Políticas públicas para a educação do campo: desafios e perspectivas para a Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Sebastiana Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12187
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar as políticas públicas direcionadas à educação do campo que atendem as especificidades da Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia, verificando quais os desafios que esta escola enfrenta para ter acesso a estas políticas públicas, e se há perspectivas de políticas públicas que visem financiar, reconhecer e apoiar suas atividades de ensino. A Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia é uma organização comunitária de agricultores, criada pelos movimentos sociais do campo e gerida pela Associação de Famílias. Sua finalidade é ofertar educação integral de Ensino Fundamental e o Ensino Médio Profissionalizante Integrado ao curso de Agropecuária para os jovens do campo utilizando a metodologia da Pedagogia da Alternância. A sua fundação no município surge a partir da percepção dos camponeses de que a educação rural ofertada pelo poder público no campo, estava eivada de inúmeros problemas e desvinculada do modo de vida e do trabalho no campo. Desta forma era necessário criar uma escola para contrapor o modelo de educação rural vigente e que garantisse uma formação vinculada à vida e à permanência das famílias no campo. Para financiar as atividades de ensino da CFR, a Associação das Famílias reivindica do poder público políticas públicas para fomentar o funcionamento desta escola, no entanto, desde a sua fundação, a CFR passa por problemas relacionados à infraestrutura, carência de material de consumo e pedagógico, não tem quadro suficiente de professores e de demais profissionais. O presente trabalho é corroborado, sobretudo, pelas visões das pessoas que vivenciam o cotidiano da CFR. O acesso as informações se deu pelo acompanhamento realizado à CFR pela pesquisadora, por meio de entrevista, com aplicação de questionário a seis membros da diretoria, dos quais, três são sócios fundadores e pela análise de documentos da CFR (PPP, Regimento Interno, Atas, relatórios e convênios). Uma importante conclusão deste trabalho foi de que, a CFR, apesar de esforços históricos de negociação com os representantes do poder público nas várias instâncias, para mobilizar recursos oriundos das politicas públicas, sejam eles jurídicos, materiais, quadro de pessoal e reconhecimento, não conseguiu garantias de sustentabilidade e reconhecimento o que deixa esta escola de Educação do Campo com baixa perspectiva de acesso às políticas públicas
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Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12187Este trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar as políticas públicas direcionadas à educação do campo que atendem as especificidades da Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia, verificando quais os desafios que esta escola enfrenta para ter acesso a estas políticas públicas, e se há perspectivas de políticas públicas que visem financiar, reconhecer e apoiar suas atividades de ensino. A Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia é uma organização comunitária de agricultores, criada pelos movimentos sociais do campo e gerida pela Associação de Famílias. Sua finalidade é ofertar educação integral de Ensino Fundamental e o Ensino Médio Profissionalizante Integrado ao curso de Agropecuária para os jovens do campo utilizando a metodologia da Pedagogia da Alternância. A sua fundação no município surge a partir da percepção dos camponeses de que a educação rural ofertada pelo poder público no campo, estava eivada de inúmeros problemas e desvinculada do modo de vida e do trabalho no campo. Desta forma era necessário criar uma escola para contrapor o modelo de educação rural vigente e que garantisse uma formação vinculada à vida e à permanência das famílias no campo. Para financiar as atividades de ensino da CFR, a Associação das Famílias reivindica do poder público políticas públicas para fomentar o funcionamento desta escola, no entanto, desde a sua fundação, a CFR passa por problemas relacionados à infraestrutura, carência de material de consumo e pedagógico, não tem quadro suficiente de professores e de demais profissionais. O presente trabalho é corroborado, sobretudo, pelas visões das pessoas que vivenciam o cotidiano da CFR. O acesso as informações se deu pelo acompanhamento realizado à CFR pela pesquisadora, por meio de entrevista, com aplicação de questionário a seis membros da diretoria, dos quais, três são sócios fundadores e pela análise de documentos da CFR (PPP, Regimento Interno, Atas, relatórios e convênios). Uma importante conclusão deste trabalho foi de que, a CFR, apesar de esforços históricos de negociação com os representantes do poder público nas várias instâncias, para mobilizar recursos oriundos das politicas públicas, sejam eles jurídicos, materiais, quadro de pessoal e reconhecimento, não conseguiu garantias de sustentabilidade e reconhecimento o que deixa esta escola de Educação do Campo com baixa perspectiva de acesso às políticas públicasThis research aims at identifying the public policies directed to rural education that meet the specifics of the Rural Family House of Conceição do Araguaia, verifying the challenges that this school faces to have access to these public policies, and if there are prospects of Public policies aimed at financing, recognizing and supporting their teaching activities. The Rural Family House of Conceição do Araguaia is a community organization of farmers, created by the social movements of the countryside and managed by the Association of Families. Its purpose is to offer integral education of Elementary School and the Secondary Education Integrated to the course of Agropecuaria for the youth of the field using the methodology of the Pedagogy of Alternation. Its foundation in the municipality arises from the perception of the peasants that the rural education offered by the public power in the field was imbued with numerous problems and unrelated to the way of life and work in the countryside. In this way it was necessary to create a school to counteract the current rural education model and to guarantee a formation linked to the life and permanence of families in the countryside. In order to finance the teaching activities of the CFR, the Association of Families demands from the public power public policies to foster the functioning of this school, however, since its foundation, the CFR has had problems related to infrastructure, lack of consumer and pedagogical material, does not have enough teachers and other professionals. The present work is corroborated, above all, by the visions of the people who experience the daily life of the CFR. The information was accessed through the follow-up to the CFR by the researcher, through an interview, with questionnaire application to six members of the board, of which three are founding members and for the analysis of CFR documents (PPP, Internal Rules, Minutes , Reports and agreements). An important conclusion of this work was that the CFR, despite historical efforts of negotiation with the representatives of the public power in the various instances to mobilize juridical, economic, people and recognition resources, did not obtain guarantees of sustainability and recognition what leaves this school of Field Education with a low perspective of access to public policiesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPolíticas públicasEducação do CampoCasa Familiar Rural de Conceição do AraguaiaPublic PoliciesRural EducationRural Family House of Conceição do AraguaiaEducaçãoPolíticas públicas para a educação do campo: desafios e perspectivas para a Casa Familiar Rural de Conceição do AraguaiaPublic policies for fieldeducation: challenges and prospects for the Rural Family House of Conceição do Araguaiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, M.; DI PIERRO, Maria Clara. 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description Este trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar as políticas públicas direcionadas à educação do campo que atendem as especificidades da Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia, verificando quais os desafios que esta escola enfrenta para ter acesso a estas políticas públicas, e se há perspectivas de políticas públicas que visem financiar, reconhecer e apoiar suas atividades de ensino. A Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia é uma organização comunitária de agricultores, criada pelos movimentos sociais do campo e gerida pela Associação de Famílias. Sua finalidade é ofertar educação integral de Ensino Fundamental e o Ensino Médio Profissionalizante Integrado ao curso de Agropecuária para os jovens do campo utilizando a metodologia da Pedagogia da Alternância. A sua fundação no município surge a partir da percepção dos camponeses de que a educação rural ofertada pelo poder público no campo, estava eivada de inúmeros problemas e desvinculada do modo de vida e do trabalho no campo. Desta forma era necessário criar uma escola para contrapor o modelo de educação rural vigente e que garantisse uma formação vinculada à vida e à permanência das famílias no campo. Para financiar as atividades de ensino da CFR, a Associação das Famílias reivindica do poder público políticas públicas para fomentar o funcionamento desta escola, no entanto, desde a sua fundação, a CFR passa por problemas relacionados à infraestrutura, carência de material de consumo e pedagógico, não tem quadro suficiente de professores e de demais profissionais. O presente trabalho é corroborado, sobretudo, pelas visões das pessoas que vivenciam o cotidiano da CFR. O acesso as informações se deu pelo acompanhamento realizado à CFR pela pesquisadora, por meio de entrevista, com aplicação de questionário a seis membros da diretoria, dos quais, três são sócios fundadores e pela análise de documentos da CFR (PPP, Regimento Interno, Atas, relatórios e convênios). Uma importante conclusão deste trabalho foi de que, a CFR, apesar de esforços históricos de negociação com os representantes do poder público nas várias instâncias, para mobilizar recursos oriundos das politicas públicas, sejam eles jurídicos, materiais, quadro de pessoal e reconhecimento, não conseguiu garantias de sustentabilidade e reconhecimento o que deixa esta escola de Educação do Campo com baixa perspectiva de acesso às políticas públicas
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