Os processos de gestão escolar da rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13138 |
Resumo: | A gestão democrática tem o potencial de exercitar uma formação emancipatória na qual educandos, educadores e comunidade escolar, ao assumirem os espaços decisórios, atuam como protagonistas da luta política em defesa da escola pública e contra as práticas autoritárias que ainda persistem. Além disso, a participação por meio das instâncias colegiadas, como o conselho escolar, a (re)elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico e processo de eleição de diretores, potencialmente, constituem movimentos de resistência no interior das escolas visando uma intervenção na realidade social. A presente pesquisa aborda a temática da gestão escolar e suas reverberações na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que se refere à participação dos educandos, motivada pelas seguintes questões: A participação dos estudantes tem se dado efetivamente? Se sim, de que forma? A pesquisa tem como principal objetivo analisar a participação coletiva dos estudantes da EJA nos processos de gestão escolar na rede pública de Educação do Município de Duque de Caxias (SME/DC) no contexto pós eleição de diretores e suas possíveis implicações técnico-administrativas/político-pedagógicas. Foi realizada pesquisa documental em três etapas: a primeira, consistiu na análise de relatórios produzidos pela equipe de implementadores da SME/DC, para identificar entre as escolas da rede que ofertavam a modalidade aquelas que possuíam a participação de estudantes da EJA em práticas democráticas de gestão escolar; na segunda etapa, foi realizada análise do projeto político-pedagógico para averiguar como a modalidade é retratada e para selecionar escolas que participariam da etapa seguinte; e a terceira etapa voltou-se à retomada dos relatórios das unidades escolares selecionadas na etapa anterior. Para sistematização dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Como principais resultados da pesquisa, verificou-se que havia escassez de produção acadêmica sobre gestão escolar e EJA relacionada ao nível micro, da escola. Em relação à análise do PPP das escolas pesquisadas, foi observada a ausência de informações sobre o desenvolvimento do processo de elaboração e/ou atualização dos mesmos acerca da participação coletiva dos diversos segmentos da escola nessa construção. Já em relação aos relatórios analisados, pode-se verificar que as escolas anunciaram a participação dos estudantes da EJA em diferentes formas, como conselho escolar, grêmio estudantil, representação de turma, conselho de classe, conselho do municipal do FUNDEB, reunião com a orientação pedagógica e assembleias, além da atualização do Projeto Político-pedagógico, o que indica que os educandos da EJA participaram de práticas democráticas de gestão escolar. |
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Cavalcante, Crystiane AlvesSales, Sandra Regina183.268.462-87http://lattes.cnpq.br/6700481146248917Sales, Sandra ReginaAzevedo, Patrícia Bastos deFernandes, Andrea da Paixão095.984.117-29http://lattes.cnpq.br/61344189509744212023-12-22T02:41:16Z2023-12-22T02:41:16Z2021-04-27CAVALCANTE, Crystiane Alves. Os processos de gestão escolar da rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultos. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13138A gestão democrática tem o potencial de exercitar uma formação emancipatória na qual educandos, educadores e comunidade escolar, ao assumirem os espaços decisórios, atuam como protagonistas da luta política em defesa da escola pública e contra as práticas autoritárias que ainda persistem. Além disso, a participação por meio das instâncias colegiadas, como o conselho escolar, a (re)elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico e processo de eleição de diretores, potencialmente, constituem movimentos de resistência no interior das escolas visando uma intervenção na realidade social. A presente pesquisa aborda a temática da gestão escolar e suas reverberações na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que se refere à participação dos educandos, motivada pelas seguintes questões: A participação dos estudantes tem se dado efetivamente? Se sim, de que forma? A pesquisa tem como principal objetivo analisar a participação coletiva dos estudantes da EJA nos processos de gestão escolar na rede pública de Educação do Município de Duque de Caxias (SME/DC) no contexto pós eleição de diretores e suas possíveis implicações técnico-administrativas/político-pedagógicas. Foi realizada pesquisa documental em três etapas: a primeira, consistiu na análise de relatórios produzidos pela equipe de implementadores da SME/DC, para identificar entre as escolas da rede que ofertavam a modalidade aquelas que possuíam a participação de estudantes da EJA em práticas democráticas de gestão escolar; na segunda etapa, foi realizada análise do projeto político-pedagógico para averiguar como a modalidade é retratada e para selecionar escolas que participariam da etapa seguinte; e a terceira etapa voltou-se à retomada dos relatórios das unidades escolares selecionadas na etapa anterior. Para sistematização dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Como principais resultados da pesquisa, verificou-se que havia escassez de produção acadêmica sobre gestão escolar e EJA relacionada ao nível micro, da escola. Em relação à análise do PPP das escolas pesquisadas, foi observada a ausência de informações sobre o desenvolvimento do processo de elaboração e/ou atualização dos mesmos acerca da participação coletiva dos diversos segmentos da escola nessa construção. Já em relação aos relatórios analisados, pode-se verificar que as escolas anunciaram a participação dos estudantes da EJA em diferentes formas, como conselho escolar, grêmio estudantil, representação de turma, conselho de classe, conselho do municipal do FUNDEB, reunião com a orientação pedagógica e assembleias, além da atualização do Projeto Político-pedagógico, o que indica que os educandos da EJA participaram de práticas democráticas de gestão escolar.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe democratic management has the potential to exercises an emancipatory formation in which learners, educators and school comunity, by take over the decision locations, act like political struggle protagonists in public school defense and against the authoritarian practices that still remain. Moreover, the participation through collegiate instances, as School Counsil, the collective (re)elaboration of Political Pedagogical Project and the School Principal election process, potentially, constitute resistence movements within the schools aiming a social intervention in social reality. The present research adresses the school management thematic and their reverberations in Youth and Adult Education in relation to learners participation, motivated by the following questions: The student participation has effectively given? If it has given, how was it? The research has as main objective analyze the Youth and Adult Education learners collective participation in the school management processes in the public education network of Duque de Caxias Municipality in the School Principal post-election context and their possible technical administrative/politic pedagogical implications. Documental research has conducted in thtee stages: First, it constituted in the Duque de Caxias Education Bureau implementing team produced reports analysis, to identify between the network schools that offered the modality the ones who owned the Youth and Adult Education students in democratic practices of school, management; in the second stage, it was conducted Political Pedagogic Project analysis to find out how the modality is portrayed and to select schools which took place in the next stage; and the third stage refocused to the selected school units resumption in the preview stage. To data systematization, it draw on the Matter Analysis (Bardin, 1977). As main researches results, it turned out there was lack of academy production on the School Management and Youth and Adult Education related to the local level, school level. Related to the researched schools Political Pedagogic Project, it was noted the lack of information about the elaboration and/or updating process development of them on the collective participation from the several school segments on this construction. Now related to the analysed reports, it could be verified that the schools announced the Youth and Adult Education students participation in diferente ways, as School Counsil, Student Union, class nomination, class counsil, municipal Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals counsil, meeting among Pedagogic Guidance and Assemblies, besides the Political Pegagogic Project update, which indicates that Youth and Adult Education learners took place in School Management democratic practices.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoEducação de Jovens e Adultosgestão escolarparticipação democráticaYouth and Adult EducationSchool Managementdemocratic participationEducaçãoOs processos de gestão escolar da rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e AdultosThe school management processes in the municipal network of Duque de Caxias: an analysis of Youth and Adult Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. — Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educação & Sociedade, Set 2002, vol. 23 n. 80-71. BRAGA, Fabiana Marini; FERNANDES, Jarina Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos: contribuições de artigos em periódicos brasileiros indexados na base SciELO (2010- 2014). Cadernos CEDES, Ago 2015, vol. 35, n. 96, p. 173-196. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 21 nov. 2016. ______. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 mar. 2016. ______. 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Youth and Adult Education School Management democratic participation |
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Educação |
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A gestão democrática tem o potencial de exercitar uma formação emancipatória na qual educandos, educadores e comunidade escolar, ao assumirem os espaços decisórios, atuam como protagonistas da luta política em defesa da escola pública e contra as práticas autoritárias que ainda persistem. Além disso, a participação por meio das instâncias colegiadas, como o conselho escolar, a (re)elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico e processo de eleição de diretores, potencialmente, constituem movimentos de resistência no interior das escolas visando uma intervenção na realidade social. A presente pesquisa aborda a temática da gestão escolar e suas reverberações na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que se refere à participação dos educandos, motivada pelas seguintes questões: A participação dos estudantes tem se dado efetivamente? Se sim, de que forma? A pesquisa tem como principal objetivo analisar a participação coletiva dos estudantes da EJA nos processos de gestão escolar na rede pública de Educação do Município de Duque de Caxias (SME/DC) no contexto pós eleição de diretores e suas possíveis implicações técnico-administrativas/político-pedagógicas. Foi realizada pesquisa documental em três etapas: a primeira, consistiu na análise de relatórios produzidos pela equipe de implementadores da SME/DC, para identificar entre as escolas da rede que ofertavam a modalidade aquelas que possuíam a participação de estudantes da EJA em práticas democráticas de gestão escolar; na segunda etapa, foi realizada análise do projeto político-pedagógico para averiguar como a modalidade é retratada e para selecionar escolas que participariam da etapa seguinte; e a terceira etapa voltou-se à retomada dos relatórios das unidades escolares selecionadas na etapa anterior. Para sistematização dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Como principais resultados da pesquisa, verificou-se que havia escassez de produção acadêmica sobre gestão escolar e EJA relacionada ao nível micro, da escola. Em relação à análise do PPP das escolas pesquisadas, foi observada a ausência de informações sobre o desenvolvimento do processo de elaboração e/ou atualização dos mesmos acerca da participação coletiva dos diversos segmentos da escola nessa construção. Já em relação aos relatórios analisados, pode-se verificar que as escolas anunciaram a participação dos estudantes da EJA em diferentes formas, como conselho escolar, grêmio estudantil, representação de turma, conselho de classe, conselho do municipal do FUNDEB, reunião com a orientação pedagógica e assembleias, além da atualização do Projeto Político-pedagógico, o que indica que os educandos da EJA participaram de práticas democráticas de gestão escolar. |
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2021 |
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CAVALCANTE, Crystiane Alves. Os processos de gestão escolar da rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultos. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021. |
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