Programa Nacional de Assistência Estudantil: percepção de discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Conceição do Araguaia-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Leyde Lelma Vieira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12469
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise da Política de Assistência Estudantil desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Conceição do Araguaia. Tal análise parte do pressuposto de que a Política de Assistência Estudantil está inserida no contexto das políticas sociais, pois tem como objetivo minimizar os efeitos das desigualdades sociais através da permanência e êxito dos estudantes nos cursos de nível superior. Trata-se de uma modalidade de política social na área da educação associada à assistência social; para fundamentar essa compreensão, buscamos as concepções teóricas sobre política social de Faleiros, Behring, Yasbek, Demo, dentre outros, para nortear teoricamente esta produção. A Pesquisa foi desenvolvida a partir da concepção dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil. Delimitamos o estudo aos estudantes do curso de engenharia agronômica pela relevância que o curso tem no campus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental. O objetivo geral foi verificar como os estudantes compreendem a assistência estudantil que é ofertada a eles. A análise dos dados foi realizada por meio de tabelas e a apresentação dos dados didaticamente dividida em dois tópicos. A pesquisa apontou que os estudantes têm pouca clareza do que é o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que há dificuldades na operacionalização do programa no Campus, principalmente no que se refere aos valores, processo seletivo e prazos. Apesar das dificuldades apontadas, os estudantes preferem a oferta da assistência estudantil na modalidade de auxílios.
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Tal análise parte do pressuposto de que a Política de Assistência Estudantil está inserida no contexto das políticas sociais, pois tem como objetivo minimizar os efeitos das desigualdades sociais através da permanência e êxito dos estudantes nos cursos de nível superior. Trata-se de uma modalidade de política social na área da educação associada à assistência social; para fundamentar essa compreensão, buscamos as concepções teóricas sobre política social de Faleiros, Behring, Yasbek, Demo, dentre outros, para nortear teoricamente esta produção. A Pesquisa foi desenvolvida a partir da concepção dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil. Delimitamos o estudo aos estudantes do curso de engenharia agronômica pela relevância que o curso tem no campus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental. O objetivo geral foi verificar como os estudantes compreendem a assistência estudantil que é ofertada a eles. A análise dos dados foi realizada por meio de tabelas e a apresentação dos dados didaticamente dividida em dois tópicos. A pesquisa apontou que os estudantes têm pouca clareza do que é o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que há dificuldades na operacionalização do programa no Campus, principalmente no que se refere aos valores, processo seletivo e prazos. Apesar das dificuldades apontadas, os estudantes preferem a oferta da assistência estudantil na modalidade de auxílios.This dissertation presents an analysis of the Student Assistance Policy developed in the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Campus Conceição do Araguaia. This analysis is based on the assumption that the Student Assistance Policy is inserted in the context of social policies, since it aims to minimize the effects of social inequalities through the permanence and success of students in higher education courses. It is a modality of social policy in the area of education associated with social assistance to substantiate this understanding, we seek the theoretical conceptions on Social Policy of Vicente de Paula Faleiros, Elaine Rossetti Behring, Yasbek, Pedro Demo, among others to theoretically guide this production. The Research was developed from the conception of the students benefited by the student assistance. We delimit the study to the students of the agronomic engineering course due to the relevance that the course has on campus. This is a qualitative exploratory research, whose data collection instruments were questionnaires and documentary analysis. The main objective was to verify how the students understand the student assistance that is offered to them. The analysis of the data was done through tables and the presentation of the data was divided into two topics. The research pointed out that the students have little clarity of what is the National Program of Student Assistance, that there are difficulties in the operationalization of the program in the Campus, mainly in what refers to the values, selective process and deadlines. Despite the difficulties pointed out, students prefer the offer of student assistance in the form of aid.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiapolítica socialassistência estudantileducaçãosocial policystudent assistanceeducationEducaçãoPrograma Nacional de Assistência Estudantil: percepção de discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Conceição do Araguaia-PAStudent Assistance Program: perceptions of students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Conceição do Araguaia-PA campus.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDIFES. Novo coordenador do Fonaprace fala sobre as perspectivas para assistência estudantil. Vídeo. Disponível em www.andifes.org.br/video. Acesso em: 23 de novembro de 2015. ASSIS, Anna Caroline Lili. 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Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Damasceno, Allan Rocha
Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
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Educação
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description Esta dissertação apresenta uma análise da Política de Assistência Estudantil desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Conceição do Araguaia. Tal análise parte do pressuposto de que a Política de Assistência Estudantil está inserida no contexto das políticas sociais, pois tem como objetivo minimizar os efeitos das desigualdades sociais através da permanência e êxito dos estudantes nos cursos de nível superior. Trata-se de uma modalidade de política social na área da educação associada à assistência social; para fundamentar essa compreensão, buscamos as concepções teóricas sobre política social de Faleiros, Behring, Yasbek, Demo, dentre outros, para nortear teoricamente esta produção. A Pesquisa foi desenvolvida a partir da concepção dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil. Delimitamos o estudo aos estudantes do curso de engenharia agronômica pela relevância que o curso tem no campus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental. O objetivo geral foi verificar como os estudantes compreendem a assistência estudantil que é ofertada a eles. A análise dos dados foi realizada por meio de tabelas e a apresentação dos dados didaticamente dividida em dois tópicos. A pesquisa apontou que os estudantes têm pouca clareza do que é o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que há dificuldades na operacionalização do programa no Campus, principalmente no que se refere aos valores, processo seletivo e prazos. Apesar das dificuldades apontadas, os estudantes preferem a oferta da assistência estudantil na modalidade de auxílios.
publishDate 2017
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