Desenvolvimento e aplicação de uma estratégia combinando ferramentas facilitadoras de ensino para o ensino de Química no Ensino Médio, incluindo métodos computacionais e arte de rua Madonnaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marcus Vinicius Hungaro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15730
Resumo: O presente trabalho apresenta uma investigação a respeito do uso de ferramentas combinadas e facilitadoras de ensino para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, em uma escola particular no município de Seropédica, RJ. O trabalho foi realizado em três fases. A fase 1 do trabalho foi composta por 3 etapas, iniciando com a leitura e posterior mesa redonda para debates de um livro pré-selecionado que trata do tema “História da Ciência”. Logo após, foi aplicado o jogo “baralho da Química da UFRJ” como fonte didática alternativa para aprendizado do tema estrutura atômica e tabela periódica. Ao fim da fase 1, foi aplicado o jogo didático on-line “jogo de adivinhas da tabela periódica”. A fase 2 foi iniciada com a aplicação de aulas práticas com recursos computacionais, utilizando inicialmente o programa educacional ACD/ChemSketch® pertencente ao pacote ACD/Labs. Ao final da fase 2, usando como referência a parte lúdica que a visualização de imagens pode oferecer e aproveitando as imagens projetadas em três dimensões acessíveis com ferramentas computacionais, um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Artes, Matemática e Química foi realizado com o intuito de potencializar o ensino de Química através da arte de rua Madonnaro. A fase 3 foi realizada com o objetivo de utilizar aplicativos de celulares voltados para o ensino da Química, que possam fornecer informações sobre reações Químicas e propriedades eletrônicas dos elementos químicos, como o aplicativo gratuito para a plataforma digital Android Mo-Cubed. Ao final da fase 3 foram aplicados dois questionários com a função de se obter dados sobre a utilização dos métodos combinados em sala de aula e informações gerais sobre o uso de tecnologia na educação. Os resultados obtidos são animadores, uma vez que os alunos estão demonstrando maior interesse por aulas diferentes dos padrões tradicionais, expositivas, além de estarem melhorando seus rendimentos escolares nas avaliações educacionais rotineiras e suas perspectivas sobre a ciência, de forma geral.
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O trabalho foi realizado em três fases. A fase 1 do trabalho foi composta por 3 etapas, iniciando com a leitura e posterior mesa redonda para debates de um livro pré-selecionado que trata do tema “História da Ciência”. Logo após, foi aplicado o jogo “baralho da Química da UFRJ” como fonte didática alternativa para aprendizado do tema estrutura atômica e tabela periódica. Ao fim da fase 1, foi aplicado o jogo didático on-line “jogo de adivinhas da tabela periódica”. A fase 2 foi iniciada com a aplicação de aulas práticas com recursos computacionais, utilizando inicialmente o programa educacional ACD/ChemSketch® pertencente ao pacote ACD/Labs. Ao final da fase 2, usando como referência a parte lúdica que a visualização de imagens pode oferecer e aproveitando as imagens projetadas em três dimensões acessíveis com ferramentas computacionais, um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Artes, Matemática e Química foi realizado com o intuito de potencializar o ensino de Química através da arte de rua Madonnaro. A fase 3 foi realizada com o objetivo de utilizar aplicativos de celulares voltados para o ensino da Química, que possam fornecer informações sobre reações Químicas e propriedades eletrônicas dos elementos químicos, como o aplicativo gratuito para a plataforma digital Android Mo-Cubed. Ao final da fase 3 foram aplicados dois questionários com a função de se obter dados sobre a utilização dos métodos combinados em sala de aula e informações gerais sobre o uso de tecnologia na educação. Os resultados obtidos são animadores, uma vez que os alunos estão demonstrando maior interesse por aulas diferentes dos padrões tradicionais, expositivas, além de estarem melhorando seus rendimentos escolares nas avaliações educacionais rotineiras e suas perspectivas sobre a ciência, de forma geral.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work presents an investigation about the use of combined and facilitating teaching tools for the teaching of chemistry to high school students in a private school in the city of Seropédica, RJ. The work was carried out in three phases. Phase 1 of the work consisted of 3 stages, starting with the reading and later roundtable discussion of a pre-selected book that deals with the theme “History of Science”. Soon after, the game "deck of Chemistry - UFRJ" was applied as an alternative didactic source for learning the theme atomic structure and periodic table. At the end of phase 1, the online didactic game “periodic table guessing game” was applied. Phase 2 started with the application of practical classes with computational resources, initially using the ACD / ChemSketch® educational program belonging to the ACD / Labs package. At the end of phase 2, using as a reference the playful part that image visualization can offer and taking advantage of images projected in three dimensions accessible with computational tools, an interdisciplinary project involving the disciplines of Arts, Mathematics and Chemistry was carried out with the aim of enhance the teaching of Chemistry through the street art Madonnaro. Phase 3 was conducted with the goal of using Chemistry-oriented mobile phone applications that can provide information about chemical reactions and electronic properties of chemical elements, such as the free app Mo-Cubed for the Android digital platform. At the end of phase 3, two questionnaires were applied to obtain data on the use of combined methods in the classroom and general information on the use of technology in education. The results are encouraging, as students are showing greater interest in classes that are different from traditional, expository standards, and are improving their school performance in routine educational assessments and their perspective on science in general.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de QuímicaEducação em QuímicaQuímica ComputacionalProgramas EducacionaisRecursos DidáticosChemistry EducationComputational chemistryEducational programsDidactic resourcesEducaçãoQuímicaDesenvolvimento e aplicação de uma estratégia combinando ferramentas facilitadoras de ensino para o ensino de Química no Ensino Médio, incluindo métodos computacionais e arte de rua MadonnaroDevelopment and application of a strategy combining facilitating teaching tools for High School Chemistry teaching, including computational methods and street art Madonnaroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACD Chemsketch 2012. 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description O presente trabalho apresenta uma investigação a respeito do uso de ferramentas combinadas e facilitadoras de ensino para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, em uma escola particular no município de Seropédica, RJ. O trabalho foi realizado em três fases. A fase 1 do trabalho foi composta por 3 etapas, iniciando com a leitura e posterior mesa redonda para debates de um livro pré-selecionado que trata do tema “História da Ciência”. Logo após, foi aplicado o jogo “baralho da Química da UFRJ” como fonte didática alternativa para aprendizado do tema estrutura atômica e tabela periódica. Ao fim da fase 1, foi aplicado o jogo didático on-line “jogo de adivinhas da tabela periódica”. A fase 2 foi iniciada com a aplicação de aulas práticas com recursos computacionais, utilizando inicialmente o programa educacional ACD/ChemSketch® pertencente ao pacote ACD/Labs. Ao final da fase 2, usando como referência a parte lúdica que a visualização de imagens pode oferecer e aproveitando as imagens projetadas em três dimensões acessíveis com ferramentas computacionais, um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Artes, Matemática e Química foi realizado com o intuito de potencializar o ensino de Química através da arte de rua Madonnaro. A fase 3 foi realizada com o objetivo de utilizar aplicativos de celulares voltados para o ensino da Química, que possam fornecer informações sobre reações Químicas e propriedades eletrônicas dos elementos químicos, como o aplicativo gratuito para a plataforma digital Android Mo-Cubed. Ao final da fase 3 foram aplicados dois questionários com a função de se obter dados sobre a utilização dos métodos combinados em sala de aula e informações gerais sobre o uso de tecnologia na educação. Os resultados obtidos são animadores, uma vez que os alunos estão demonstrando maior interesse por aulas diferentes dos padrões tradicionais, expositivas, além de estarem melhorando seus rendimentos escolares nas avaliações educacionais rotineiras e suas perspectivas sobre a ciência, de forma geral.
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