Escolas do campo, memórias, paisagem geográfica em Nova Iguaçu e reserva biológica de Tinguá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12693
Resumo: A preservação da Memória cultural no Brasil é um tema bastante complexo, pois demanda uma série de fatores, interesses, agentes (públicos e privados) entre outros. Neste sentido, a rememoração configura-se num aspecto relevante, pois traz à tona os saberes culturais dos oprimidos, historicamente, silenciados pela a cultura hegemônica dos opressores. Tais aspectos que denotam estas disputas mnemônicas são perceptíveis em diversos espaços: políticos, econômicos, socioculturais e geográficos. Frente a este processo, as escolas do campo configuram-se em espaços de resistência, na medida em que, para sobreviverem, tornase sine qua non a busca incansável pela rememoração, preservação e continuidade cultual dos seus sujeitos, a partir dos aspectos metodológicos da Educação do Campo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, através do estudo de parte da memória da Escola Municipal Vale do Tinguá, unidade de ensino da rede do município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, a importância da Educação do Campo para os sujeitos da comunidade da região de Tinguá. Pelo fato de estar localizada nas proximidades da Reserva Biológica de mesmo nome, região documentalmente essencial para processo de formação histórica do Brasil, foi abordado, também, como base teórica, o conceito de Paisagem Geográfica o qual apresenta a importância da interação entre os aspectos fisionômicos e naturais com os aspectos historicossociais. O estudo foi realizado através do levantamento documental, iconográfico, bibliográfico e de história oral sobre a referida escola, a cidade de Nova Iguaçu e o contexto da Educação do Campo no Brasil. Além disso, contribuíram na elaboração do estudo, entrevistas de sujeitos que participaram ativamente da construção histórica tanto da escola quanto do município. Por fim, os conceitos de Memória e Paisagem Geográfica contribuíram no sentido de propor uma reflexão sobre a importância do resgate, da valorização e da manutenção dos saberes dos atores do meio rural a partir da perspectiva holística da Educação do Campo, pois por se configurar num campo epistemológico enriquecido de saberes populares, tais conhecimentos propiciam um maior sentido aos seus sujeitos, por cingir a realidade do meio em que vivem, contrariando e resistindo o sistema urbanoeducacional do grande capital que busca soterrar a cultura tradicional campesina através da padronização curricular.
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Neste sentido, a rememoração configura-se num aspecto relevante, pois traz à tona os saberes culturais dos oprimidos, historicamente, silenciados pela a cultura hegemônica dos opressores. Tais aspectos que denotam estas disputas mnemônicas são perceptíveis em diversos espaços: políticos, econômicos, socioculturais e geográficos. Frente a este processo, as escolas do campo configuram-se em espaços de resistência, na medida em que, para sobreviverem, tornase sine qua non a busca incansável pela rememoração, preservação e continuidade cultual dos seus sujeitos, a partir dos aspectos metodológicos da Educação do Campo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, através do estudo de parte da memória da Escola Municipal Vale do Tinguá, unidade de ensino da rede do município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, a importância da Educação do Campo para os sujeitos da comunidade da região de Tinguá. Pelo fato de estar localizada nas proximidades da Reserva Biológica de mesmo nome, região documentalmente essencial para processo de formação histórica do Brasil, foi abordado, também, como base teórica, o conceito de Paisagem Geográfica o qual apresenta a importância da interação entre os aspectos fisionômicos e naturais com os aspectos historicossociais. O estudo foi realizado através do levantamento documental, iconográfico, bibliográfico e de história oral sobre a referida escola, a cidade de Nova Iguaçu e o contexto da Educação do Campo no Brasil. Além disso, contribuíram na elaboração do estudo, entrevistas de sujeitos que participaram ativamente da construção histórica tanto da escola quanto do município. Por fim, os conceitos de Memória e Paisagem Geográfica contribuíram no sentido de propor uma reflexão sobre a importância do resgate, da valorização e da manutenção dos saberes dos atores do meio rural a partir da perspectiva holística da Educação do Campo, pois por se configurar num campo epistemológico enriquecido de saberes populares, tais conhecimentos propiciam um maior sentido aos seus sujeitos, por cingir a realidade do meio em que vivem, contrariando e resistindo o sistema urbanoeducacional do grande capital que busca soterrar a cultura tradicional campesina através da padronização curricular.CAPESThe preservation of Cultural Memory in Brazil is a very complex subject, because it demands a series of factors, interests, agents (public and private), among others. In this sense, recollection is a relevant aspect, because it brings to the fore the cultural knowledge of the oppressed, historically silenced by the hegemonic culture of the oppressors. Such aspects that denote these mnemonic disputes are perceptible in several spaces: political, economic, sociocultural and geographical. Faced with this process, the rural schools are confined to spaces of resistance, since, in order to survive, it becomes sine qua non the relentless search for remembrance, preservation and cultual continuity of its subjects, from the methodological aspects of Field Education. Thus, the present research aims to understand, through the study of part of the memory of the Municipal School Vale do Tinguá, teaching unit of the network of the municipality of Nova Iguaçu, in the State of Rio de Janeiro, the importance of Field Education for subjects of the Tinguá region community. Because it is located in the vicinity of the Biological Reserve of the same name, a documentary region essential for the historical formation process of Brazil, the concept of Geographic Landscape was also approached as a theoretical basis, which presents the importance of the interaction between the physiognomic aspects natural and historical aspects. The study was carried out through a documentary, iconographic, bibliographic and oral history survey about the mentioned school, the city of Nova Iguaçu and the context of Field Education in Brazil. In addition, they contributed in the preparation of the study, interviews of subjects who participated actively in the historical construction of both the school and the municipality. Finally, the concepts of Memory and Geographic Landscape contributed to reflect on the importance of recovering, valuing and maintaining the knowledge of rural actors from the holistic perspective of Field Education. an epistemological field enriched with popular knowledge, such knowledge provides a greater sense to its subjects, by narrowing the reality of the environment in which they live, opposing and resisting the urban-educational system of the great capital that seeks to bury traditional peasant culture through curricular standardization.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação do campoMemóriaPaisagem geográficaTinguáNova IguaçuGeographic landscapeTinguáNew IguaçuField educationMemoryAgronomiaEducaçãoEscolas do campo, memórias, paisagem geográfica em Nova Iguaçu e reserva biológica de Tinguá.Country schools, memories, geographic landscape in Nova Iguaçu and biological reserve of Tinguá.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENTEJANO P. 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Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira do
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description A preservação da Memória cultural no Brasil é um tema bastante complexo, pois demanda uma série de fatores, interesses, agentes (públicos e privados) entre outros. Neste sentido, a rememoração configura-se num aspecto relevante, pois traz à tona os saberes culturais dos oprimidos, historicamente, silenciados pela a cultura hegemônica dos opressores. Tais aspectos que denotam estas disputas mnemônicas são perceptíveis em diversos espaços: políticos, econômicos, socioculturais e geográficos. Frente a este processo, as escolas do campo configuram-se em espaços de resistência, na medida em que, para sobreviverem, tornase sine qua non a busca incansável pela rememoração, preservação e continuidade cultual dos seus sujeitos, a partir dos aspectos metodológicos da Educação do Campo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, através do estudo de parte da memória da Escola Municipal Vale do Tinguá, unidade de ensino da rede do município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, a importância da Educação do Campo para os sujeitos da comunidade da região de Tinguá. Pelo fato de estar localizada nas proximidades da Reserva Biológica de mesmo nome, região documentalmente essencial para processo de formação histórica do Brasil, foi abordado, também, como base teórica, o conceito de Paisagem Geográfica o qual apresenta a importância da interação entre os aspectos fisionômicos e naturais com os aspectos historicossociais. O estudo foi realizado através do levantamento documental, iconográfico, bibliográfico e de história oral sobre a referida escola, a cidade de Nova Iguaçu e o contexto da Educação do Campo no Brasil. Além disso, contribuíram na elaboração do estudo, entrevistas de sujeitos que participaram ativamente da construção histórica tanto da escola quanto do município. Por fim, os conceitos de Memória e Paisagem Geográfica contribuíram no sentido de propor uma reflexão sobre a importância do resgate, da valorização e da manutenção dos saberes dos atores do meio rural a partir da perspectiva holística da Educação do Campo, pois por se configurar num campo epistemológico enriquecido de saberes populares, tais conhecimentos propiciam um maior sentido aos seus sujeitos, por cingir a realidade do meio em que vivem, contrariando e resistindo o sistema urbanoeducacional do grande capital que busca soterrar a cultura tradicional campesina através da padronização curricular.
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