O paradigma do desenvolvimento rural sustentável na prática educativa do IF Goiano – Campus Ceres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12559 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi o de investigar como o IF Goiano- Campus Ceres vem utilizando a educação em prol do desenvolvimento rural sustentável, analisar se o ensino oferecido está em consonância com as diretrizes e concepções declaradas nos documentos oficiais dos IF´s, bem como analisar a agroecologia como base orientadora das práticas pedagógicas nesta instituição, tendo em vista a importância direta da formação dos profissionais das ciências agrárias na consolidação do paradigma de desenvolvimento sustentável, baseado nos valores da soberania alimentar e da agroecologia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, a partir de um estudo exploratório-descritivo, onde os procedimentos para a sua realização foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas, roda de conversa e observação. Os instrumentos buscaram colher informações que possibilitassem verificar os objetivos da pesquisa, levantando informações sobre a formação agroecológica dos cursos de ciências agrárias, de sua responsabilidade no desenvolvimento regional sustentável, e sobre as dificuldades e desafios na aplicação do novo paradigma de desenvolvimento rural nas suas práticas pedagógicas. Os resultados coletados nos permitiram perceber que, apesar de alguns esforços individuais de docentes e estudantes, a formação agrícola oferecida no Campus Ceres permanece alinhada à lógica da agricultura moderna, sendo este o modelo balizador da maior parte das práticas pedagógicas ali desenvolvidas, ficando o ideário da sustentabilidade e da agroecologia restritos aos documentos legais |
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Mendes, Fabiana Ramos HasselSoares, Ana Maria Dantas120.078.891-53https://orcid.org/0000-0003-2991-7106http://lattes.cnpq.br/3776117532043539Soares, Ana Maria Dantas120.078.891-53https://orcid.org/0000-0003-2991-7106http://lattes.cnpq.br/3776117532043539Estolano, Lilian Couto Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/8241978928027519Barbé, Luciane da Costahttps://orcid.org/0000-0002-1735-6391http://lattes.cnpq.br/9481836509475162005.886.891-53http://lattes.cnpq.br/77522419880353312023-12-22T02:11:40Z2023-12-22T02:11:40Z2020-11-18MENDES, Fabiana Ramos Hassel. O paradigma do desenvolvimento rural sustentável na prática educativa do IF Goiano – Campus Ceres. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12559O objetivo desta pesquisa foi o de investigar como o IF Goiano- Campus Ceres vem utilizando a educação em prol do desenvolvimento rural sustentável, analisar se o ensino oferecido está em consonância com as diretrizes e concepções declaradas nos documentos oficiais dos IF´s, bem como analisar a agroecologia como base orientadora das práticas pedagógicas nesta instituição, tendo em vista a importância direta da formação dos profissionais das ciências agrárias na consolidação do paradigma de desenvolvimento sustentável, baseado nos valores da soberania alimentar e da agroecologia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, a partir de um estudo exploratório-descritivo, onde os procedimentos para a sua realização foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas, roda de conversa e observação. Os instrumentos buscaram colher informações que possibilitassem verificar os objetivos da pesquisa, levantando informações sobre a formação agroecológica dos cursos de ciências agrárias, de sua responsabilidade no desenvolvimento regional sustentável, e sobre as dificuldades e desafios na aplicação do novo paradigma de desenvolvimento rural nas suas práticas pedagógicas. Os resultados coletados nos permitiram perceber que, apesar de alguns esforços individuais de docentes e estudantes, a formação agrícola oferecida no Campus Ceres permanece alinhada à lógica da agricultura moderna, sendo este o modelo balizador da maior parte das práticas pedagógicas ali desenvolvidas, ficando o ideário da sustentabilidade e da agroecologia restritos aos documentos legaisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aimed to investigate how the IF Goiano-Campus Ceres has been using education in favor of sustainable rural development, analyzing whether the education offered is in line with the guidelines and concepts stated in the official documents of the IF´s, as well as analyzing agroecology as a guiding basis for pedagogical practices in this institution, in view of the direct importance of training professionals in agrarian sciences in the consolidation of the sustainable development paradigm, based on the values of food sovereignty and agroecology. The research approach was qualitative, It based on an exploratory-descriptive study, where the procedures for its realization were: bibliographic research, document analysis, interviews, conversation and observation. The instruments had sought to collect information that would make it possible to verify the objectives of the research, raising information on the agroecological training of agricultural science courses, on their responsibility for sustainable regional development, and on the difficulties and challenges in applying the new rural development paradigm in their practices. pedagogical. The collected results allowed us to realize that, despite some individual efforts by teachers and students, the agricultural training offered at the Ceres Campus remains aligned with the logic of modern agriculture, this being the guiding model of most of the pedagogical practices developed there, becoming the ideal of sustainability and agroecology restricted to legal documentsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação agrícolaAgroecologiaPráticas pedagógicasAgricultural education.AgroecologyPedagogical practicesEducaçãoO paradigma do desenvolvimento rural sustentável na prática educativa do IF Goiano – Campus CeresThe paradigm of sustainable rural development in the educational practice of the IF Goiano - Campus Ceresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALAMI, S. et al. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010. 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O objetivo desta pesquisa foi o de investigar como o IF Goiano- Campus Ceres vem utilizando a educação em prol do desenvolvimento rural sustentável, analisar se o ensino oferecido está em consonância com as diretrizes e concepções declaradas nos documentos oficiais dos IF´s, bem como analisar a agroecologia como base orientadora das práticas pedagógicas nesta instituição, tendo em vista a importância direta da formação dos profissionais das ciências agrárias na consolidação do paradigma de desenvolvimento sustentável, baseado nos valores da soberania alimentar e da agroecologia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, a partir de um estudo exploratório-descritivo, onde os procedimentos para a sua realização foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas, roda de conversa e observação. Os instrumentos buscaram colher informações que possibilitassem verificar os objetivos da pesquisa, levantando informações sobre a formação agroecológica dos cursos de ciências agrárias, de sua responsabilidade no desenvolvimento regional sustentável, e sobre as dificuldades e desafios na aplicação do novo paradigma de desenvolvimento rural nas suas práticas pedagógicas. Os resultados coletados nos permitiram perceber que, apesar de alguns esforços individuais de docentes e estudantes, a formação agrícola oferecida no Campus Ceres permanece alinhada à lógica da agricultura moderna, sendo este o modelo balizador da maior parte das práticas pedagógicas ali desenvolvidas, ficando o ideário da sustentabilidade e da agroecologia restritos aos documentos legais |
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