O modelo pedagógico dos jogos escolares da CEDAF/UFV e sua influência nas relações entre os discentes no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Romário Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12112
Resumo: Os jogos escolares, que historicamente no Brasil se manifestam de várias formas, são um fenômeno sócio-cultural em contextos diversos. Desta forma, em especial no ensino das escolas técnicas federais, que adotam o sistema de aulas em regime integral, as competições escolares têm um papel fundamental nas relações entre os discentes. Estes jogos escolares têm se configurado ao longo do tempo como uma atividade de suma importância para o atendimento à comunidade escolar, por permitirem o desenvolvimento nos indivíduos participantes de aspectos relevantes à vida. Ao considerar a existência de embate, que podem tornar esses jogos, realizados no modelo interclasses, palco de discórdias, desentendimento e atritos, deteriorando por sua vez as relações entre os discentes é que nos propusemos a investigar “como” o modelo pedagógico atual dos Jogos Internos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - JICEDAF - influencia nas relações entre os discentes no ambiente escolar. O método utilizado para desenvolver e operacionalizar a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupo com representantes dos sujeitos do estudo, distribuídos distintamente e com representatividade entre os participantes e não participantes dos JICEDAF. Tais procedimentos visam a interpretação e análise das falas de quatro grupos debatedores, a partir de seu próprio ponto de vista, após o debate dos insights. Trata-se de uma técnica muito utilizada no âmbito da pesquisa social, sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação. A triangulação dos achados com o aporte do material bibliográfico e o nosso cotidiano na instituição, guiados através dos nove insights do roteiro de debates, nos permitiu através da análise qualitativa, o entendimento de como se formam e se diferem as percepções, opiniões e atitudes acerca dos JICEDAF. Os resultados são apresentados através da análise de conteúdo, com frequência descrita como análise temática e elementos da análise do discurso, com as citações de trechos das falas dos participantes dos grupos focais integradas ao texto e que ilustram categorias em particular. Entre os participantes dos quatro grupos focais, constatamos que a maioria entende que a relação entre os alunos no ambiente escolar melhora. Os fatores que interferem na melhoria dessas relações entre os discentes, estão amparados no coleguismo; na criação de novas amizades; no reforço às amizades já existentes; no favorecimento a um ambiente escolar harmonioso; na mudança de convivência; na maior aproximação; na interação facilitada; no auxílio aos estudos; na diminuição dos conflitos existentes e no desestímulo/bloqueio à formação de pequenos grupos rivais
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spelling Costa, Romário CardosoCupolillo, Amparo Villa790.646.397-87http://lattes.cnpq.br/5482837394103537Ribeiro, Leila Maria AmaralMatos, Luiz Otávio NevesRamos, José Ricardo da Silva256.421.116-04http://lattes.cnpq.br/72254874819783742023-12-22T02:03:10Z2023-12-22T02:03:10Z2011-08-11COSTA, Romário Cardoso. O modelo pedagógico dos jogos escolares da CEDAF/UFV e sua influência nas relações entre os discentes no ambiente escolar. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12112Os jogos escolares, que historicamente no Brasil se manifestam de várias formas, são um fenômeno sócio-cultural em contextos diversos. Desta forma, em especial no ensino das escolas técnicas federais, que adotam o sistema de aulas em regime integral, as competições escolares têm um papel fundamental nas relações entre os discentes. Estes jogos escolares têm se configurado ao longo do tempo como uma atividade de suma importância para o atendimento à comunidade escolar, por permitirem o desenvolvimento nos indivíduos participantes de aspectos relevantes à vida. Ao considerar a existência de embate, que podem tornar esses jogos, realizados no modelo interclasses, palco de discórdias, desentendimento e atritos, deteriorando por sua vez as relações entre os discentes é que nos propusemos a investigar “como” o modelo pedagógico atual dos Jogos Internos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - JICEDAF - influencia nas relações entre os discentes no ambiente escolar. O método utilizado para desenvolver e operacionalizar a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupo com representantes dos sujeitos do estudo, distribuídos distintamente e com representatividade entre os participantes e não participantes dos JICEDAF. Tais procedimentos visam a interpretação e análise das falas de quatro grupos debatedores, a partir de seu próprio ponto de vista, após o debate dos insights. Trata-se de uma técnica muito utilizada no âmbito da pesquisa social, sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação. A triangulação dos achados com o aporte do material bibliográfico e o nosso cotidiano na instituição, guiados através dos nove insights do roteiro de debates, nos permitiu através da análise qualitativa, o entendimento de como se formam e se diferem as percepções, opiniões e atitudes acerca dos JICEDAF. Os resultados são apresentados através da análise de conteúdo, com frequência descrita como análise temática e elementos da análise do discurso, com as citações de trechos das falas dos participantes dos grupos focais integradas ao texto e que ilustram categorias em particular. Entre os participantes dos quatro grupos focais, constatamos que a maioria entende que a relação entre os alunos no ambiente escolar melhora. Os fatores que interferem na melhoria dessas relações entre os discentes, estão amparados no coleguismo; na criação de novas amizades; no reforço às amizades já existentes; no favorecimento a um ambiente escolar harmonioso; na mudança de convivência; na maior aproximação; na interação facilitada; no auxílio aos estudos; na diminuição dos conflitos existentes e no desestímulo/bloqueio à formação de pequenos grupos rivaisThe school games, which are historically manifested in Brazil in various forms, is a sociocultural phenomenon in different contexts. Thus, especially in the teaching of federal technical schools, which adopt the system of classes in integral regime, the school competitions play a key role in relations among students. These games has configured over time as a very important activity for the school to attend its community by allowing individuals participating in the development of issues relevant to life. In considering the existence of confrontation, which can make these games, held in the interclass model, the scene of conflicts, misunderstanding and friction, in turn deteriorating relations between the students is that we set out to investigate "as" the model of current pedagogical Internal Games of Florestal Agrarian Development Center - JICEDAF - interfere in relations between the students in the school environment. The method used to develop and operationalize the research was the Focus Group, a qualitative research technique, which aims to obtain data from group discussions with representatives of the study subjects, and representative distinctly distributed among participants and nonparticipants of JICEDAF. Such procedures shall seek an interpretation and analysis of the speeches of four groups debaters from his own point of view, following the discussion of insights. It is a widely used technique in social research, being increasingly employed in research in education. The triangulation of findings with the input of bibliographic material and everyday life in the institution, guided through the nine insights script discussions, allowed us through qualitative analysis, understanding how they are formed and different perceptions, opinions and attitudes about JICEDAF. The results are presented through the content analysis, described as a thematic analysis and analysis of speech elements at times, with the excerpts of the speeches of focus group participants included the text and illustrate in particular categories. Among the participants of the four focus groups, we found that the majority believes that the relationship between students in school improvement. The factors that hinder improvement of these relations between learners are helped by the camaraderie, the creation of new friendships, strengthening the existing friendships; in fostering a harmonious school environment, the change of coexistence, in the closest approach, the interaction facilitated; aid in their studies; in reducing conflicts, the discouragement / blockade the formation of small rival groupsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaSchool CompetitionsCompetições EscolaresGrupo FocalAmbiente EscolarJICEDAFFocus GroupSchool environmentEducação FísicaO modelo pedagógico dos jogos escolares da CEDAF/UFV e sua influência nas relações entre os discentes no ambiente escolarThe educational model of the CEDAF/UFV school games and its influence in the relations between the students in the school environmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUIAR, Olivetti Rufino Borges Prado; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. 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description Os jogos escolares, que historicamente no Brasil se manifestam de várias formas, são um fenômeno sócio-cultural em contextos diversos. Desta forma, em especial no ensino das escolas técnicas federais, que adotam o sistema de aulas em regime integral, as competições escolares têm um papel fundamental nas relações entre os discentes. Estes jogos escolares têm se configurado ao longo do tempo como uma atividade de suma importância para o atendimento à comunidade escolar, por permitirem o desenvolvimento nos indivíduos participantes de aspectos relevantes à vida. Ao considerar a existência de embate, que podem tornar esses jogos, realizados no modelo interclasses, palco de discórdias, desentendimento e atritos, deteriorando por sua vez as relações entre os discentes é que nos propusemos a investigar “como” o modelo pedagógico atual dos Jogos Internos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - JICEDAF - influencia nas relações entre os discentes no ambiente escolar. O método utilizado para desenvolver e operacionalizar a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupo com representantes dos sujeitos do estudo, distribuídos distintamente e com representatividade entre os participantes e não participantes dos JICEDAF. Tais procedimentos visam a interpretação e análise das falas de quatro grupos debatedores, a partir de seu próprio ponto de vista, após o debate dos insights. Trata-se de uma técnica muito utilizada no âmbito da pesquisa social, sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação. A triangulação dos achados com o aporte do material bibliográfico e o nosso cotidiano na instituição, guiados através dos nove insights do roteiro de debates, nos permitiu através da análise qualitativa, o entendimento de como se formam e se diferem as percepções, opiniões e atitudes acerca dos JICEDAF. Os resultados são apresentados através da análise de conteúdo, com frequência descrita como análise temática e elementos da análise do discurso, com as citações de trechos das falas dos participantes dos grupos focais integradas ao texto e que ilustram categorias em particular. Entre os participantes dos quatro grupos focais, constatamos que a maioria entende que a relação entre os alunos no ambiente escolar melhora. Os fatores que interferem na melhoria dessas relações entre os discentes, estão amparados no coleguismo; na criação de novas amizades; no reforço às amizades já existentes; no favorecimento a um ambiente escolar harmonioso; na mudança de convivência; na maior aproximação; na interação facilitada; no auxílio aos estudos; na diminuição dos conflitos existentes e no desestímulo/bloqueio à formação de pequenos grupos rivais
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