O uso do RPG (Role Playing Game) para o ensino do Teorema de Pitágoras em uma escola municipal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto, Rafael Racca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15515
Resumo: Este trabalho é a apresentação de uma metodologia de lecionar. Seu objetivo é o ensino através um jogo de interpretação de papeis (RPG) que se passa em Crotona, berço da escola pitagórica, onde os personagens vivenciam e ajudam a construir o conhecimento que fundamenta o teorema de Pitágoras. Para tal, realizamos uma pesquisa teórica para fundamentar a criação, aplicação e avaliação do jogo. Onde estamos conhecendo os fundamentos do aprendizado e do construtivismo que irão validar a utilização do método de ensino. Em seguida apresentamos os conceitos do que é RPG, suas variações, sua cultura e suas vantagens e desvantagens como ferramenta de ensino. Após estes alicerces teremos a apresentação do jogo criado neste trabalho, um jogo de RPG para ensinar as descobertas pitagóricas. Seu sistema e jogo, seu cenário de campanha, seus principais eventos e personagens. Na sequência estaremos apresentando a percepção, individual do professor, no comportamento dos alunos de uma turma no ensino fundamental, as inquietações na metodologia de ensinar, o envolvimento nas atividades de grupo, o construir do conhecimento e as mudanças na forma de pensar. Por fim uma avaliação do processo, baseada em um questionário de Gontijo e dos resultados dos testes aplicados antes e após o jogo. Concluímos com um relato dos principais resultados obtidos neste trabalho que mesmo com uma amostra pequena mostrou-se eficaz tanto na melhoria acadêmica quanto no interesse pela matemática e sua história, fomentando a busca de mais conhecimento
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Para tal, realizamos uma pesquisa teórica para fundamentar a criação, aplicação e avaliação do jogo. Onde estamos conhecendo os fundamentos do aprendizado e do construtivismo que irão validar a utilização do método de ensino. Em seguida apresentamos os conceitos do que é RPG, suas variações, sua cultura e suas vantagens e desvantagens como ferramenta de ensino. Após estes alicerces teremos a apresentação do jogo criado neste trabalho, um jogo de RPG para ensinar as descobertas pitagóricas. Seu sistema e jogo, seu cenário de campanha, seus principais eventos e personagens. Na sequência estaremos apresentando a percepção, individual do professor, no comportamento dos alunos de uma turma no ensino fundamental, as inquietações na metodologia de ensinar, o envolvimento nas atividades de grupo, o construir do conhecimento e as mudanças na forma de pensar. Por fim uma avaliação do processo, baseada em um questionário de Gontijo e dos resultados dos testes aplicados antes e após o jogo. Concluímos com um relato dos principais resultados obtidos neste trabalho que mesmo com uma amostra pequena mostrou-se eficaz tanto na melhoria acadêmica quanto no interesse pela matemática e sua história, fomentando a busca de mais conhecimentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)This work is the presentation of a teaching methodology. Its purpose is teaching through a role-playing game (RPG) that takes place in Crotone, the birthplace of the Pythagorean school, where the characters experience and help build the knowledge that underlies the Pythagorean theorem. To do this, we perform a theoretical research to substantiate the creation, application and evaluation of the game. Where we are knowing the fundamentals of learning and constructivism that will validate the use of the teaching method. Next we present the concepts of what RPG is, its variations, its culture and its advantages and disadvantages as a teaching tool. After these foundations we will have the presentation of the game created in this work, an RPG game to teach the Pythagorean discoveries. Your system and game, your campaign scenario, your main events and characters. In the sequence we will be presenting the individual perception of the teacher in the behavior of the students of a class in elementary school, concerns about teaching methodology, involvement in group activities, knowledge building and changes in thinking. Finally an evaluation of the process, based on a questionnaire of Gontijo and the results of the tests applied before and after the game. We conclude with an account of the main results obtained in this work that even with a small sample proved to be effective in both academic improvement and interest in mathematics and its history, fostering the search for more knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasConstrutivismoRPGTeorema de PitágorasConstructivismPythagorean theoremMatemáticaO uso do RPG (Role Playing Game) para o ensino do Teorema de Pitágoras em uma escola municipal do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66302/2018%20-%20Rafael%20Racca%20Roberto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4930Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-08-20T20:33:58Z No. of bitstreams: 1 2018 - Rafael Racca Roberto.pdf: 8429952 bytes, checksum: eda467ab04fc27b9043e43a95361fce4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-20T20:33:58Z (GMT). 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