Utilização de aplicativos matemáticos como ferramenta alternativa de aprendizagem: um estudo de caso numa turma do 9° ano de uma escola do município de Seropédica.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15573 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado teve como objetivo principal a reflexão sobre o uso de aplicativos matemáticos como ferramentas alternativas de aprendizagem. Acreditase que o uso de novas tecnologias no ensino é uma das formas de modernizar e aprimorar a educação básica, tendo como ponto de partida o constante uso dos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos. Dessa forma, cabe aos educadores saber aproveitar essa ferramenta como uma alternativa no ensino-aprendizagem. O uso dos aplicativos educacionais Potência, Calculadora de equação do 2° grau e Mathlab, como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática para uma turma de 9º ano, de uma escola pública no município de Seropédica, durante todo o período do ano letivo de 2016, surpreendeu no que tange aos resultados obtidos. Nos quatro bimestres escolares o percentual de discentes que fizeram uso desses aplicativos foi aumentando, o que indica uma boa aceitação. Como um dos resultados constatados na pesquisa, aproximadamente entre 3 de cada 4 alunos da turma tiveram um rendimento acima do esperado nas avaliações bimestrais. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15573Esta dissertação de mestrado teve como objetivo principal a reflexão sobre o uso de aplicativos matemáticos como ferramentas alternativas de aprendizagem. Acreditase que o uso de novas tecnologias no ensino é uma das formas de modernizar e aprimorar a educação básica, tendo como ponto de partida o constante uso dos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos. Dessa forma, cabe aos educadores saber aproveitar essa ferramenta como uma alternativa no ensino-aprendizagem. O uso dos aplicativos educacionais Potência, Calculadora de equação do 2° grau e Mathlab, como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática para uma turma de 9º ano, de uma escola pública no município de Seropédica, durante todo o período do ano letivo de 2016, surpreendeu no que tange aos resultados obtidos. Nos quatro bimestres escolares o percentual de discentes que fizeram uso desses aplicativos foi aumentando, o que indica uma boa aceitação. Como um dos resultados constatados na pesquisa, aproximadamente entre 3 de cada 4 alunos da turma tiveram um rendimento acima do esperado nas avaliações bimestrais.CAPESThe main goal of the Master Degree dissertation was to make a reflection about the use of mathematical applications as alternative learning tools. Some researchers believe that the use of new technologies in teaching (overall) is one of the ways to modernize and improve basic education, as long as the students are able to deal with them as often as they can. Therefore, it will depend on how much the educators are able to know all these excellent tools to manipulate them as an alternative, in both process of teaching and learning. The utilization of the educational apps Potência, Calculadora de Equação do 2º Grau e MathLab, as facilitating tools in the teachinglearning process of Mathmatics contents, by a 9th grade-class, in a public local school, in Seropédica, state of Rio de Janeiro, throughout the entire 2016 academic year, caused a surprise regarding to the outcomes uprising. During the first 8 months of the academic year, the number of the students that have been using the apps has increased, and such a result shows us a good acceptance to the method. As an example, during the research, one of the verified outcomes is that about among 3 in every 4 students have obtained an adequate score over the bimester assessments.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEnsino de matemáticaTecnologiasAplicativos educacionaisMathematics teachingTechnologiesMatemáticaEducaçãoUtilização de aplicativos matemáticos como ferramenta alternativa de aprendizagem: um estudo de caso numa turma do 9° ano de uma escola do município de Seropédica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBORBA, Marcelo. Informática trará Mudanças na Educação Brasileira. Zetetiké. Nº 6, vol. 4, p. 123-134, 1996. BORBA, Marcelo; PENTEADO, Miriam. Informática e educação matemática. 3ª Ed. Autêntica: Belo horizonte, 2003. 99p. BARBOSA, Claudemir Miranda. Uma proposta de atividades sobre funções afins e quadráticas para educação de jovens e adultos com o uso do Software Graphmática. 2013. 71f. Dissertação (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Sociedade Brasileira de Matemática. Fundação Universidade Federal de Roraima. Porto Velho 2013. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDBEN (Lei nº 9394/96). 20 de dezembro de 1996. (http://portal.mec.gov.br ). Acesso em 10 jan. 2017. ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p 13-25. OLIVEIRA, Ana Paula da Silva Conceição. A informática como recurso pedagógico na construção do conhecimento: uma abordagem a partir da perspectiva construtivista. 2010. 44f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologia Educacional) Instituto A Vez do Mestre - Universidade Candido Mestre. Rio de Janeiro 2010. SARAIVA, Terezinha. Educação a distância no Brasil: ligações da história. In: Em aberto, Brasilia, DF, ano 16, n. 70, p. 17-27, abr./jun.1996. _____.Orientações Curriculares para o Ensino Médio; volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.135 p. LIMA. E .L et al. A Matemática do Ensino Médio, v. 1, 9 ed. Rio de Janeiro: SBM, ano 1997. _____. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 174p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em 02 Jan. 2017. _____. Programa Nacional de Informática na Educação: Proinfo – Diretrizes. Brasília: MEC/SEED, 1997. NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. 2007. 84 p. Capacitação de funcionários (Curo técnico de formação para funcionários da Educação). Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 71 BARBOSA, Alexandre Lucas Souza. A informática como ferramenta Pedagógica. 2014. 39f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologia Educacional) Instituto A Vez do Mestre - Universidade Candido Mestre. Rio de Janeiro 2014. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2001. _____. Resolução CNE/CEB n° 11/2010: Disponível em: <file:///D:/ProfMat/Nova%20pasta%20(2)/Diretrizes%20curriculares%20Nacionais.pdf >. Acesso em: 08 jan. 2017. BRANDÃO, Edemilson. Informática e educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF,2002. LIGUORI, L.M. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia Educacional – Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Tradução: Carlos Irineu da Costa (Coleção TRANS). Rio de Janeiro. Ed. 34, 1993. _____. Currículo Básico de Matemática – 9° ano do ensino fundamental: Orientações programáticas de matemática – 9° ano / Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. Seropédica: SMECE, 2016. 10p. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Projeto Saci. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/projeto-saci/>. Acesso em: 08 de mar. 2017. GOULART, Nathalia. Dispositivos móveis podem revolucionar a educação. Veja, São Paulo, ago. 2011. Disponível em <http://veja.abril.com.br/educacao/dispositivosmoveis-podem-revolucionar-a-educacao/>. Acesso em 10 mar.2017. D’AMBROSIO, Ubiratan. Desafios da Educação Matemática no novo Milênio. Educação Matemática em Revista, Nº 11, ano 8, p. 14-17, 2000. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 17-28. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. LLC, Mathlab App. Calculadora gráfica por Mathlab: Manual do usuário. Disponível em: <http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=en&tl=pt&u=http://help.mathlab.us> Acesso em 02 de fevereiro de 2016.https://tede.ufrrj.br/retrieve/68566/2017%20-%20Alexander%20Pires%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5473Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-22T12:22:23Z No. of bitstreams: 1 2017 - Alexander Pires da Silva.pdf: 2588899 bytes, checksum: 841f79dcca6adce48d1b450212001201 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T12:22:38Z (GMT). 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