A Educação para as relações étnico-raciais na cidade de Queimados: trajetória possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marlene de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13088
Resumo: Esta dissertação buscou identificar, analisar e caracterizar a existência ou não de uma política educacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais no município de Queimados. Descortinou-se a luta social contemporânea dos Movimentos Negros no campo da educação, o que resultou, no ano de 2003, na modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 10.639. A pesquisa apresenta algumas experiências da implementação da lei em diferentes espaços geográficos brasileiros ao longo desses 15 anos desde a sua aprovação. Considerando-se categorias de análise como raça, racismo e branquidade, foram utilizados alguns referenciais teóricos como Kabenguele Munanga (1999), Nilma Lino Gomes (2011 e 2017) e Ruth Frankenberg (2004), que embasaram a discussão sobre o racismo que permeia as políticas educacionais. Partindo do que propõe o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana para a esfera da educação municipal, investigou-se as ações da Secretaria Municipal de Educação de Queimados/RJ para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas, aplicados a sujeitos que integram as Equipes Técnico Administrativas Pedagógicas atuantes em unidades escolares e na própria secretaria de educação. A análise do material coletado foi realizada com base no referencial teórico e utilizou elementos e dimensões da análise crítica do discurso. Demonstrou-se que mesmo com a existência de dispositivos legais federais e municipais para a implementação de uma política educacional antirracista, somente a partir de 2017 o local geográfico dessa pesquisa passou a definir ações efetivas para implantá-la. A ausência de dados sobre a cor do alunado atendido pela rede, bem como de memórias sobre ações da Educação das Relações Étnico-Raciais, apontam para o racismo institucional e a existência de uma política educacional pautada na branquidade. A relevância desse estudo está na utilização da divulgação dessa experiência para apontar a possibilidade concreta da existência de uma política pública para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
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Descortinou-se a luta social contemporânea dos Movimentos Negros no campo da educação, o que resultou, no ano de 2003, na modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 10.639. A pesquisa apresenta algumas experiências da implementação da lei em diferentes espaços geográficos brasileiros ao longo desses 15 anos desde a sua aprovação. Considerando-se categorias de análise como raça, racismo e branquidade, foram utilizados alguns referenciais teóricos como Kabenguele Munanga (1999), Nilma Lino Gomes (2011 e 2017) e Ruth Frankenberg (2004), que embasaram a discussão sobre o racismo que permeia as políticas educacionais. 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Demonstrou-se que mesmo com a existência de dispositivos legais federais e municipais para a implementação de uma política educacional antirracista, somente a partir de 2017 o local geográfico dessa pesquisa passou a definir ações efetivas para implantá-la. A ausência de dados sobre a cor do alunado atendido pela rede, bem como de memórias sobre ações da Educação das Relações Étnico-Raciais, apontam para o racismo institucional e a existência de uma política educacional pautada na branquidade. A relevância desse estudo está na utilização da divulgação dessa experiência para apontar a possibilidade concreta da existência de uma política pública para a Educação das Relações Étnico-Raciais.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation sought to identify, analyze and characterize the existence or not of an educational policy for the Education of Ethnic-Racial Relations in the municipality of Queimados. The contemporary social struggle of the Black Movements in the field of education was unveiled, which resulted in the year 2003 in the modification of the Law of Directives and Bases of National Education by Law 10.639. The research presents some experiences of the implementation of the law in different Brazilian geographical spaces during the 15 years since its approval. Considering categories of analysis such as race, racism and whiteness, some theoretical references were used such as Kabenguele Munanga (1999), Nilma Lino Gomes (2011 and 2017) and Ruth Frankenberg (2004), who supported the discussion about racism that permeates educational policies. Based on what is proposed by the National Plan for the Implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro- Brazilian and African History and Culture for the sphere of municipal education, the actions of the Municipal Education of Queimados / RJ for the Education of Ethnic-Racial Relations. The instruments used for data collection were questionnaires with open and closed questions and semi-structured interviews, applied to members of the Technical Administrative Pedagogical Teams acting in school units and in the education department itself. The analysis of the collected material was carried out based on the theoretical reference that uses elements and dimensions of the critical analysis of the discourse. It was demonstrated that even with the existence of federal and municipal legal provisions for the implementation of an antiracist educational policy, only from 2017 the geographical location of this research began to define effective actions to implement it. The relevance of this study is the use of the dissemination of this experience to point out the concrete possibility of the existence of a public policy for the Education of Ethnic- Racial Relations.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisRelações Étnico-RaciaisRacismoEducaçãoEthnic-Racial RelationsRacismEducationEducaçãoA Educação para as relações étnico-raciais na cidade de Queimados: trajetória possívelEducation for ethnic-racial relations in the city of Queimados: possible trajectoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES-MAZZOTTI, A.J. & GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª Edição – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999. ANDRÉ, M.E.D.A. A Pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. 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Santos Júnior, Renato Nogueira dos
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topic Relações Étnico-Raciais
Racismo
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Ethnic-Racial Relations
Racism
Education
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description Esta dissertação buscou identificar, analisar e caracterizar a existência ou não de uma política educacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais no município de Queimados. Descortinou-se a luta social contemporânea dos Movimentos Negros no campo da educação, o que resultou, no ano de 2003, na modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 10.639. A pesquisa apresenta algumas experiências da implementação da lei em diferentes espaços geográficos brasileiros ao longo desses 15 anos desde a sua aprovação. Considerando-se categorias de análise como raça, racismo e branquidade, foram utilizados alguns referenciais teóricos como Kabenguele Munanga (1999), Nilma Lino Gomes (2011 e 2017) e Ruth Frankenberg (2004), que embasaram a discussão sobre o racismo que permeia as políticas educacionais. Partindo do que propõe o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana para a esfera da educação municipal, investigou-se as ações da Secretaria Municipal de Educação de Queimados/RJ para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas, aplicados a sujeitos que integram as Equipes Técnico Administrativas Pedagógicas atuantes em unidades escolares e na própria secretaria de educação. A análise do material coletado foi realizada com base no referencial teórico e utilizou elementos e dimensões da análise crítica do discurso. Demonstrou-se que mesmo com a existência de dispositivos legais federais e municipais para a implementação de uma política educacional antirracista, somente a partir de 2017 o local geográfico dessa pesquisa passou a definir ações efetivas para implantá-la. A ausência de dados sobre a cor do alunado atendido pela rede, bem como de memórias sobre ações da Educação das Relações Étnico-Raciais, apontam para o racismo institucional e a existência de uma política educacional pautada na branquidade. A relevância desse estudo está na utilização da divulgação dessa experiência para apontar a possibilidade concreta da existência de uma política pública para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
publishDate 2019
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