A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edimar Sérgio da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12506
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar as representações dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia Santa Catarina (EAFC/SC) e suas famílias em relação as suas origens e sobre o papel que a posse da terra assume nesse processo, verificando as potencialidades do uso da metodologia da história oral em projetos escolares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM s) que propõem a pesquisa escolar como um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação, ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção de significados culturais, de lutas e de resistências e não apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos, os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização da história oral em projetos escolares e/ou comunitários pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida, para a aproximação entre instituição educacional e a comunidade, entre professores e alunos e entre ensino e pesquisa.
id UFRRJ-1_eaaf7905eafc3af60f95bbbfc5a68646
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12506
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Silva, Edimar Sérgio daCampos, Marília Lopes de001.469.467-07lattes.cnpq.br/4058430310291204032.739.599-082023-12-22T02:09:46Z2023-12-22T02:09:46Z2009-09-15SILVA, Edimar Sérgio da. A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12506A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar as representações dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia Santa Catarina (EAFC/SC) e suas famílias em relação as suas origens e sobre o papel que a posse da terra assume nesse processo, verificando as potencialidades do uso da metodologia da história oral em projetos escolares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM s) que propõem a pesquisa escolar como um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação, ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção de significados culturais, de lutas e de resistências e não apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos, os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização da história oral em projetos escolares e/ou comunitários pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida, para a aproximação entre instituição educacional e a comunidade, entre professores e alunos e entre ensino e pesquisa.This research aims to contextualise the representation of students of the Escola Agroténica Federal de Concordia - Santa Catarina (EAFC/SC) and their families in relation to their origins and about the role that land owning assumes in the process, verifying the potenciality of Oral History methodology uses in school projects. This works also intends to be in line with the National Curricular Guidelines for Secondary Education (DCNEM s) which propose scholar researches as a particularly appropriated way to promote the school subjects contextualization and Cultural Studies in Education, understanding school space as a construction space of cultural meanings, struggles and resistance, not only as a place of knowledge transmissio n. In this research, the teachers, understood as research teachers start to study the cultural repertoire brought by students and also by others in which the school is situated so that the curriculum may incorporate and show lived subjects, articulating them with school subjects. In this perspective, the use of Oral History in school and/or in community projects may be an important instrument to study the social-cultural context in which the school is inserted, so that the educational instituition approaches the community, the teachers come close to the students and teaching is related to the research.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiapesquisa como princípio educativohistória oralcolonização do Oeste Catarinenseresearch as an educational principleoral historycolonization of the Catarinense WestEducaçãoA história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinenseThe oral history as instrument for teaching in Agricultural Education: memories of colonization of the Catarinense Westinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3696/2009%20-%20Edimar%20Sergio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13058/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17894/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24234/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30593/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36969/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43371/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49729/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56204/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/142Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Edimar Sergio da Silva.pdf: 1758557 bytes, checksum: 10dc0ebaae5f290ba35b8d41dbe9b9e4 (MD5) Previous issue date: 2010-09-15info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Edimar Sérgio da Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain228825https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/1/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.txtc8152fcbae21ce22ce832d062df9039bMD51ORIGINAL2009 - Edimar Sérgio da Silva.pdfapplication/pdf1758639https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/2/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf1c31806833d863929b9451d3dd355deaMD52THUMBNAIL2009 - Edimar Sergio da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/3/2009%20-%20Edimar%20Sergio%20da%20Silva.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD532009 - Edimar Sérgio da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/4/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5420.500.14407/125062023-12-21 23:09:46.703oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:09:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The oral history as instrument for teaching in Agricultural Education: memories of colonization of the Catarinense West
title A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
spellingShingle A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
Silva, Edimar Sérgio da
pesquisa como princípio educativo
história oral
colonização do Oeste Catarinense
research as an educational principle
oral history
colonization of the Catarinense West
Educação
title_short A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
title_full A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
title_fullStr A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
title_full_unstemmed A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
title_sort A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense
author Silva, Edimar Sérgio da
author_facet Silva, Edimar Sérgio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edimar Sérgio da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Marília Lopes de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 001.469.467-07
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4058430310291204
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 032.739.599-08
contributor_str_mv Campos, Marília Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa como princípio educativo
história oral
colonização do Oeste Catarinense
topic pesquisa como princípio educativo
história oral
colonização do Oeste Catarinense
research as an educational principle
oral history
colonization of the Catarinense West
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv research as an educational principle
oral history
colonization of the Catarinense West
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar as representações dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia Santa Catarina (EAFC/SC) e suas famílias em relação as suas origens e sobre o papel que a posse da terra assume nesse processo, verificando as potencialidades do uso da metodologia da história oral em projetos escolares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM s) que propõem a pesquisa escolar como um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação, ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção de significados culturais, de lutas e de resistências e não apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos, os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização da história oral em projetos escolares e/ou comunitários pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida, para a aproximação entre instituição educacional e a comunidade, entre professores e alunos e entre ensino e pesquisa.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Edimar Sérgio da. A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12506
identifier_str_mv SILVA, Edimar Sérgio da. A história oral como instrumento para o ensino na Educação Agrícola: memórias da colonização do oeste catarinense. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2010.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/1/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/2/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/3/2009%20-%20Edimar%20Sergio%20da%20Silva.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12506/4/2009%20-%20Edimar%20S%c3%a9rgio%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8152fcbae21ce22ce832d062df9039b
1c31806833d863929b9451d3dd355dea
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108176596467712