e c) o uso da avaliação de aprendizagem como caráter disciplinar. A análise e a discussão das informações levantadas nesse estudo foram tratadas em dois níveis de investigação, sendo que o primeiro nível de investigação tratou as informações levantadas através da pesquisa documental, onde mostra a orientação diagnóstica do ato de verificar o conhecimento, também mostra particularidade normatizas sobre o tema no Campus Confresa. O segundo nível de investigação tratou as informações levantadas por meio das respostas do questionário, sendo que questões como conceituar avaliação da aprendizagem, notas, conceitos e instrumentos foram abordadas. Assim as análises destes níveis de investigação mostram que professores de agronomia possuem percepções distintas sobre o processo de verificação do conhecimento. |
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Santos, Oseias dosGonçalves, Sílvia Maria Melo917.478.727-68http://lattes.cnpq.br/4323286140400528Melo, Rosane Braga deOliveira, Valéria Marques deGuedes, Adrianne Ogêda667.490.421-04http://lattes.cnpq.br/32301774135754082023-12-22T02:03:37Z2023-12-22T02:03:37Z2013-07-24SANTOS, Oseias dos. Avaliação da aprendizagem: a percepção dos professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa. 2013. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12183Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa, a partir da realidade da formação acadêmica em agronomia. Nesse contexto, investigou-se a percepção pedagógica dos professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa sobre a avaliação da aprendizagem, durante o ano letivo de 2012. Para tanto, referências bibliográficas e documentos normativos da instituição foram consultados para fundamentar este trabalho, envolvendo a participação de 16 professores do magistério básico técnico e tecnológico que lecionam no curso de agronomia. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com 17 perguntas, que foram agrupadas em três categorias: a) percepção do professor de agronomia sobre avaliação de aprendizagem; b) o entendimento conceitual sobre os instrumentos utilizado no processo de verificação de aprendizagem; e c) o uso da avaliação de aprendizagem como caráter disciplinar. A análise e a discussão das informações levantadas nesse estudo foram tratadas em dois níveis de investigação, sendo que o primeiro nível de investigação tratou as informações levantadas através da pesquisa documental, onde mostra a orientação diagnóstica do ato de verificar o conhecimento, também mostra particularidade normatizas sobre o tema no Campus Confresa. O segundo nível de investigação tratou as informações levantadas por meio das respostas do questionário, sendo que questões como conceituar avaliação da aprendizagem, notas, conceitos e instrumentos foram abordadas. Assim as análises destes níveis de investigação mostram que professores de agronomia possuem percepções distintas sobre o processo de verificação do conhecimento.This study was developed at Institute Federal of Mato Grosso - IFMT Campus Confresa, from the reality from academic education in agronomy. This context, this paper investigates the understanding pedagogical on the learning evaluation by teachers of the Course of Bachelors of Agronomy from the IFMT Campus Confresa. The survey was conducted during the academic year 2012, based on references and normative documents of the institution. There was the participation of 16 teachers from magisterium basic, technical and technological who teach in the Course of Agronomy. To conduct the empirical research was used as a tool for collecting the data, a semi-structured questionnaire with 17 questions, which were grouped into three categories: a) vision of agronomy professor on assessment for learning b) conceptual understanding of the instruments used in the process check learning, and c) the use of assessment for learning as disciplinary. The analysis and discussion of gathered information in this study were treated at two levels of research. The first level of investigation is the gathered information through desk research, which shows the orientation from the diagnostic act of verifying the knowledge, also shows particularity normatizas on the theme Campus Confresa. The second level of research is the information gathered through the questionnaire responses, and questions how to conceptualize learning assessment, notes, concepts and tools have been addressed. Thus the analyzes of these levels of research show that teachers of agronomy have different perceptions about the verification process knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAvaliação de aprendizagemInstrumentos de avaliaçãoProfessoreslearning evaluationevaluation tools of learningperception of teachersEducaçãoAvaliação da Aprendizagem: a Percepção dos Professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa.Learning Evaluation: The Perception of Teachers course of Bachelor of in Agronomy IFMT Campus Confresa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, J. A agronomia entre a teoria e a ação. Revista de Educação Agrícola Superior, Brasília, ABEAS, V.18. nº.2, p.07-13, 2000. ANASTASIOU; L.G.C. Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. 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Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa, a partir da realidade da formação acadêmica em agronomia. Nesse contexto, investigou-se a percepção pedagógica dos professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa sobre a avaliação da aprendizagem, durante o ano letivo de 2012. Para tanto, referências bibliográficas e documentos normativos da instituição foram consultados para fundamentar este trabalho, envolvendo a participação de 16 professores do magistério básico técnico e tecnológico que lecionam no curso de agronomia. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com 17 perguntas, que foram agrupadas em três categorias: a) percepção do professor de agronomia sobre avaliação de aprendizagem; b) o entendimento conceitual sobre os instrumentos utilizado no processo de verificação de aprendizagem; e c) o uso da avaliação de aprendizagem como caráter disciplinar. A análise e a discussão das informações levantadas nesse estudo foram tratadas em dois níveis de investigação, sendo que o primeiro nível de investigação tratou as informações levantadas através da pesquisa documental, onde mostra a orientação diagnóstica do ato de verificar o conhecimento, também mostra particularidade normatizas sobre o tema no Campus Confresa. O segundo nível de investigação tratou as informações levantadas por meio das respostas do questionário, sendo que questões como conceituar avaliação da aprendizagem, notas, conceitos e instrumentos foram abordadas. Assim as análises destes níveis de investigação mostram que professores de agronomia possuem percepções distintas sobre o processo de verificação do conhecimento. |
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