Leis de incentivo e captação de recursos: os desafios para o financiamento do setor cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Vanessa Vilete
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15298
Resumo: O financiamento da política cultural, por meio de leis de incentivos fiscais, tem possibilitado a articulação entre o setor público, o privado e a sociedade civil. No entanto, o que deveria ser uma mobilização para o desenvolvimento do setor cultural, tem provocado distorções nos relacionamentos entre os atores culturais para o êxito na captação de recursos. Tais implicações podem afetar o comportamento do setor cultural, impactando na economia e nas interações entre os atores culturais. Assim, o estudo sobre fenômeno das Leis de Incentivo fiscal tem se apresentado como relevante (BOTELHO, 2001) para compreender aspectos modificadores causados por esse modelo de financiamento na área cultural. Tal proposição também foi referenciada por Rubim (2007), por perceber que esse formato de financiamento tem sido replicado para as esferas estaduais e municipais no nosso país. Esta pesquisa teve, pois, por objetivo, analisar o processo de captação de recursos para o financiamento de projetos culturais a partir das leis de incentivo fiscal. Para isso, teve como referência organizações culturais sediadas na cidade do Rio de Janeiro, mas com atuação que abrangesse o Estado do Rio de Janeiro. A estratégia de pesquisa escolhida foi a abordagem qualitativa e se fundamentou teoricamente na revisão de literatura sobre políticas culturais e financiamento, fomento cultural e captação de recursos, gestão cultural e projetos culturais. Como análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo descrita por Vergara (2005). A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento documental e entrevista. Os achados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o processo de captação de recursos para o financiamento de projetos culturais a partir das leis de incentivo fiscal ocorre por meio de disputa de poder entre os diferentes atores culturais – o que acarreta negociações paralelas, distorções econômicas entre os segmentos culturais, bem como a transformação da produção cultural em produto comercial.
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Tais implicações podem afetar o comportamento do setor cultural, impactando na economia e nas interações entre os atores culturais. Assim, o estudo sobre fenômeno das Leis de Incentivo fiscal tem se apresentado como relevante (BOTELHO, 2001) para compreender aspectos modificadores causados por esse modelo de financiamento na área cultural. Tal proposição também foi referenciada por Rubim (2007), por perceber que esse formato de financiamento tem sido replicado para as esferas estaduais e municipais no nosso país. Esta pesquisa teve, pois, por objetivo, analisar o processo de captação de recursos para o financiamento de projetos culturais a partir das leis de incentivo fiscal. Para isso, teve como referência organizações culturais sediadas na cidade do Rio de Janeiro, mas com atuação que abrangesse o Estado do Rio de Janeiro. A estratégia de pesquisa escolhida foi a abordagem qualitativa e se fundamentou teoricamente na revisão de literatura sobre políticas culturais e financiamento, fomento cultural e captação de recursos, gestão cultural e projetos culturais. Como análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo descrita por Vergara (2005). A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento documental e entrevista. Os achados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o processo de captação de recursos para o financiamento de projetos culturais a partir das leis de incentivo fiscal ocorre por meio de disputa de poder entre os diferentes atores culturais – o que acarreta negociações paralelas, distorções econômicas entre os segmentos culturais, bem como a transformação da produção cultural em produto comercial.The financing of cultural policy through tax incentive laws has enabled the interaction between the public , private sector and civil society. However , what should be a mobilization for the development of the cultural sector , has caused distortions in relationships between cultural actors for successful fundraising. These implications can affect the behavior of the cultural sector , impacting the economy and interactions between cultural actors. Thus, the study of the phenomenon of tax incentive laws has emerged as relevant ( BOTELHO , 2001) to understand modifiers aspects caused by this financing model in the cultural area . This proposition was also referenced by Rubim (2007 ) , please realize that this funding format has been replicated to the state and local levels in our country. This study was therefore aimed to analyze the fundraising process for the financing of cultural projects from the tax incentive laws . For this, had as reference , cultural organizations based in the city of Rio de Janeiro , but with operations covering the State of Rio de Janeiro. The chosen research strategy was a qualitative approach and was based theoretically in the literature review on cultural policies and funding , cultural promotion and fundraising , cultural management and cultural projects. As data analysis was used content analysis technique described by Vergara (2005 ) . Data collection occurred through documentary survey and interview. The findings in this study showed that the fundraising process for the financing of cultural projects from the tax incentive laws occurs through power struggle between different cultural actors. This leads parallel negotiations , economic distortions between cultural segments , as well as the transformation of cultural production into a commercial product .application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoCultural fundingFiscal Incentive LawFundraisingCultural projectsFinanciamento culturalLeis de Incentivo FiscalCaptação de recursosProjetos culturaisAdministraçãoLeis de incentivo e captação de recursos: os desafios para o financiamento do setor culturalIncentive laws and fundraising: the challenges for financing the cultural sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6964/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21136/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27467/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33872/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40268/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46648/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53028/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59466/2015%20-%20Vanessa%20Vilete%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2295Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-10T20:30:15Z No. of bitstreams: 1 2015 - Vanessa Vilete Pires.pdf: 1234036 bytes, checksum: 60c2ed4472ba5891aab8a3855c90da4a (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-10T20:30:15Z (GMT). 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