Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Nova Iguaçu - e suas relações com a comunidade: por uma leitura crítica das atividades de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Suellen Silva Coelho de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13129
Resumo: A dissertação é fruto das reflexões iniciadas no período de estudos para a monografia do curso de graduação em Pedagogia, sendo delineadas a partir das atividades desenvolvidas em sala de aulas, nas visitas técnicas e discussões no grupo PET Conexões de Saberes Dialogando e Interagindo com as Múltiplas Realidades da Baixada Fluminense. Assim, a partir das indagações surgidas durante a participação no grupo “PET Conexões Baixada: dialogando e interagindo com múltiplas realidades da Baixada Fluminense” (PET Baixada), considerei fundamental pesquisar o papel de Extensão no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro-Campus Nova Iguaçu- UFRRJ/NI (inaugurado no ano de 2006), a fim de responder à questão de se a mesma se encontra limitada somente aos seus aspectos acadêmicos ou se sua existência como um espaço de diversidade cultural, saberes, ciências, etc. se faz refletida na sociedade em que está inserida, principalmente no aspecto de acesso à educação e à cultura. Para que estas indagações sejam respondidas foi necessário conhecer a Universidade que ali foi implementada, assim como o processo de implementação de uma Universidade Pública em Nova Iguaçu, como também de informar e analisar o que é a Extensão e como suas atividades vêm ocorrendo nessa Instituição, por objetivo de examinar, compreender e estabelecer uma análise crítica da Extensão Universitária no Campus de Nova Iguaçu com reflexões a partir do cotejamento entre os Projetos de Extensão, os Documentos oriundos da Universidade e autoras/es que pesquisam o tema e propõem caminhos para a realização da Extensão em diálogo com a Comunidade. Assim, não invalidando o percurso feito, mas, pelo contrário, compreendendo que todo processo de construção demanda tempo e mudanças, entendo que o Campus Nova Iguaçu tem um longo caminho para o entendimento da Extensão e da sua importância, assim como toda a UFRRJ.
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spelling Melo, Suellen Silva Coelho deGouvêa, Fernando César Ferreira632.922.117-00Gouvêa, Fernando Cesar FerreiraAndrade, Flavio AnicioSilva, Wanderley daMartins, Angela Maria SouzaLeite Filho, Aristeo Gonçalves130.681.017-51http://lattes.cnpq.br/74360540801871062023-12-22T02:41:09Z2023-12-22T02:41:09Z2020-11-25MELO, Suellen Silva Coelho de. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Nova Iguaçu - e suas relações com a comunidade: por uma leitura crítica das atividades de extensão. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13129A dissertação é fruto das reflexões iniciadas no período de estudos para a monografia do curso de graduação em Pedagogia, sendo delineadas a partir das atividades desenvolvidas em sala de aulas, nas visitas técnicas e discussões no grupo PET Conexões de Saberes Dialogando e Interagindo com as Múltiplas Realidades da Baixada Fluminense. Assim, a partir das indagações surgidas durante a participação no grupo “PET Conexões Baixada: dialogando e interagindo com múltiplas realidades da Baixada Fluminense” (PET Baixada), considerei fundamental pesquisar o papel de Extensão no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro-Campus Nova Iguaçu- UFRRJ/NI (inaugurado no ano de 2006), a fim de responder à questão de se a mesma se encontra limitada somente aos seus aspectos acadêmicos ou se sua existência como um espaço de diversidade cultural, saberes, ciências, etc. se faz refletida na sociedade em que está inserida, principalmente no aspecto de acesso à educação e à cultura. Para que estas indagações sejam respondidas foi necessário conhecer a Universidade que ali foi implementada, assim como o processo de implementação de uma Universidade Pública em Nova Iguaçu, como também de informar e analisar o que é a Extensão e como suas atividades vêm ocorrendo nessa Instituição, por objetivo de examinar, compreender e estabelecer uma análise crítica da Extensão Universitária no Campus de Nova Iguaçu com reflexões a partir do cotejamento entre os Projetos de Extensão, os Documentos oriundos da Universidade e autoras/es que pesquisam o tema e propõem caminhos para a realização da Extensão em diálogo com a Comunidade. Assim, não invalidando o percurso feito, mas, pelo contrário, compreendendo que todo processo de construção demanda tempo e mudanças, entendo que o Campus Nova Iguaçu tem um longo caminho para o entendimento da Extensão e da sua importância, assim como toda a UFRRJ.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe dissertation is the result of reflections initiated during the period of studies for the monograph of the undergraduate course in Pedagogy, being outlined from the activities developed in the classroom, in the technical visits and discussions in the group PET Connections of Knowledge Dialogging and Interacting with the Multiple Realities of the Baixada Fluminense.Connections of Knowledge Dialoging and Interacting with the Multiple Realities of the Baixada Fluminense. Thus, from the questions raised during the participation in the group “PET Conexões Baixada: dialoguing and interacting with multiple realities of the Baixada Fluminense” (PET Baixada), I considered it fundamental to research the role of Extension within the Federal Rural University of Rio Janeiro-Campus Nova Iguaçu- UFRRJ / NI (inaugurated in 2006), in order to answer the question of whether it is limited only to its academic aspects or if its existence as a space of cultural diversity, knowledge, sciences, etc. it is reflected in the society in which it is inserted, mainly in the aspect of access to education and culture. In order for these questions to be answered, it was necessary to know the University that was implemented there, as well as the process of implementing a Public University in Nova Iguaçu, as well as to inform and analyze what the Extension is and how its activities have been taking place in this Institution, for the purpose of examining, understanding and establishing a critical analysis of the University Extension in the Nova Iguaçu Campus with reflections from the comparison between the Extension Projects, the Documents coming from the University and authors who research the theme and propose ways for the realization of the Extension in dialogue with the Community. Thus, not invalidating the route taken, but, on the contrary, understanding that the whole construction process requires time and changes, I understand that the Nova Iguaçu Campus has a long way to understand the Extension and its importance, as well as the entire UFRRJ.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuUniversidade PúblicaUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroInstituto MultidisciplinarNova IguaçuExtensãoPublic UniversityFederal Rural University of Rio de JaneiroMultidisciplinary InstituteExtensionEducaçãoUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Nova Iguaçu - e suas relações com a comunidade: por uma leitura crítica das atividades de extensãoFederal Rural University of Rio de Janeiro - Nova Iguaçu - and its relations with the community: for a critical reading of the extension activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Cleverson; BRITO, Regina; MOLINA, Rinaldo. 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description A dissertação é fruto das reflexões iniciadas no período de estudos para a monografia do curso de graduação em Pedagogia, sendo delineadas a partir das atividades desenvolvidas em sala de aulas, nas visitas técnicas e discussões no grupo PET Conexões de Saberes Dialogando e Interagindo com as Múltiplas Realidades da Baixada Fluminense. Assim, a partir das indagações surgidas durante a participação no grupo “PET Conexões Baixada: dialogando e interagindo com múltiplas realidades da Baixada Fluminense” (PET Baixada), considerei fundamental pesquisar o papel de Extensão no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro-Campus Nova Iguaçu- UFRRJ/NI (inaugurado no ano de 2006), a fim de responder à questão de se a mesma se encontra limitada somente aos seus aspectos acadêmicos ou se sua existência como um espaço de diversidade cultural, saberes, ciências, etc. se faz refletida na sociedade em que está inserida, principalmente no aspecto de acesso à educação e à cultura. Para que estas indagações sejam respondidas foi necessário conhecer a Universidade que ali foi implementada, assim como o processo de implementação de uma Universidade Pública em Nova Iguaçu, como também de informar e analisar o que é a Extensão e como suas atividades vêm ocorrendo nessa Instituição, por objetivo de examinar, compreender e estabelecer uma análise crítica da Extensão Universitária no Campus de Nova Iguaçu com reflexões a partir do cotejamento entre os Projetos de Extensão, os Documentos oriundos da Universidade e autoras/es que pesquisam o tema e propõem caminhos para a realização da Extensão em diálogo com a Comunidade. Assim, não invalidando o percurso feito, mas, pelo contrário, compreendendo que todo processo de construção demanda tempo e mudanças, entendo que o Campus Nova Iguaçu tem um longo caminho para o entendimento da Extensão e da sua importância, assim como toda a UFRRJ.
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