As juventudes e suas corporeidades no cotidiano de uma escola pública de Seropédica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Singulani, Amanda Macedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12999
Resumo: Este trabalho tem como objetivo evidenciar as práticas juvenis entrelaçando dois temas de grande relevância na contemporaneidade: corporeidades e juventudes. O intuito é de possibilitar outras formas de intervenção nas escolas sugerindo um diálogo profícuo entre ela e os fluxos identitários expressos pelas corporeidades dos jovens da escola escolhida que indicam formas de serem jovens na contemporaneidade. Para isto, durante quatro meses foram feitas visitas ao cotidiano escolar das aulas de educação física de uma escola da rede pública do município de Seropédica. Fundamentada no Método com os Cotidianos busquei nos acontecimentos mais casuais do dia-a-dia, nas imagens e nas falas dos jovens daquele contexto escolar, indícios que pudessem revelar as práticas consideradas importantes para a vida deles. Busquei nos chamados Estudos Culturais as bases que necessitava para valorizar e reconhecer as incontáveis diferenças culturais e os diversos desenvolvimentos dos seres humanos sinalizando suas riquezas e pertinências para o ambiente escolar. No decorrer da pesquisa fui percebendo a importância de explicitar alguns dos enfoques concedidos ao termo juventudes para esclarecer minha escolha por uma concepção de sentido múltiplo para o termo. Mergulhada na metodologia durante as visitas ao campo atinei para as falas dos sujeitos da pesquisa que manifestaram a insuficiência de conceber uma noção do termo juventudes cristalizada em faixas etárias. A discussão do termo corporeidade que concebe o corpo como um artefato cultural e lugar de produção de conhecimento contribuiu grandiosamente para que eu pudesse entender a centralidade do corpo na construção das identidades juvenis. Foi a partir de uma juventude interminável e de um corpo multidimensional que minha discussão se entrecruzou com duas práticas marcantes para compor as identidades e (ciber)identidades juvenis na contemporaneidade: as marcas e próteses corporais e o ciberespaço. A cibercultura prática de nossa cultura contemporânea alertou-me para a urgência em perceber que os espaços de conhecimento e aprendizado foram alargados para fora dos muros escolares tornando-se essencial a redefinição dos canais de comunicação entre educadores profissionais e os seus interlocutores. Contudo, acredito ser possível e necessário à escola encontrar perspectivas culturais e educacionais que propiciem novas temáticas com significados que levem em consideração os anseios dos estudantes, tornando-se assim em um espaço que contemple seu propósito de interação social
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O intuito é de possibilitar outras formas de intervenção nas escolas sugerindo um diálogo profícuo entre ela e os fluxos identitários expressos pelas corporeidades dos jovens da escola escolhida que indicam formas de serem jovens na contemporaneidade. Para isto, durante quatro meses foram feitas visitas ao cotidiano escolar das aulas de educação física de uma escola da rede pública do município de Seropédica. Fundamentada no Método com os Cotidianos busquei nos acontecimentos mais casuais do dia-a-dia, nas imagens e nas falas dos jovens daquele contexto escolar, indícios que pudessem revelar as práticas consideradas importantes para a vida deles. Busquei nos chamados Estudos Culturais as bases que necessitava para valorizar e reconhecer as incontáveis diferenças culturais e os diversos desenvolvimentos dos seres humanos sinalizando suas riquezas e pertinências para o ambiente escolar. No decorrer da pesquisa fui percebendo a importância de explicitar alguns dos enfoques concedidos ao termo juventudes para esclarecer minha escolha por uma concepção de sentido múltiplo para o termo. Mergulhada na metodologia durante as visitas ao campo atinei para as falas dos sujeitos da pesquisa que manifestaram a insuficiência de conceber uma noção do termo juventudes cristalizada em faixas etárias. A discussão do termo corporeidade que concebe o corpo como um artefato cultural e lugar de produção de conhecimento contribuiu grandiosamente para que eu pudesse entender a centralidade do corpo na construção das identidades juvenis. Foi a partir de uma juventude interminável e de um corpo multidimensional que minha discussão se entrecruzou com duas práticas marcantes para compor as identidades e (ciber)identidades juvenis na contemporaneidade: as marcas e próteses corporais e o ciberespaço. A cibercultura prática de nossa cultura contemporânea alertou-me para a urgência em perceber que os espaços de conhecimento e aprendizado foram alargados para fora dos muros escolares tornando-se essencial a redefinição dos canais de comunicação entre educadores profissionais e os seus interlocutores. Contudo, acredito ser possível e necessário à escola encontrar perspectivas culturais e educacionais que propiciem novas temáticas com significados que levem em consideração os anseios dos estudantes, tornando-se assim em um espaço que contemple seu propósito de interação socialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis search aims to highlight the young practical contemporary intertwining two themes of relevance in contemporary society: corporeality and youths. The intent is to allow other forms of intervention in schools suggests a fruitful dialogue between it and the identity expressed by corporeality flows from school choice that indicate ways to be young nowadays. For this, for four months were made daily visits to the school of physical education classes in a public school in the city of Seropédica. Based on the Method everyday I looked at the events in more casual day-to-day, in images and words of young people that school context clues that might reveal the practices that are considered important to them. I searched in Cultural Studies called the bases it needed to appreciate and recognize the countless cultural differences and the various developments of humans signaling their wealth and pertinence to the school environment. During the research I realized the importance of clarifying some of the approaches to the term given to youths to clarify my choice for a design of multiple meaning of the term. Dipped in methodology during the field visits chance provided me for the speech of the subjects who showed the inadequacy of conceiving a notion of the term youth crystallized in ages. The discussion of the term embodiment that conceives the body as cultural artifact and a place of knowledge production has contributed greatly to what I could understand the centrality of the body in the construction of youth identities. It was from an Endless Youth and a multidimensional body that my discussion is intersected with two outstanding practices to form identities and (cyber) in contemporary youth identities, brands and body prosthetics and cyberspace. Cyberculture practice of our contemporary culture alerted me to the urgent need to realize that the spaces of knowledge and learning have been extended outside the school walls making it essential to redefine the lines of communication between professional educators and their partners. However, I believe is possible and necessary to meet school educational and cultural perspectives that provide new meanings with themes that take into account the wishes of students, making it into a space that includes its purpose of social interaction.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuCulturas JuvenisIdentidadesCorporeidadesYouth CulturesIdentitiesEmbodimentEducaçãoAs juventudes e suas corporeidades no cotidiano de uma escola pública de Seropédica"The youths and their corporeality in daily school at Seropédica’s public school."info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni (org.) Retratos da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008. ______. Cenas Juvenis. 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Youth Cultures
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Educação
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description Este trabalho tem como objetivo evidenciar as práticas juvenis entrelaçando dois temas de grande relevância na contemporaneidade: corporeidades e juventudes. O intuito é de possibilitar outras formas de intervenção nas escolas sugerindo um diálogo profícuo entre ela e os fluxos identitários expressos pelas corporeidades dos jovens da escola escolhida que indicam formas de serem jovens na contemporaneidade. Para isto, durante quatro meses foram feitas visitas ao cotidiano escolar das aulas de educação física de uma escola da rede pública do município de Seropédica. Fundamentada no Método com os Cotidianos busquei nos acontecimentos mais casuais do dia-a-dia, nas imagens e nas falas dos jovens daquele contexto escolar, indícios que pudessem revelar as práticas consideradas importantes para a vida deles. Busquei nos chamados Estudos Culturais as bases que necessitava para valorizar e reconhecer as incontáveis diferenças culturais e os diversos desenvolvimentos dos seres humanos sinalizando suas riquezas e pertinências para o ambiente escolar. No decorrer da pesquisa fui percebendo a importância de explicitar alguns dos enfoques concedidos ao termo juventudes para esclarecer minha escolha por uma concepção de sentido múltiplo para o termo. Mergulhada na metodologia durante as visitas ao campo atinei para as falas dos sujeitos da pesquisa que manifestaram a insuficiência de conceber uma noção do termo juventudes cristalizada em faixas etárias. A discussão do termo corporeidade que concebe o corpo como um artefato cultural e lugar de produção de conhecimento contribuiu grandiosamente para que eu pudesse entender a centralidade do corpo na construção das identidades juvenis. Foi a partir de uma juventude interminável e de um corpo multidimensional que minha discussão se entrecruzou com duas práticas marcantes para compor as identidades e (ciber)identidades juvenis na contemporaneidade: as marcas e próteses corporais e o ciberespaço. A cibercultura prática de nossa cultura contemporânea alertou-me para a urgência em perceber que os espaços de conhecimento e aprendizado foram alargados para fora dos muros escolares tornando-se essencial a redefinição dos canais de comunicação entre educadores profissionais e os seus interlocutores. Contudo, acredito ser possível e necessário à escola encontrar perspectivas culturais e educacionais que propiciem novas temáticas com significados que levem em consideração os anseios dos estudantes, tornando-se assim em um espaço que contemple seu propósito de interação social
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