Educação política e movimentos sociais agrários no nordeste brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9567 |
Resumo: | Este trabalho analisa a dimensão educativa dos movimentos sociais agrários no Nordeste do Brasil. Estes movimentos como portadores de processos de aprendizagem são analisados à luz da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Procura realizar uma avaliação de tais movimentos quanto às suas possibilidades de produzir impactos na cultura política pré-existente e considerada autoritária, o que pressupõe possibilidades e limites de socialização política dos atores sociais implicados. Conclui que os movimentos sociais são portadores de uma cultura política de participação e que esta encontrou brechas no sistema político para a sua corporificação institucional. Entretanto, a ação movimentalista teria limites em termos de contribuição para superar a persistente cultura política de sujeição , clientelista e corporativista, ao não privilegiar as vias propriamente políticas de ação. |
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