Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces entre educação especial e educação do campo quilombola no município de Posse/GO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12754 |
Resumo: | Observando os dados apresentados no site oficial do Censo escolar 2010, analisamos a caracterização/implementação das Políticas públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva em sua interface com a Educação do Campo, na realidade do município Posse/GO. Atentando-se a políticas públicas já existentes, percebemos dispositivos legais que respaldam a problematização da interface entre Educação no Campo e Educação Especial. Este contexto é de grande relevância para a população do Nordeste Goiano, região habitada por pequenas comunidades remanescentes de quilombolas. No município de Posse, encontramos a Escola Municipal Carlos Bispo Alves, lócus desta pesquisa, que atende o povoado Cachimbo, composto por 53 moradias, habitadas por mais de uma família em cada. No ano 2017, foram cadastrados 261 (duzentos e sessenta e um) estudantes público-alvo da Educação Especial no Censo Escolar no município lócus do estudo. Os dados oficiais contemplam a região, no entanto, constatamos que a Educação Especial no campo sofre um silêncio histórico na produção cientifica voltada para a região. Por meio de pesquisa bibliográfica de publicações em banco de Teses da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica – OASISBR, Scientific Electronic Library Online – SciELO além do banco de produções acadêmicas do PPGEA da UFRRJ, observou-se o período dos últimos 5 anos, dentre estas foram selecionadas publicações que realizam a interface da Educação Inclusiva com a Educação do Campo, reduzindo assim o número para 19 publicações encontradas, identificando assim a pouca discussão da temática na área acadêmica porém empoderando ainda mais a importância da realização desta pesquisa. A presente dissertação teve como sujeitos os colaboradores da Escola Municipal Carlos Bispo Alves, em especial a coordenadora da escola e os professores atuantes na Educação Especial. Para discussão dos apontamentos utilizamos a Teoria Crítica como referencial teórico, recorrendo aos pensamentos de Theodor Adorno para embasar a discussão dos dados e indicadores, seus pensamentos se constituíram o próprio método da pesquisa. Nossos resultados apontaram que a Educação Especial na Escola Municipal Carlos Bispo na região de Posse, estado de Goiás se realiza de forma insuficiente, baseado no esforço da coordenadora e diretora em manter a escola funcionante, principalmente em aspectos de captação e utilização de recursos e alimentação dos alunos. O Atendimento Educacional Especializado ocorre de forma muita tímida, principalmente, em debelar as dificuldades dos alunos em relação a linguagem. Almejamos que a presente dissertação possa reafirmar a importância do debate sobre a Educação Especial no Campo no intuito de construir novas Políticas Públicas voltadas para o atendimento do público-alvo da pesquisa, trazendo dignidade e oportunidade de melhoria para a população especial campesina. Assim como, incentivem outros autores a percorrem os caminhos da Educação Especial no campo e ampliem as publicações cientificas sobre a temática |
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Gabriel, Diego Henrique MachadoDamasceno, Allan Rocha074.158.237-61https://orcid.org/0000-0003-0577-805Xhttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120Damasceno, Allan Rocha074.158.237-61https://orcid.org/0000-0003-0577-805Xhttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120Santos, Ramofly Bicalho doshttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481http://lattes.cnpq.br/3815218617988955Nozu, Washington Cesar Shoitihttps://orcid.org/0000-0003-1942-0390http://lattes.cnpq.br/4755838697434676028.521.061-08-2023-12-22T02:20:01Z2023-12-22T02:20:01Z2020-11-30GABRIEL, Diego Henrique Machado. Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces entre educação especial e educação do campo quilombola no município de Posse/GO. 2020.102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12754Observando os dados apresentados no site oficial do Censo escolar 2010, analisamos a caracterização/implementação das Políticas públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva em sua interface com a Educação do Campo, na realidade do município Posse/GO. Atentando-se a políticas públicas já existentes, percebemos dispositivos legais que respaldam a problematização da interface entre Educação no Campo e Educação Especial. Este contexto é de grande relevância para a população do Nordeste Goiano, região habitada por pequenas comunidades remanescentes de quilombolas. No município de Posse, encontramos a Escola Municipal Carlos Bispo Alves, lócus desta pesquisa, que atende o povoado Cachimbo, composto por 53 moradias, habitadas por mais de uma família em cada. No ano 2017, foram cadastrados 261 (duzentos e sessenta e um) estudantes público-alvo da Educação Especial no Censo Escolar no município lócus do estudo. Os dados oficiais contemplam a região, no entanto, constatamos que a Educação Especial no campo sofre um silêncio histórico na produção cientifica voltada para a região. Por meio de pesquisa bibliográfica de publicações em banco de Teses da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica – OASISBR, Scientific Electronic Library Online – SciELO além do banco de produções acadêmicas do PPGEA da UFRRJ, observou-se o período dos últimos 5 anos, dentre estas foram selecionadas publicações que realizam a interface da Educação Inclusiva com a Educação do Campo, reduzindo assim o número para 19 publicações encontradas, identificando assim a pouca discussão da temática na área acadêmica porém empoderando ainda mais a importância da realização desta pesquisa. A presente dissertação teve como sujeitos os colaboradores da Escola Municipal Carlos Bispo Alves, em especial a coordenadora da escola e os professores atuantes na Educação Especial. Para discussão dos apontamentos utilizamos a Teoria Crítica como referencial teórico, recorrendo aos pensamentos de Theodor Adorno para embasar a discussão dos dados e indicadores, seus pensamentos se constituíram o próprio método da pesquisa. Nossos resultados apontaram que a Educação Especial na Escola Municipal Carlos Bispo na região de Posse, estado de Goiás se realiza de forma insuficiente, baseado no esforço da coordenadora e diretora em manter a escola funcionante, principalmente em aspectos de captação e utilização de recursos e alimentação dos alunos. O Atendimento Educacional Especializado ocorre de forma muita tímida, principalmente, em debelar as dificuldades dos alunos em relação a linguagem. Almejamos que a presente dissertação possa reafirmar a importância do debate sobre a Educação Especial no Campo no intuito de construir novas Políticas Públicas voltadas para o atendimento do público-alvo da pesquisa, trazendo dignidade e oportunidade de melhoria para a população especial campesina. Assim como, incentivem outros autores a percorrem os caminhos da Educação Especial no campo e ampliem as publicações cientificas sobre a temáticaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorObserving the data presented in the official website of the 2010 School Census and Census, we seek to identify the characterization and implementation of Public Policies for Special Education within the scope of Inclusive Education and its interface between Special Education and Rural Education, in the reality of the municipality Posse / GO. Paying attention to existing public policies, we perceive legal provisions that support the problematization of the interface between Education in the Field and Special Education. This context is of great relevance for the population of Northeast Goiano, a region inhabited by several tribes from the remaining quilombola communities. In the municipality of Posse, we find the Carlos Bispo Alves Municipal School, the locus of this research, which serves the Cachimbo village, consisting of 56 houses, inhabited by more than one family in each. In 2017, 261 (two hundred and sixty-one) students were enrolled in the target audience of Special Education in the School Census in the municipality where the study was located. Official data include the region, however, we found that Special Education in the countryside suffers a historical silence in scientific production aimed at the region. Through bibliographic research of articles and theses in the Capes Thesis bank, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, Brazilian Portal for Open Access to Scientific Information - OASISBR, Scientific Electronic Library Online - SciELO in addition to the PPGEA thesis bank from UFRRJ, the period of the last 5 years was observed, among which were selected theses and articles that perform the interface between Inclusive Education and Rural Education, thus reducing the number to 19 publications found, thus identifying the little discussion of the theme in academic area but further empowering the importance of conducting this research. This thesis had as subjects the employees of the Carlos Bispo Alves Municipal School, in particular the school coordinator and the teachers working in Special Education. For discussion of the notes we used the Critical Theory as a theoretical framework, using the thoughts of Theodore Adorno to support the discussion of data and indicators, the philosopher's thoughts were the research method itself. Our results showed that Special Education at the Carlos Bispo Municipal School in the Posse region, state of Goiás, is insufficient, based on the coordinator and director's effort to keep the school functioning, especially in terms of raising and using resources and food. from the students. Specialized Educational Assistance occurs in a very timid way, mainly in resolving students' difficulties in relation to language. We hope that the present thesis can reaffirm the importance of the debate on Special Education in the Field in order to build new Public Policies aimed at serving the target audience of the research, bringing dignity and an opportunity for improvement for the special rural population. As well as, encourage other authors to follow the paths of Special Education in the field and raise scientific publications on the subjectapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação especialEducação no campoPolíticas educacionaisSpecial educationField educationPolicies educationalEducaçãoPolíticas públicas de educação inclusiva: interfaces entre educação especial e educação do campo quilombola no município de Posse/GOPublic policies for inclusive education: Interfaces of special education in rural education in the municipality of Posse - GOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, Ludwig Wiesengrund Theodor. Educação e emancipação. Editora Paz e Terra p. 66–87, 2012. Traduzido por MAAR, Wolfgang Leo. Acesso em: 16/05/2019. ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ADORNO, T. W. Notas marginais sobre teoria e práxis. 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Observando os dados apresentados no site oficial do Censo escolar 2010, analisamos a caracterização/implementação das Políticas públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva em sua interface com a Educação do Campo, na realidade do município Posse/GO. Atentando-se a políticas públicas já existentes, percebemos dispositivos legais que respaldam a problematização da interface entre Educação no Campo e Educação Especial. Este contexto é de grande relevância para a população do Nordeste Goiano, região habitada por pequenas comunidades remanescentes de quilombolas. No município de Posse, encontramos a Escola Municipal Carlos Bispo Alves, lócus desta pesquisa, que atende o povoado Cachimbo, composto por 53 moradias, habitadas por mais de uma família em cada. No ano 2017, foram cadastrados 261 (duzentos e sessenta e um) estudantes público-alvo da Educação Especial no Censo Escolar no município lócus do estudo. Os dados oficiais contemplam a região, no entanto, constatamos que a Educação Especial no campo sofre um silêncio histórico na produção cientifica voltada para a região. Por meio de pesquisa bibliográfica de publicações em banco de Teses da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica – OASISBR, Scientific Electronic Library Online – SciELO além do banco de produções acadêmicas do PPGEA da UFRRJ, observou-se o período dos últimos 5 anos, dentre estas foram selecionadas publicações que realizam a interface da Educação Inclusiva com a Educação do Campo, reduzindo assim o número para 19 publicações encontradas, identificando assim a pouca discussão da temática na área acadêmica porém empoderando ainda mais a importância da realização desta pesquisa. A presente dissertação teve como sujeitos os colaboradores da Escola Municipal Carlos Bispo Alves, em especial a coordenadora da escola e os professores atuantes na Educação Especial. Para discussão dos apontamentos utilizamos a Teoria Crítica como referencial teórico, recorrendo aos pensamentos de Theodor Adorno para embasar a discussão dos dados e indicadores, seus pensamentos se constituíram o próprio método da pesquisa. Nossos resultados apontaram que a Educação Especial na Escola Municipal Carlos Bispo na região de Posse, estado de Goiás se realiza de forma insuficiente, baseado no esforço da coordenadora e diretora em manter a escola funcionante, principalmente em aspectos de captação e utilização de recursos e alimentação dos alunos. O Atendimento Educacional Especializado ocorre de forma muita tímida, principalmente, em debelar as dificuldades dos alunos em relação a linguagem. Almejamos que a presente dissertação possa reafirmar a importância do debate sobre a Educação Especial no Campo no intuito de construir novas Políticas Públicas voltadas para o atendimento do público-alvo da pesquisa, trazendo dignidade e oportunidade de melhoria para a população especial campesina. Assim como, incentivem outros autores a percorrem os caminhos da Educação Especial no campo e ampliem as publicações cientificas sobre a temática |
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GABRIEL, Diego Henrique Machado. Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces entre educação especial e educação do campo quilombola no município de Posse/GO. 2020.102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
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