Gestão do conhecimento pessoal: estudo de caso com pesquisadores seniores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Carlos Henrique de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15360
Resumo: Para esta pesquisa qualitativa descritiva foram entrevistados pesquisadores seniores de um centro de pesquisa na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi compreender como pesquisadores seniores realizam a Gestão do Conhecimento Pessoal, ou Personal Knowledge Management (PKM), que, segundo Wright (2005), pode ser definida como a capacidade de acessar e aplicar informações e recursos cognitivos em processos para melhorar a eficácia, a produtividade e a inovação individual do trabalhador. Através de entrevista em profundidade, com roteiro semiestruturado, levantou-se a percepção de cada pesquisado sobre suas práticas de gestão do conhecimento pessoal. A partir da análise indutiva de Thomas (2006), foram identificadas cinco categorias. A primeira representa a percepção pelos pesquisados do processo de gestão do conhecimento pessoal; as quatro seguintes como estes pesquisadores gerenciam o próprio conhecimento. As categorias que representam os microprocessos identificados foram: (i) gerir demanda por conhecimento; (ii) gerir aprendizagem; (iii) gerir conexões e (iv) gerir expertise. A primeira categoria identificou que o processo de gerir demanda por conhecimento pode partir tanto da empresa, quanto por iniciativa do indivíduo. O segundo processo é o de gerir aprendizagem através de atividades, com o objetivo de obter novos conhecimentos. O terceiro processo, gerir conexões, representa a busca, construção e aplicação do conhecimento pessoal por meio de vínculos e interações com os indivíduos de sua rede pessoal. A quarta e última categoria identificou o processo de gerir expertise, que são aquelas atividades em que o indivíduo desenvolve efetivamente seu conhecimento especializado, e que podem reforçar ou alterar o conhecimento que o indivíduo possui. É neste momento que o conhecimento do indivíduo normalmente se incorpora ao conhecimento da organização. Estes resultados encontrados foram confrontados com o referencial teórico pesquisado, influenciado pela técnica de Correspondência de Padrões (Pattern Matching) proposta por Trochim (1989), construindo um quadro comparativo entre o resultado encontrado e os modelos de PKM de Efimova (2005), Wright (2005), Cheong e Tsui (2011) e Sondari (2013). O resultado ressalta que as práticas de gestão precisam se adequar às novas formas de contribuição do empregado, e que, compreendendo melhor este processo no nível do indivíduo, as organizações poderão facilitar e se beneficiar da gestão do conhecimento pessoal.
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O objetivo do estudo foi compreender como pesquisadores seniores realizam a Gestão do Conhecimento Pessoal, ou Personal Knowledge Management (PKM), que, segundo Wright (2005), pode ser definida como a capacidade de acessar e aplicar informações e recursos cognitivos em processos para melhorar a eficácia, a produtividade e a inovação individual do trabalhador. Através de entrevista em profundidade, com roteiro semiestruturado, levantou-se a percepção de cada pesquisado sobre suas práticas de gestão do conhecimento pessoal. A partir da análise indutiva de Thomas (2006), foram identificadas cinco categorias. A primeira representa a percepção pelos pesquisados do processo de gestão do conhecimento pessoal; as quatro seguintes como estes pesquisadores gerenciam o próprio conhecimento. As categorias que representam os microprocessos identificados foram: (i) gerir demanda por conhecimento; (ii) gerir aprendizagem; (iii) gerir conexões e (iv) gerir expertise. A primeira categoria identificou que o processo de gerir demanda por conhecimento pode partir tanto da empresa, quanto por iniciativa do indivíduo. O segundo processo é o de gerir aprendizagem através de atividades, com o objetivo de obter novos conhecimentos. O terceiro processo, gerir conexões, representa a busca, construção e aplicação do conhecimento pessoal por meio de vínculos e interações com os indivíduos de sua rede pessoal. A quarta e última categoria identificou o processo de gerir expertise, que são aquelas atividades em que o indivíduo desenvolve efetivamente seu conhecimento especializado, e que podem reforçar ou alterar o conhecimento que o indivíduo possui. É neste momento que o conhecimento do indivíduo normalmente se incorpora ao conhecimento da organização. Estes resultados encontrados foram confrontados com o referencial teórico pesquisado, influenciado pela técnica de Correspondência de Padrões (Pattern Matching) proposta por Trochim (1989), construindo um quadro comparativo entre o resultado encontrado e os modelos de PKM de Efimova (2005), Wright (2005), Cheong e Tsui (2011) e Sondari (2013). O resultado ressalta que as práticas de gestão precisam se adequar às novas formas de contribuição do empregado, e que, compreendendo melhor este processo no nível do indivíduo, as organizações poderão facilitar e se beneficiar da gestão do conhecimento pessoal.The study is a qualitative research in which seniors researchers from a research center located in Rio de Janeiro were interviewed. The aim of this study was to comprehend how senior researchers deal with personal knowledge management. The Personal Knowledge Management, according to Wright (2005), can be defined as the capacity to access and apply information and cognitive resources in processes to improve effectiveness, the production and the worker individual innovation. Through the interview in depth, with a semi-structural guide, we got the perception of each interviewed about his/her personal knowledge management practices. From the inductive analysis of Thomas (2006) five categories were identified. The first of them represents the perception from the interviewed about what personal knowledge management represents, and the other four represent the way these interviewed deal with their own knowledge. The categories that represent the identified processes were: (i) manage demand by knowledge, (ii) manage learning, (iii) manage connections, and (iv) manage expertise. The first category identified that the process of managing demand by knowledge can start from the company. The second process is about managing learning through the activities with the aim to get new knowledges, considering the extent and depth of the knowledge need to execute the expertise activities. The process of managing connections represents the search, construction and application of the personal knowledge through connections with individuals from the personal web, also including the institutions in which these members of web belong to. The fourth and last category identified the process of managing expertise, which are those activities that the individual develops effectively in his specified knowledge. They can reinforce or alter the knowledge that the individual has. It is when the individual knowledge normally incorporates the organization's knowledge. The research also shows conflicts in results found out in the references, influenced by the Pattern Match technique, proposed by Trochim (1989), building a comparative board among the found results and the PKM models of Efimova (2005), Wright (2005), Cheong and Tsui (2011), and Sondari (2013). The result highlights that management practices need to adapt to new forms of employee contribution, and that better understanding this process at the individual level, organizations can facilitate and benefit from personal knowledge management.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasGestão do Conhecimento PessoalPKMPersonal Knowledge ManagementGestão do ConhecimentoKnowledge ManagementPersonal Knowledge ManagementPKMAdministraçãoGestão do conhecimento pessoal: estudo de caso com pesquisadores senioresPersonal knowledge management: case study with senior researchersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGNIHOTRI, Raj. TROUTT, Marvin D., The effective use of technology in personal knowledge management. A framework of skills, tools and user context. 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Personal Knowledge Management
PKM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description Para esta pesquisa qualitativa descritiva foram entrevistados pesquisadores seniores de um centro de pesquisa na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi compreender como pesquisadores seniores realizam a Gestão do Conhecimento Pessoal, ou Personal Knowledge Management (PKM), que, segundo Wright (2005), pode ser definida como a capacidade de acessar e aplicar informações e recursos cognitivos em processos para melhorar a eficácia, a produtividade e a inovação individual do trabalhador. Através de entrevista em profundidade, com roteiro semiestruturado, levantou-se a percepção de cada pesquisado sobre suas práticas de gestão do conhecimento pessoal. A partir da análise indutiva de Thomas (2006), foram identificadas cinco categorias. A primeira representa a percepção pelos pesquisados do processo de gestão do conhecimento pessoal; as quatro seguintes como estes pesquisadores gerenciam o próprio conhecimento. As categorias que representam os microprocessos identificados foram: (i) gerir demanda por conhecimento; (ii) gerir aprendizagem; (iii) gerir conexões e (iv) gerir expertise. A primeira categoria identificou que o processo de gerir demanda por conhecimento pode partir tanto da empresa, quanto por iniciativa do indivíduo. O segundo processo é o de gerir aprendizagem através de atividades, com o objetivo de obter novos conhecimentos. O terceiro processo, gerir conexões, representa a busca, construção e aplicação do conhecimento pessoal por meio de vínculos e interações com os indivíduos de sua rede pessoal. A quarta e última categoria identificou o processo de gerir expertise, que são aquelas atividades em que o indivíduo desenvolve efetivamente seu conhecimento especializado, e que podem reforçar ou alterar o conhecimento que o indivíduo possui. É neste momento que o conhecimento do indivíduo normalmente se incorpora ao conhecimento da organização. Estes resultados encontrados foram confrontados com o referencial teórico pesquisado, influenciado pela técnica de Correspondência de Padrões (Pattern Matching) proposta por Trochim (1989), construindo um quadro comparativo entre o resultado encontrado e os modelos de PKM de Efimova (2005), Wright (2005), Cheong e Tsui (2011) e Sondari (2013). O resultado ressalta que as práticas de gestão precisam se adequar às novas formas de contribuição do empregado, e que, compreendendo melhor este processo no nível do indivíduo, as organizações poderão facilitar e se beneficiar da gestão do conhecimento pessoal.
publishDate 2014
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dc.identifier.citation.fl_str_mv Vasconcelos, Carlos Henrique de. Gestão do conhecimento pessoal: estudo de caso com pesquisadores seniores. 2014. [119 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
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