Metáforas e toques em tela: potencializando aprendizagens discentes no estudo de retas paralelas e transversais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Marcos Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9917
Resumo: Dispositivos móveis com toques em telas (DMcTT), como o smartphone, são extensões físicas do corpo humano que reconfiguram e possibilitam o enriquecimento de interações, inclusive no campo imagético-metafórico e na elaboração conceitual. Admitindo essa especificidade do dispositivo e assumindo que a construção de conceitos passa pela experimentação e ocorre como um processo contínuo que envolve as teorias (explicações) que os sujeitos possuem acerca de ideias, categorias, entidades, relações matemáticas etc., esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção e o desenvolvimento de conceitos por discentes com uma metodologia de ensino que valoriza a produção de metáforas por meio da escrita para construção de sentidos, interações, análise e reflexão em tarefas exploratórias e investigativas mediante manipulações em telas de smartphones, na utilização do aplicativo GeoGebra. A questão que norteia o estudo é a seguinte: “que contribuições e desafios uma ambiência de aula com o GeoGebra pode oferecer para o desenvolvimento conceitual no estudo de relações matemáticas entre retas paralelas cortadas por uma transversal por meio de tarefas que valorizam a produção de metáforas e as manipulações touchscreen de estudantes do 8.° ano do Ensino Fundamental?”. A pesquisa de desenvolvimento é a abordagem metodológica que orienta esta tese, que se sustenta nas seguintes ações: 1. Elaborar, implementar e analisar tarefas que possibilitem a reflexão a partir da escrita e a interação, mediante a construção e análise por meio do aplicativo GeoGebra para smartphones. 2. Elucidar metáforas conceituais produzidas pelos discentes. 3. Investigar como ocorre a construção e o desenvolvimento conceitual a partir da metodologia de ensino adotada. 4. Mapear contribuições e desafios de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) para DMcTT na abordagem das relações entre retas e ângulos. A investigação foi realizada com estudantes de duas turmas de uma Unidade Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, no município de Resende, através da disciplina de Resolução de Problemas Matemáticos. Para coleta de dados realizou-se os seguintes procedimentos: (a) gravação de áudio e vídeo, (b) captura de tela das manipulações touchscreen dos smartphones utilizados pelos estudantes, (c) respostas escritas das folhas de atividades e (d) notas do pesquisador. A pesquisa ressaltou que, em certa medida, visualização e conceituação se relacionam, pois o desenvolvimento da habilidade de visualizar, potencializada pelas manipulações em tela, pode compor a construção e o desenvolvimento conceitual. Expôs a ruptura na hierarquia euclidiana na abordagem de conceitos geométricos em um AGD, a sincronicidade de toques na construção e análise de objetos geométricos, o desenvolvimento dos toques que seguem a tríade ambientação – domínio construtivo – domínio relacional, e que as construções em um AGD para DMcTT seguem a mesma direção do olhar em interfaces digitais (esquerda→direita, na cultura ocidental). Os resultados mostraram que é possível ensinar boa parte dos conteúdos geométricos previstos para os anos finais do Ensino Fundamental a partir da abordagem de retas paralelas cortadas por uma transversal quando se valoriza a interação e as formas diversas de linguagem e assume os DMcTT como uma extensão física do nosso corpo. A pesquisa revelou desafios organizacionais na realização de atividades com o aplicativo GeoGebra, de efetivação e de cunho técnico relacionados às manipulações em telas
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Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9917Dispositivos móveis com toques em telas (DMcTT), como o smartphone, são extensões físicas do corpo humano que reconfiguram e possibilitam o enriquecimento de interações, inclusive no campo imagético-metafórico e na elaboração conceitual. Admitindo essa especificidade do dispositivo e assumindo que a construção de conceitos passa pela experimentação e ocorre como um processo contínuo que envolve as teorias (explicações) que os sujeitos possuem acerca de ideias, categorias, entidades, relações matemáticas etc., esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção e o desenvolvimento de conceitos por discentes com uma metodologia de ensino que valoriza a produção de metáforas por meio da escrita para construção de sentidos, interações, análise e reflexão em tarefas exploratórias e investigativas mediante manipulações em telas de smartphones, na utilização do aplicativo GeoGebra. A questão que norteia o estudo é a seguinte: “que contribuições e desafios uma ambiência de aula com o GeoGebra pode oferecer para o desenvolvimento conceitual no estudo de relações matemáticas entre retas paralelas cortadas por uma transversal por meio de tarefas que valorizam a produção de metáforas e as manipulações touchscreen de estudantes do 8.° ano do Ensino Fundamental?”. A pesquisa de desenvolvimento é a abordagem metodológica que orienta esta tese, que se sustenta nas seguintes ações: 1. Elaborar, implementar e analisar tarefas que possibilitem a reflexão a partir da escrita e a interação, mediante a construção e análise por meio do aplicativo GeoGebra para smartphones. 2. Elucidar metáforas conceituais produzidas pelos discentes. 3. Investigar como ocorre a construção e o desenvolvimento conceitual a partir da metodologia de ensino adotada. 4. Mapear contribuições e desafios de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) para DMcTT na abordagem das relações entre retas e ângulos. A investigação foi realizada com estudantes de duas turmas de uma Unidade Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, no município de Resende, através da disciplina de Resolução de Problemas Matemáticos. Para coleta de dados realizou-se os seguintes procedimentos: (a) gravação de áudio e vídeo, (b) captura de tela das manipulações touchscreen dos smartphones utilizados pelos estudantes, (c) respostas escritas das folhas de atividades e (d) notas do pesquisador. A pesquisa ressaltou que, em certa medida, visualização e conceituação se relacionam, pois o desenvolvimento da habilidade de visualizar, potencializada pelas manipulações em tela, pode compor a construção e o desenvolvimento conceitual. Expôs a ruptura na hierarquia euclidiana na abordagem de conceitos geométricos em um AGD, a sincronicidade de toques na construção e análise de objetos geométricos, o desenvolvimento dos toques que seguem a tríade ambientação – domínio construtivo – domínio relacional, e que as construções em um AGD para DMcTT seguem a mesma direção do olhar em interfaces digitais (esquerda→direita, na cultura ocidental). Os resultados mostraram que é possível ensinar boa parte dos conteúdos geométricos previstos para os anos finais do Ensino Fundamental a partir da abordagem de retas paralelas cortadas por uma transversal quando se valoriza a interação e as formas diversas de linguagem e assume os DMcTT como uma extensão física do nosso corpo. A pesquisa revelou desafios organizacionais na realização de atividades com o aplicativo GeoGebra, de efetivação e de cunho técnico relacionados às manipulações em telasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTouch screen mobile devices (TSMD), such as the smartphone, are physical extensions of the human body that reconfigure and enable the enrichment of interactions, including in the imagery metaphorical field and in conceptual elaboration. Admitting this specificity of the device and assuming that the construction of concepts goes through experimentation and occurs as a continuous process that involves the theories (explanations) that the subjects have about ideas, categories, entities, mathematical relationships, etc., this research aims to analyze the construction and development of concepts by students with a teaching methodology that values the production of metaphors through writing for the construction of meanings, interactions, analysis and reflection in exploratory and investigative tasks through manipulations in smartphone screens when using the GeoGebra application. The question that guides the study is the following: “what contributions and challenges can a GeoGebra class environment offer for conceptual development in the study of mathematical relationships between parallel lines cut by a transversal through tasks that value the production of metaphors and the touchscreen manipulations of 8th grade elementary school students?”. Development research is the methodological approach that guides this thesis, which is based on the following actions: 1. Elaborating, implementing and analyzing tasks that allow reflection from writing and interaction through construction and analysis through the GeoGebra application for smartphones. 2. Elucidating conceptual metaphors produced by students. 3. Investigating how construction and conceptual development occurs from the adopted teaching methodology. 4. Mapping contributions and challenges of an Dynamic Geometry Environment (DGE) to TSMD in addressing the relationship between lines and angles. The investigation was carried out with students from two classes of a School Unit of the Rio de Janeiro’s State Education Department, at Resende city, through the discipline of Mathematical Problem Solving. The following procedures were performed for data collection: (a) audio and video recording, (b) screen capture of the touchscreen manipulations of the smartphones used by the students, (c) written responses from the activity sheets and (d) notes from the researcher. The research highlighted that, to a certain extent, visualization and conceptualization are related, as the development of the ability to visualize, enhanced by on-screen manipulations, can compose the construction and conceptual development. It exposed the rupture in the Euclidean hierarchy in the approach of geometric concepts in an DGE, the synchronicity of touches in the construction and analysis of geometric objects, the development of touches that follows the triad environment-constructive domain relational domain, and that the constructions in an DGE for TSMD follow the same direction of looking at a digital interface (left → right, in Western culture). The results showed that it is possible to teach a good part of the geometric contents foreseen for the final years of Elementary School from the approach of parallel lines cut by a transversal one, when it values the interaction and the different forms of language and assumes the TSMD as a physical extension of our body. The research revealed organizational challenges in carrying out activities with the GeoGebra application, effective and technically related to manipulations on screensapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuSmartphonesManipulações touchscreenRetas e ângulosConceitosEnsino fundamentalSmartphonesTouchscreen manipulationsLines and anglesConceptsElementary schoolEducaçãoMetáforas e toques em tela: potencializando aprendizagens discentes no estudo de retas paralelas e transversaisMetaphors and touching the screen: potentiating student learning in the study of parallel and transversal linesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisABRANTES, P. Um (bom) problema (não) é (só).... 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Henrique, Marcos Paulo
Smartphones
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Retas e ângulos
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Ensino fundamental
Smartphones
Touchscreen manipulations
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Bairral, Marcelo Almeida
Kindel, Dora Soraia
Oliveira, Luiza Alves de
Oliveira, Carloney Alves de
Rosa, Maurício
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Manipulações touchscreen
Retas e ângulos
Conceitos
Ensino fundamental
topic Smartphones
Manipulações touchscreen
Retas e ângulos
Conceitos
Ensino fundamental
Smartphones
Touchscreen manipulations
Lines and angles
Concepts
Elementary school
Educação
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Touchscreen manipulations
Lines and angles
Concepts
Elementary school
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description Dispositivos móveis com toques em telas (DMcTT), como o smartphone, são extensões físicas do corpo humano que reconfiguram e possibilitam o enriquecimento de interações, inclusive no campo imagético-metafórico e na elaboração conceitual. Admitindo essa especificidade do dispositivo e assumindo que a construção de conceitos passa pela experimentação e ocorre como um processo contínuo que envolve as teorias (explicações) que os sujeitos possuem acerca de ideias, categorias, entidades, relações matemáticas etc., esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção e o desenvolvimento de conceitos por discentes com uma metodologia de ensino que valoriza a produção de metáforas por meio da escrita para construção de sentidos, interações, análise e reflexão em tarefas exploratórias e investigativas mediante manipulações em telas de smartphones, na utilização do aplicativo GeoGebra. A questão que norteia o estudo é a seguinte: “que contribuições e desafios uma ambiência de aula com o GeoGebra pode oferecer para o desenvolvimento conceitual no estudo de relações matemáticas entre retas paralelas cortadas por uma transversal por meio de tarefas que valorizam a produção de metáforas e as manipulações touchscreen de estudantes do 8.° ano do Ensino Fundamental?”. A pesquisa de desenvolvimento é a abordagem metodológica que orienta esta tese, que se sustenta nas seguintes ações: 1. Elaborar, implementar e analisar tarefas que possibilitem a reflexão a partir da escrita e a interação, mediante a construção e análise por meio do aplicativo GeoGebra para smartphones. 2. Elucidar metáforas conceituais produzidas pelos discentes. 3. Investigar como ocorre a construção e o desenvolvimento conceitual a partir da metodologia de ensino adotada. 4. Mapear contribuições e desafios de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) para DMcTT na abordagem das relações entre retas e ângulos. A investigação foi realizada com estudantes de duas turmas de uma Unidade Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, no município de Resende, através da disciplina de Resolução de Problemas Matemáticos. Para coleta de dados realizou-se os seguintes procedimentos: (a) gravação de áudio e vídeo, (b) captura de tela das manipulações touchscreen dos smartphones utilizados pelos estudantes, (c) respostas escritas das folhas de atividades e (d) notas do pesquisador. A pesquisa ressaltou que, em certa medida, visualização e conceituação se relacionam, pois o desenvolvimento da habilidade de visualizar, potencializada pelas manipulações em tela, pode compor a construção e o desenvolvimento conceitual. Expôs a ruptura na hierarquia euclidiana na abordagem de conceitos geométricos em um AGD, a sincronicidade de toques na construção e análise de objetos geométricos, o desenvolvimento dos toques que seguem a tríade ambientação – domínio construtivo – domínio relacional, e que as construções em um AGD para DMcTT seguem a mesma direção do olhar em interfaces digitais (esquerda→direita, na cultura ocidental). Os resultados mostraram que é possível ensinar boa parte dos conteúdos geométricos previstos para os anos finais do Ensino Fundamental a partir da abordagem de retas paralelas cortadas por uma transversal quando se valoriza a interação e as formas diversas de linguagem e assume os DMcTT como uma extensão física do nosso corpo. A pesquisa revelou desafios organizacionais na realização de atividades com o aplicativo GeoGebra, de efetivação e de cunho técnico relacionados às manipulações em telas
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dc.identifier.citation.fl_str_mv HENRIQUE, Marcos Paulo. Metáforas e toques em tela: potencializando aprendizagens discentes no estudo de retas paralelas e transversais. 2021.194 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
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