Mulheres na encruzilhada da Educação. Imagens e representações de Pombagiras e seu diálogo com ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Juliana Pereira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15024
Resumo: A presente dissertação discute as representações e imagens de Pombagiras e seu diálogo com o ensino de História. As referências teóricas que justificam a inserção das Pombagiras de Umbanda no ensino de História se baseiam nos estudos curriculares pós-estruturalistas da pedagogia feminista, na pedagogia da imagem, bem como nas dinâmicas de interações culturais. Desenvolve-se uma historicização do campo umbandista, buscando suas origens culturais e as cosmovisões dos mais diversos povos que compõem o panteão umbandista. Visa-se contribuir para a inserção de novas epistemologias e possibilidades para desconstrução e superação do preconceito em torno das imagens de Pombagiras, fomentando o debate em torno do preconceito afro-religioso e concomitantemente do machismo na sociedade e na escola. Procede-se com a análise iconográfica, fazendo-se uma historicização das Pombagiras, visando a construção de uma sequência didática, caracterizando assim o produto final dessa pesquisa.
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Desenvolve-se uma historicização do campo umbandista, buscando suas origens culturais e as cosmovisões dos mais diversos povos que compõem o panteão umbandista. Visa-se contribuir para a inserção de novas epistemologias e possibilidades para desconstrução e superação do preconceito em torno das imagens de Pombagiras, fomentando o debate em torno do preconceito afro-religioso e concomitantemente do machismo na sociedade e na escola. Procede-se com a análise iconográfica, fazendo-se uma historicização das Pombagiras, visando a construção de uma sequência didática, caracterizando assim o produto final dessa pesquisa.The present research discusses the representations and the images of Pombagiras and their dialogue with History teaching. The theorical references which justify the insertion of Pombagiras of Umbanda in History teaching are based on post structuralism curricular studies about feminism pedagogy, on image pedagogy as well as on dynamics of cultural interactions. A historicization of Umbanda’s field is developed, searching for its cultural origins and for the worldviews of the most different peoples which compose the Umbanda’s pantheon. The aim is to contribute for the insertion of new epistemologies and possibilities for deconstruction and overcoming the prejudice around Pombagiras images, fomenting a debate around the afro-religious prejudice and, at the same time, around the machism in the society and in the school. The procedure happens with an iconographic analysis, an historicization of Pombagiras, aiming the construction of a didactic sequence, this way, characterizing the final product of this research.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisPombagiraUmbandaCurrículoIconografiaEnsino de históriaGêneroCultura visualIconographyHistory TeachingGenderVisual CultureAntropologiaEducaçãoMulheres na encruzilhada da Educação. Imagens e representações de Pombagiras e seu diálogo com ensino de HistóriaWomen in Education crossing: Pombagiras' images and representations and their dialogues with History teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65885/2018%20-%20Juliana%20Pereira%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4834Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-07-06T20:01:09Z No. of bitstreams: 1 2018 - Juliana Pereira de Carvalho.pdf: 3088784 bytes, checksum: d34225a2582fe79e17a39a605852a903 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-06T20:01:09Z (GMT). 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