Consciência fonológica e ortografia: ensino dos grafemas <s> e <ss> em contexto intervocálico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Cristina Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15373
Resumo: Este estudo investiga o impacto de atividades de consciência fonológica na representação ortográfica de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A consciência fonológica é definida como uma competência metalinguística relacionada à capacidade de o aprendiz perceber, independente do significado, que a fala pode ser segmentada em unidades menores, possíveis de serem manipuladas. Observa-se, atualmente, que muitos alunos, por não terem uma consciência fonológica bem estimulada no período da alfabetização, chegam ao Ensino Fundamental II com muitas dificuldades em leitura e em escrita. Muitos chegam a esse nível de ensino sem escrever adequadamente – apresentando diversos desvios ortográficos – e com um letramento incipiente, que os torna incapazes de fazerem uso competente da leitura e da escrita em seu cotidiano e de se envolverem nessas práticas sociais. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica baseada na consciência fonológica, para a devida representação ortográfica em relações regulares contextuais de alunos pertencentes ao sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município do Rio de Janeiro. A fim de conduzir esta pesquisa, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: 1) desenvolver a consciência fonêmica, através da exploração do traço de sonoridade; 2) apontar a regularidade fonografêmica quanto ao uso dos grafemas <s> e <ss> em contexto intervocálico; 3) demonstrar que há regularidade para a leitura, entretanto, quanto à escrita, as relações são arbitrárias no contexto em estudo; e, finalmente, através das respostas dadas pelos alunos, 4) analisar se as atividades formuladas auxiliaram no reconhecimento da regularidade contextual identificada. Da análise dos dados, concluiu-se que alguns alunos, por apresentarem lacunas no desenvolvimento da consciência fonológica, inicialmente, tiveram dificuldades em realizar alguns exercícios propostos, principalmente os relacionados à elaboração de regras quanto ao uso dos grafemas <s> e <ss> em ambiente intervocálico. Entretanto, no decorrer da intervenção, constatou-se que atividades de consciência fonológica, mais especificamente de consciência fonêmica, auxiliam na aprendizagem das regularidades fonografêmicas contextuais.
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spelling Fernandes, Carla Cristina SilvaRoberto, Tania Mikaela Garcia826.254.509-59Roberto, Tania Mikaela GarciaSilveira, Eliete Figueira Batista daPereira, Marli Hermenegilda100.477.657-80http://lattes.cnpq.br/76027554998916462023-12-22T03:16:41Z2023-12-22T03:16:41Z2016-12-13FERNANDES, Carla Cristina Silva. Consciência fonológica e ortografia: ensino dos grafemas <s> e <ss> em contexto intervocálico. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15373Este estudo investiga o impacto de atividades de consciência fonológica na representação ortográfica de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A consciência fonológica é definida como uma competência metalinguística relacionada à capacidade de o aprendiz perceber, independente do significado, que a fala pode ser segmentada em unidades menores, possíveis de serem manipuladas. Observa-se, atualmente, que muitos alunos, por não terem uma consciência fonológica bem estimulada no período da alfabetização, chegam ao Ensino Fundamental II com muitas dificuldades em leitura e em escrita. Muitos chegam a esse nível de ensino sem escrever adequadamente – apresentando diversos desvios ortográficos – e com um letramento incipiente, que os torna incapazes de fazerem uso competente da leitura e da escrita em seu cotidiano e de se envolverem nessas práticas sociais. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica baseada na consciência fonológica, para a devida representação ortográfica em relações regulares contextuais de alunos pertencentes ao sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município do Rio de Janeiro. A fim de conduzir esta pesquisa, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: 1) desenvolver a consciência fonêmica, através da exploração do traço de sonoridade; 2) apontar a regularidade fonografêmica quanto ao uso dos grafemas <s> e <ss> em contexto intervocálico; 3) demonstrar que há regularidade para a leitura, entretanto, quanto à escrita, as relações são arbitrárias no contexto em estudo; e, finalmente, através das respostas dadas pelos alunos, 4) analisar se as atividades formuladas auxiliaram no reconhecimento da regularidade contextual identificada. Da análise dos dados, concluiu-se que alguns alunos, por apresentarem lacunas no desenvolvimento da consciência fonológica, inicialmente, tiveram dificuldades em realizar alguns exercícios propostos, principalmente os relacionados à elaboração de regras quanto ao uso dos grafemas <s> e <ss> em ambiente intervocálico. Entretanto, no decorrer da intervenção, constatou-se que atividades de consciência fonológica, mais especificamente de consciência fonêmica, auxiliam na aprendizagem das regularidades fonografêmicas contextuais.CAPESThis study investigates the impact of phonological awareness activities in the orthographic representation of students in the final years of elementary school. Phonological awareness is defined as a metalinguistic competence related to the ability of the learner to realize, regardless of meaning, speech can be segmented into smaller units, able to be manipulated. It is currently perceived that many students, because their phonological awareness and weak stimulation on their period of literacy, arrive at the Elementary School II with many difficulties in reading and writing. Many students get this level of education without writing properly - presenting several orthographic deviations - and an incipient literacy, which makes them unable to make competent use of reading and writing in their daily lives and to engage in these social practices. Thus, this research aims to create a proposal of educational intervention, based on phonological awareness, which contributes to the proper orthographic representation in contextual regular relations, of students belonging to the seventh year of elementary school of a public school in Rio de Janeiro. In order to conduct this research, the following specific objectives were established: 1) develop phonemic awareness, through the exploration of sound trace; 2) point the phonographemic regularity in the use of grapheme <s> and <ss> in intervocalic context; 3) demonstrate that there is regularity for reading, however, for writing, the relationships are arbitrary in the context under study; and finally through the answers given by the students, 4) analyse if the formulated activities supported the recognition of the identified contextual regularity. Based on data analysis, it was concluded that some students, because of their gaps in the development of phonological awareness, initially had difficulties in performing some exercises proposed, especially those related to the preparation of rules on the use of the grapheme <s> and <ss> in intervocalic context. However, during the intervention, it was found that phonological awareness activities, specifically phonemic awareness, help in learning contextual phonographemic regularities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisPhonological awarenessOrthographyPortuguese Language TeachingConsciência fonológicaOrtografiaEnsino de Língua PortuguesaLetrasConsciência fonológica e ortografia: ensino dos grafemas <s> e <ss> em contexto intervocálicoPhonological awareness and orthography: teaching of grapheme <s> and <ss> in intervocalic contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Ubiratã Kickhöfel. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, Regina et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 29-41, 2012. ANA. 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description Este estudo investiga o impacto de atividades de consciência fonológica na representação ortográfica de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A consciência fonológica é definida como uma competência metalinguística relacionada à capacidade de o aprendiz perceber, independente do significado, que a fala pode ser segmentada em unidades menores, possíveis de serem manipuladas. Observa-se, atualmente, que muitos alunos, por não terem uma consciência fonológica bem estimulada no período da alfabetização, chegam ao Ensino Fundamental II com muitas dificuldades em leitura e em escrita. Muitos chegam a esse nível de ensino sem escrever adequadamente – apresentando diversos desvios ortográficos – e com um letramento incipiente, que os torna incapazes de fazerem uso competente da leitura e da escrita em seu cotidiano e de se envolverem nessas práticas sociais. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica baseada na consciência fonológica, para a devida representação ortográfica em relações regulares contextuais de alunos pertencentes ao sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município do Rio de Janeiro. A fim de conduzir esta pesquisa, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: 1) desenvolver a consciência fonêmica, através da exploração do traço de sonoridade; 2) apontar a regularidade fonografêmica quanto ao uso dos grafemas <s> e <ss> em contexto intervocálico; 3) demonstrar que há regularidade para a leitura, entretanto, quanto à escrita, as relações são arbitrárias no contexto em estudo; e, finalmente, através das respostas dadas pelos alunos, 4) analisar se as atividades formuladas auxiliaram no reconhecimento da regularidade contextual identificada. Da análise dos dados, concluiu-se que alguns alunos, por apresentarem lacunas no desenvolvimento da consciência fonológica, inicialmente, tiveram dificuldades em realizar alguns exercícios propostos, principalmente os relacionados à elaboração de regras quanto ao uso dos grafemas <s> e <ss> em ambiente intervocálico. Entretanto, no decorrer da intervenção, constatou-se que atividades de consciência fonológica, mais especificamente de consciência fonêmica, auxiliam na aprendizagem das regularidades fonografêmicas contextuais.
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