Perfil da formação continuada e autoavaliação de competências docentes na Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Janaína da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13081
Resumo: Pensar em formação continuada exige obrigatoriamente relacioná-la com as transformações políticas ocorridas nos últimos tempos na sociedade e com a consequente reforma educacional no campo do ensino e da formação. Neste contexto, a formação continuada passa a ser vista como uma das possibilidades mais viáveis para a inserção dos professores em uma realidade educacional em constante transformação, que os auxiliará a enfrentar os problemas encontrados na realidade escolar. Porém, na atualidade, a formação continuada desconsidera as necessidades e experiências vividas pelos professores e tem voltado o foco ao atendime nto de necessidades externas ao professor e a escola. A formação continuada é condição para o professor desenvolver as competências necessárias para atuar de maneira crítica e reflexiva diante dos problemas encontrados em sua prática. Dessa for ma, considera-se imprescindível investigar a realidade da formação continuada, bem como as áreas e competências de ensino avaliadas com maior ou menor domínio pelos professores de Educação Física. O objetivo da pesquisa foi descrever e caracterizar o perfil de formação continuada de professores de Educação Física em distintos estágios da carreira e a autoavaliação sobre suas competências de ensino em áreas de conhecimento necessárias a docência em Educação Física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. Participaram da pesquisa 131 professores do ensino básico da rede pública do Rio de Janeiro. Os professores experientes (n=32) e iniciantes (n=30) foram selecionados pelo tempo de experiência no ensino. Os dados foram coletados por meio do “Questionário de Caracterização da Formação Continuada e Autoavaliação de Competências Pedagógicas em Educação Física”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e as comparações por meio de comparação entre médias e qui-quadrado. Observou-se que apesar da participação em muitas modalidades de caráter compulsório e superficiais, estas não foram valorizadas na mesma medida pelos professores como são pelos sistemas de ensino. Ainda que em pequena medida, verificou-se a ocorrência de formações centradas na escola, as quais os professores atribuíram grande valorização. A maioria dos professores valorizaram ações de formações como a especialização, o mestrado e o doutorado, além de priorizarem a formação na área pedagógica, em que se encontra a maior frequência de participação. Em relação ao perfil de formação continuada, a comparação de professores experientes e iniciantes indicou diferença significativa apenas na frequência a palestras (t=-2,65; p=.01). As avaliações de professores experientes e iniciantes sobre as competências de ensino se diferenciaram significativamente (p≤.05) em seis das nove áreas de conhecimento, e em 12 das 24 competências de ensino analisadas, com os menores graus caracterizando os iniciantes. Apesar disso, a autoavaliação dos experientes também mostrou margens para o contínuo desenvolvimento das competências de ensino. A experiência foi uma variável fundamental às diferenças encontradas. As autoavaliações foram menores nas áreas de Tecnologia e Reflexão e, por isso, entendidas como merecedoras de investimento em formação. A autoavaliação dos professores fornece pistas de suas necessidades de formação e pode nortear políticas de formação continuada nesta área disciplinar.
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spelling Ferreira, Janaína da SilvaSantos, José Henrique dosSantos, José Henrique dosPletsch, Márcia DeniseNascimento, Ronaldo Joséhttp://lattes.cnpq.br/12885368532235852023-12-22T02:40:24Z2023-12-22T02:40:24Z2012-08-31FERREIRA, Janaína da Silva. Perfil da formação continuada e autoavaliação de competências docentes na Educação Física Escolar. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13081Pensar em formação continuada exige obrigatoriamente relacioná-la com as transformações políticas ocorridas nos últimos tempos na sociedade e com a consequente reforma educacional no campo do ensino e da formação. Neste contexto, a formação continuada passa a ser vista como uma das possibilidades mais viáveis para a inserção dos professores em uma realidade educacional em constante transformação, que os auxiliará a enfrentar os problemas encontrados na realidade escolar. Porém, na atualidade, a formação continuada desconsidera as necessidades e experiências vividas pelos professores e tem voltado o foco ao atendime nto de necessidades externas ao professor e a escola. A formação continuada é condição para o professor desenvolver as competências necessárias para atuar de maneira crítica e reflexiva diante dos problemas encontrados em sua prática. Dessa for ma, considera-se imprescindível investigar a realidade da formação continuada, bem como as áreas e competências de ensino avaliadas com maior ou menor domínio pelos professores de Educação Física. O objetivo da pesquisa foi descrever e caracterizar o perfil de formação continuada de professores de Educação Física em distintos estágios da carreira e a autoavaliação sobre suas competências de ensino em áreas de conhecimento necessárias a docência em Educação Física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. Participaram da pesquisa 131 professores do ensino básico da rede pública do Rio de Janeiro. Os professores experientes (n=32) e iniciantes (n=30) foram selecionados pelo tempo de experiência no ensino. Os dados foram coletados por meio do “Questionário de Caracterização da Formação Continuada e Autoavaliação de Competências Pedagógicas em Educação Física”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e as comparações por meio de comparação entre médias e qui-quadrado. Observou-se que apesar da participação em muitas modalidades de caráter compulsório e superficiais, estas não foram valorizadas na mesma medida pelos professores como são pelos sistemas de ensino. Ainda que em pequena medida, verificou-se a ocorrência de formações centradas na escola, as quais os professores atribuíram grande valorização. A maioria dos professores valorizaram ações de formações como a especialização, o mestrado e o doutorado, além de priorizarem a formação na área pedagógica, em que se encontra a maior frequência de participação. Em relação ao perfil de formação continuada, a comparação de professores experientes e iniciantes indicou diferença significativa apenas na frequência a palestras (t=-2,65; p=.01). As avaliações de professores experientes e iniciantes sobre as competências de ensino se diferenciaram significativamente (p≤.05) em seis das nove áreas de conhecimento, e em 12 das 24 competências de ensino analisadas, com os menores graus caracterizando os iniciantes. Apesar disso, a autoavaliação dos experientes também mostrou margens para o contínuo desenvolvimento das competências de ensino. A experiência foi uma variável fundamental às diferenças encontradas. As autoavaliações foram menores nas áreas de Tecnologia e Reflexão e, por isso, entendidas como merecedoras de investimento em formação. A autoavaliação dos professores fornece pistas de suas necessidades de formação e pode nortear políticas de formação continuada nesta área disciplinar.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAnalyze the continuing education demands relate it with the political changes in recent times in society and the consequent educational reform in the field of education and training. In this context, continuing education is seen as one of the most viable options for entering teachers in a changing educational environment, that will help to address the problems encountered in the school. But today, continuing education disregards the needs and experiences of the teachers, and the focus has returned to compliance with external requirements to the teacher and the school. Continuing education is a prerequisite for the teacher to develop the skills needed to work critically and reflectively on the problems encountered in their practice. Thus, it is essential to investigate the reality of continued training of physical education teachers, as well as how they perceive their own level of mastery of teaching skills. The objective of the research was to describe and characterize the profile of continuing education physical education teachers in different stages of his career and self-assessment of their teaching skills in the areas of knowledge required for teaching in Physical Education. The study design was quantitative, descriptive and comparative. Participants were 131 public school teachers in Rio de Janeiro. Experienced teachers (n = 32) and novice (n = 30) were selected based on their teaching experience. Data were collected through questionnaire denominated Characterization of Continuing Education and Self-Assessment of Pedagogical Competencies in Physical Education. Data analysis was conducted using descriptive statistics and comparisons by comparing means and chi-square. It was observed that despite the participation in training compulsory and superficial, the teachers did not value the same way that school systems. though in small measure, we identified the occurrence of training focused on school, which teachers attributed great value. Most teachers valued actions formations such as specialization, masters and doctorate, and prioritize training in the pedagogical area, in which it found the highest frequency of interest. Regarding the profile of continuing education, the comparison of novice and experienced teachers indicated a significant difference only in the lectures frequency (t = -2.65, p = .01). The evaluations of experienced teachers and beginners on teaching skills differed significantly (p ≤ .05) in six of the nine knowledge areas, and 12 of the 24 teaching competencies analyzed, with lesser degrees characterizing beginners. Nevertheless, self-assessment of experienced teachers also showed margins for the continuing development of teaching skills. The experience was a key variable to the differences found. The self-assessments were lower in the areas of Technology and reflection and, therefore, seen as worthy of investment in training. The self-evaluation of teachers provides clues of training needs and can guide policies for continuing education in this subject area. Keywords: Continuous Formation, Physical Education, Teaching Practiceapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoFormação ContinuadaEducação FísicaCompetências de EnsinoContinuous FormationPhysical EducationEducaçãoPerfil da formação continuada e autoavaliação de competências docentes na Educação Física EscolarProfile of continuous formation and self-assessment of skills teaching in School Physical Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBERTANI, H. M.. A formação contínua de professores nos trabalhos de pós-graduação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 22. , 1999, Caxambu. Anais... Minas Gerais:1999. ALVES, W. F. A organização do trabalho pedagógico na Formação continuada em Educação Física escolar: Para além do paradigma conservador. 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description Pensar em formação continuada exige obrigatoriamente relacioná-la com as transformações políticas ocorridas nos últimos tempos na sociedade e com a consequente reforma educacional no campo do ensino e da formação. Neste contexto, a formação continuada passa a ser vista como uma das possibilidades mais viáveis para a inserção dos professores em uma realidade educacional em constante transformação, que os auxiliará a enfrentar os problemas encontrados na realidade escolar. Porém, na atualidade, a formação continuada desconsidera as necessidades e experiências vividas pelos professores e tem voltado o foco ao atendime nto de necessidades externas ao professor e a escola. A formação continuada é condição para o professor desenvolver as competências necessárias para atuar de maneira crítica e reflexiva diante dos problemas encontrados em sua prática. Dessa for ma, considera-se imprescindível investigar a realidade da formação continuada, bem como as áreas e competências de ensino avaliadas com maior ou menor domínio pelos professores de Educação Física. O objetivo da pesquisa foi descrever e caracterizar o perfil de formação continuada de professores de Educação Física em distintos estágios da carreira e a autoavaliação sobre suas competências de ensino em áreas de conhecimento necessárias a docência em Educação Física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. Participaram da pesquisa 131 professores do ensino básico da rede pública do Rio de Janeiro. Os professores experientes (n=32) e iniciantes (n=30) foram selecionados pelo tempo de experiência no ensino. Os dados foram coletados por meio do “Questionário de Caracterização da Formação Continuada e Autoavaliação de Competências Pedagógicas em Educação Física”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e as comparações por meio de comparação entre médias e qui-quadrado. Observou-se que apesar da participação em muitas modalidades de caráter compulsório e superficiais, estas não foram valorizadas na mesma medida pelos professores como são pelos sistemas de ensino. Ainda que em pequena medida, verificou-se a ocorrência de formações centradas na escola, as quais os professores atribuíram grande valorização. A maioria dos professores valorizaram ações de formações como a especialização, o mestrado e o doutorado, além de priorizarem a formação na área pedagógica, em que se encontra a maior frequência de participação. Em relação ao perfil de formação continuada, a comparação de professores experientes e iniciantes indicou diferença significativa apenas na frequência a palestras (t=-2,65; p=.01). As avaliações de professores experientes e iniciantes sobre as competências de ensino se diferenciaram significativamente (p≤.05) em seis das nove áreas de conhecimento, e em 12 das 24 competências de ensino analisadas, com os menores graus caracterizando os iniciantes. Apesar disso, a autoavaliação dos experientes também mostrou margens para o contínuo desenvolvimento das competências de ensino. A experiência foi uma variável fundamental às diferenças encontradas. As autoavaliações foram menores nas áreas de Tecnologia e Reflexão e, por isso, entendidas como merecedoras de investimento em formação. A autoavaliação dos professores fornece pistas de suas necessidades de formação e pode nortear políticas de formação continuada nesta área disciplinar.
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