O que levo do Barão: a alegria do estar junto e as juventudes multiplicando saberes nos tecidos da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13003 |
Resumo: | A pesquisa analisa, através do paradigma da complexidade, na cibercultura, o mapeamento da itinerância do pesquisador, junto a estudantes nos dentrofora de uma escola de ensino básico do Rio de Janeiro, em seus atos de interação. Trata-se de uma investigação sobre os atos de comunicação dos jovens, tensionando a prática do professor-estudante-pesquisador com seus alunos, em uma abordagem multirreferencial, partindo de atividades com o uso das interfaces sociais e de software de construção coletiva. Problematiza, através da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, como os jovens interagem, através das redes sociais, em seus usos e fazeres, desde o ciberespaço, passando para o colégio e de lá para outros espaços onde ocorrem aprendizagens. Reflete sobre socialidade e pertencimento com o uso de interfaces sociais tanto pelos praticantes, assim como pelo pesquisador, interagindo com os estudantes, transparecendo, assim, as subjetividades. Ao mesmo tempo em que a pesquisa é desenvolvida, é explicitado o natural movimento deste novo modo de fazer ciências, através de narrativas, apropriando-se de leituras sobre tribos urbanas e nomadismo. Reflete sobre os atos de comunicação de estudantes do ensino básico, através de curtas mensagens, imagens, gestos e pichações, nos diversos espaçostempos, por onde as juventudes transitam, construindo conhecimento, tanto com o uso da tecnologia, como na tessitura de outras redes sociais, construindo redes de aprendizagem na escola, com a escola, da escola para a rua, da rua para o bairro, assim como nos diversos espaçostempos onde há interação em busca da construção daquilo que aproxima: a emoção. Como resultado, apresenta as possibilidades da apropriação pedagógica das interfaces sociais e dos diversos espaços de aprendizagem para a educação com o uso das redes sociais, especificamente, através de softwares sociais, com ênfase no uso de pequenas mensagens, depoimentos e participação em fóruns sociais, nas práticas observadas no Orkut. Expõe possibilidades da utilização de aplicativos das páginas de relacionamento, enquanto dispositivos da pesquisa na abordagem multirreferencial. Esclarece o potencial do uso de interfaces de construção coletiva, na interação. Agrega a resultados de pesquisas anteriores o interacionismo promovido pelo uso das tecnologias de informação e comunicação. Revela a urgência em o professor, através de sua prática, continuar o seu processo de formação, ao refletir sobre o mesmo. Expõe a necessidade em se lançar mão, em tempos de mobilidade e de portabilidade, como o celular, para a educação |
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Roitberg, Júlio CesarBairral, Marcelo Almeida001.661.987-06http://lattes.cnpq.br/0159010164759435Bairral, Marcelo AlmeidaBerino, Aristóteles de PaulaSantos, Edméa Oliveira dos385.392.687-87http://lattes.cnpq.br/36065694843272432023-12-22T02:39:40Z2023-12-22T02:39:40Z2011-08-28ROITBERG, Júlio Cesar. “O que levo do Barão: a alegria do estar junto e as juventudes multiplicando saberes nos tecidos da educação”. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13003A pesquisa analisa, através do paradigma da complexidade, na cibercultura, o mapeamento da itinerância do pesquisador, junto a estudantes nos dentrofora de uma escola de ensino básico do Rio de Janeiro, em seus atos de interação. Trata-se de uma investigação sobre os atos de comunicação dos jovens, tensionando a prática do professor-estudante-pesquisador com seus alunos, em uma abordagem multirreferencial, partindo de atividades com o uso das interfaces sociais e de software de construção coletiva. Problematiza, através da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, como os jovens interagem, através das redes sociais, em seus usos e fazeres, desde o ciberespaço, passando para o colégio e de lá para outros espaços onde ocorrem aprendizagens. Reflete sobre socialidade e pertencimento com o uso de interfaces sociais tanto pelos praticantes, assim como pelo pesquisador, interagindo com os estudantes, transparecendo, assim, as subjetividades. Ao mesmo tempo em que a pesquisa é desenvolvida, é explicitado o natural movimento deste novo modo de fazer ciências, através de narrativas, apropriando-se de leituras sobre tribos urbanas e nomadismo. Reflete sobre os atos de comunicação de estudantes do ensino básico, através de curtas mensagens, imagens, gestos e pichações, nos diversos espaçostempos, por onde as juventudes transitam, construindo conhecimento, tanto com o uso da tecnologia, como na tessitura de outras redes sociais, construindo redes de aprendizagem na escola, com a escola, da escola para a rua, da rua para o bairro, assim como nos diversos espaçostempos onde há interação em busca da construção daquilo que aproxima: a emoção. Como resultado, apresenta as possibilidades da apropriação pedagógica das interfaces sociais e dos diversos espaços de aprendizagem para a educação com o uso das redes sociais, especificamente, através de softwares sociais, com ênfase no uso de pequenas mensagens, depoimentos e participação em fóruns sociais, nas práticas observadas no Orkut. Expõe possibilidades da utilização de aplicativos das páginas de relacionamento, enquanto dispositivos da pesquisa na abordagem multirreferencial. Esclarece o potencial do uso de interfaces de construção coletiva, na interação. Agrega a resultados de pesquisas anteriores o interacionismo promovido pelo uso das tecnologias de informação e comunicação. Revela a urgência em o professor, através de sua prática, continuar o seu processo de formação, ao refletir sobre o mesmo. Expõe a necessidade em se lançar mão, em tempos de mobilidade e de portabilidade, como o celular, para a educaçãoThe research examines, through the paradigm of complexity, in cyberculture, the mapping of roaming the researcher, with students in out-in of a school of basic teaching in Rio de Janeiro, in their acts of interaction. It is an investigation about the acts of communication for young people, stressing the practice of student-teacher-researcher and his students in an approach multi-referential, from activities with the use of the social interfaces and collective construction software. Discusses, through research in/from/with the everyday, as young people interact through social networks in their uses and actions from the cyberspace, going to school and from there to other places where learning occurs. Reflects about sociality and belonging with the use of social interfaces both for practitioners as well as by the researcher, interacting with students, showing so the subjectivities. While the research is developed, it is clarified the natural movement of this new way of doing science, through narrative, appropriating of the readings on urban and nomadic tribes. Reflects on the acts of communication of the basic education students through short messages, images, gestures and graffiti in various spaces/times, where the youths pass, building knowledge, both with the use of technology, as in the organization of other social networks by building networks of learning in school, with the school, from school to the street, from the street to the neighborhood, as well as in various spaces/times where there is interaction in the construction of that approach: emotion. As a result, presents the possibilities of the pedagogical appropriation of the interfaces of the various social and learning spaces for education with the use of social networks, specifically through social software, with emphasis on the use of short messages, interviews and participation in social forums, practices observed in Orkut. It exposes possibilities of using applications of the pages of relationship while research devices in multi-referential approach. It clarifies the potential of the use of collective construction interfaces, in interaction. Add to previous research results the interaction promoted by use of information technology and communication. It reveals the urgency of the teacher, through their practice, to continue your training process, reflecting on it. It exposes the necessity to resort, in times of mobility and portability, as a mobile phone, for educationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçucotidianosjuventudescomunicação e culturaaprendizagem colaborativacomunicação e tecnologiaciberculturaciberespaçodailyyouthcybercultureculture and communicationcollaborative learningEducaçãoO que levo do Barão: a alegria do estar junto e as juventudes multiplicando saberes nos tecidos da educaçãoWhat I take of the Baron: the joy of be/together and the youths multiplying knowledge in the tissues of educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª edição; São Paulo: Pioneira Thompsom Learning, 2004. ALVES, R. 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A pesquisa analisa, através do paradigma da complexidade, na cibercultura, o mapeamento da itinerância do pesquisador, junto a estudantes nos dentrofora de uma escola de ensino básico do Rio de Janeiro, em seus atos de interação. Trata-se de uma investigação sobre os atos de comunicação dos jovens, tensionando a prática do professor-estudante-pesquisador com seus alunos, em uma abordagem multirreferencial, partindo de atividades com o uso das interfaces sociais e de software de construção coletiva. Problematiza, através da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, como os jovens interagem, através das redes sociais, em seus usos e fazeres, desde o ciberespaço, passando para o colégio e de lá para outros espaços onde ocorrem aprendizagens. Reflete sobre socialidade e pertencimento com o uso de interfaces sociais tanto pelos praticantes, assim como pelo pesquisador, interagindo com os estudantes, transparecendo, assim, as subjetividades. Ao mesmo tempo em que a pesquisa é desenvolvida, é explicitado o natural movimento deste novo modo de fazer ciências, através de narrativas, apropriando-se de leituras sobre tribos urbanas e nomadismo. Reflete sobre os atos de comunicação de estudantes do ensino básico, através de curtas mensagens, imagens, gestos e pichações, nos diversos espaçostempos, por onde as juventudes transitam, construindo conhecimento, tanto com o uso da tecnologia, como na tessitura de outras redes sociais, construindo redes de aprendizagem na escola, com a escola, da escola para a rua, da rua para o bairro, assim como nos diversos espaçostempos onde há interação em busca da construção daquilo que aproxima: a emoção. Como resultado, apresenta as possibilidades da apropriação pedagógica das interfaces sociais e dos diversos espaços de aprendizagem para a educação com o uso das redes sociais, especificamente, através de softwares sociais, com ênfase no uso de pequenas mensagens, depoimentos e participação em fóruns sociais, nas práticas observadas no Orkut. Expõe possibilidades da utilização de aplicativos das páginas de relacionamento, enquanto dispositivos da pesquisa na abordagem multirreferencial. Esclarece o potencial do uso de interfaces de construção coletiva, na interação. Agrega a resultados de pesquisas anteriores o interacionismo promovido pelo uso das tecnologias de informação e comunicação. Revela a urgência em o professor, através de sua prática, continuar o seu processo de formação, ao refletir sobre o mesmo. Expõe a necessidade em se lançar mão, em tempos de mobilidade e de portabilidade, como o celular, para a educação |
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