A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12506 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar as representações dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia Santa Catarina (EAFC/SC) e suas famílias em relação as suas origens e sobre o papel que a posse da terra assume nesse processo, verificando as potencialidades do uso da metodologia da história oral em projetos escolares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM s) que propõem a pesquisa escolar como um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação, ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção de significados culturais, de lutas e de resistências e não apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos, os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização da história oral em projetos escolares e/ou comunitários pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida, para a aproximação entre instituição educacional e a comunidade, entre professores e alunos e entre ensino e pesquisa. |
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Nesse sentido, o presente trabalho pretende estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM s) que propõem a pesquisa escolar como um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação, ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção de significados culturais, de lutas e de resistências e não apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos, os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização da história oral em projetos escolares e/ou comunitários pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida, para a aproximação entre instituição educacional e a comunidade, entre professores e alunos e entre ensino e pesquisa.This research aims to contextualise the representation of students of the Escola Agroténica Federal de Concordia - Santa Catarina (EAFC/SC) and their families in relation to their origins and about the role that land owning assumes in the process, verifying the potenciality of Oral History methodology uses in school projects. This works also intends to be in line with the National Curricular Guidelines for Secondary Education (DCNEM s) which propose scholar researches as a particularly appropriated way to promote the school subjects contextualization and Cultural Studies in Education, understanding school space as a construction space of cultural meanings, struggles and resistance, not only as a place of knowledge transmissio n. In this research, the teachers, understood as research teachers start to study the cultural repertoire brought by students and also by others in which the school is situated so that the curriculum may incorporate and show lived subjects, articulating them with school subjects. In this perspective, the use of Oral History in school and/or in community projects may be an important instrument to study the social-cultural context in which the school is inserted, so that the educational instituition approaches the community, the teachers come close to the students and teaching is related to the research.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiapesquisa como princípio educativohistória oralcolonização do Oeste Catarinenseresearch as an educational principleoral historycolonization of the Catarinense WestEducaçãoA história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinenseThe oral history as instrument for teaching in Agricultural Education: memories of colonization of the Catarinense Westinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3696/2009%20-%20Edimar%20Sergio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13058/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17894/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24234/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30593/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36969/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43371/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49729/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56204/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/142Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:36Z (GMT). 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