Ampliação da percepção e da compreensão sobre questões ambientais em institutos federais de ensino: um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12231 |
Resumo: | Um dos desafios da escola é promover o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia de atividades didáticas complementares na percepção e cognição de questões ambientais de estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino, além de caracterizar o perfil cognitivo dos estudantes do ensino médio técnico, sobre a temática Meio ambiente. Foram realizadas atividades práticas com temáticas ambientais, durante o segundo semestre de 2013, com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, campus de Laranjal do Jari. Foi sorteada uma das duas turmas de Meio ambiente, formadas por quantitativos semelhantes em turmas distintas, uma contendo 24 estudantes e outra contendo 27, que apresentaram o mesmo perfil socioeconômico. Paralelamente ao projeto experimental de ensino foi realizado um levantamento genérico, entre agosto e outubro de 2013, em 14 turmas totalizando 328 estudantes dos cursos de Técnico em Meio ambiente, Informática e Secretariado do IFAP. A análise qualitativa dos dados apresentou evidências inequívocas de alterações positivas em termos de conhecimento formal acumulado sobre o meio ambiente durante o período de desenvolvimento do projeto. As análises quantitativas apontaram também diferenças significativas entre os cursos de Meio ambiente e Secretariado, sobre as questões relativas ao perfil ambiental. Também foi perceptível a significativa evolução por parte dos estudantes do grupo experimental quando o assunto foi explorado de maneira teórico-prática envolvendo problemas do cotidiano dos estudantes. A hipótese de que “atividades de Educação ambiental planejadas e incluídas na rotina formal de aulas conduzem à maior percepção e compreensão a respeito de questões ambientais e de problemas que os estudantes vivenciam em sua localidade”, foi corroborada, tanto pelas análises quantitativas, quanto pelas observações qualitativas. Do contexto local para regional, os estudantes ampliam a compreensão e a percepção sobre a realidade que os cerca, à medida que ultrapassam os muros da escola e vivenciam problemas ambientais. |
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Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia de atividades didáticas complementares na percepção e cognição de questões ambientais de estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino, além de caracterizar o perfil cognitivo dos estudantes do ensino médio técnico, sobre a temática Meio ambiente. Foram realizadas atividades práticas com temáticas ambientais, durante o segundo semestre de 2013, com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, campus de Laranjal do Jari. Foi sorteada uma das duas turmas de Meio ambiente, formadas por quantitativos semelhantes em turmas distintas, uma contendo 24 estudantes e outra contendo 27, que apresentaram o mesmo perfil socioeconômico. Paralelamente ao projeto experimental de ensino foi realizado um levantamento genérico, entre agosto e outubro de 2013, em 14 turmas totalizando 328 estudantes dos cursos de Técnico em Meio ambiente, Informática e Secretariado do IFAP. A análise qualitativa dos dados apresentou evidências inequívocas de alterações positivas em termos de conhecimento formal acumulado sobre o meio ambiente durante o período de desenvolvimento do projeto. As análises quantitativas apontaram também diferenças significativas entre os cursos de Meio ambiente e Secretariado, sobre as questões relativas ao perfil ambiental. Também foi perceptível a significativa evolução por parte dos estudantes do grupo experimental quando o assunto foi explorado de maneira teórico-prática envolvendo problemas do cotidiano dos estudantes. A hipótese de que “atividades de Educação ambiental planejadas e incluídas na rotina formal de aulas conduzem à maior percepção e compreensão a respeito de questões ambientais e de problemas que os estudantes vivenciam em sua localidade”, foi corroborada, tanto pelas análises quantitativas, quanto pelas observações qualitativas. Do contexto local para regional, os estudantes ampliam a compreensão e a percepção sobre a realidade que os cerca, à medida que ultrapassam os muros da escola e vivenciam problemas ambientais.One of the challenges of the school is to promote the development of an integrated understanding of the environment in its multiple and complex relationships. This research aimed to evaluate the efficacy of complementary educational activities in the perception and cognition of environmental issues high school students from a federal educational institute, besides characterizing the cognitive profile of students of technical high school, considering the theme Environment. Practical activities with environmental themes were carried out during the second half of 2013, with students from the (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá), campus Laranjal do Jari. It was selected one of the two classes of Environment, involving distinct classes between 24 and 27 students, in theory, with the same socioeconomic profile. In parallel, was carried out a generic survey on the experimental teaching project between August and October 2013, considering 14 classes in total about 328 students in all courses in Technical Environment, Computing Science and Secretariat at the IFAP. Qualitative analysis of the data showed unequivocal evidence of positive changes in terms of accumulated formal knowledge on the environment during the development period of the project. The analysis also showed significant differences between the courses and Environment and Secretariat, considering issues related to the environmental profile. In qualitative terms, was also perceived a significant evolution of the students in the experimental group when the subject was explored and practical everyday problems involving students. The hypothesis that "environmental education planned and included in the formal routine of lessons activities lead to greater insight and understanding on the environmental issues and problems that students experience in your locality" It was corroborated both by the quantitative analysis, as the qualitative observations. From local to regional context, students expand the understanding and perception of the reality that surrounds them as well as beyond the school walls and experiencing environmental problems.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaLaranjal do JariTransversalidadeTeórico-PráticaTransversalityTheoretical and PracticalEducaçãoAmpliação da percepção e da compreensão sobre questões ambientais em institutos federais de ensino: um estudo de caso no Instituto Federal do AmapáExpansion of perception and understanding of environmental issues in federal institutes of teaching: a case study at the Federal Institute of Amapáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11155/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16740/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23062/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29442/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35818/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42216/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48596/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55046/2014%20-%20Joadson%20Rodrigues%20da%20Silva%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3021Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-10-30T17:57:48Z No. of bitstreams: 1 2014 - Joadson Rodrigues da Silva Freitas.pdf: 5213079 bytes, checksum: 8f71f3fa5e370e3773f98a6992477211 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-30T17:57:48Z (GMT). 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