Investigação da associação entre locus de controle, autoestima e avaliação atitudinal do cadete da AMAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Atílio Sozzi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14498
Resumo: No presente estudo, o objetivo foi o de estudar os fenômenos do locus de controle e da autoestima em cadetes, bem como a associação de tais variáveis com os resultados de suas avaliações atitudinais (competências transversais). Os participantes do estudo foram 1822 cadetes dos quatro anos de formação da AMAN. A participação foi voluntária e com preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam os instrumentos de pesquisa de forma coletiva: Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson (Levenson, 1981) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) (Rosenberg, 1965). O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira o objetivo foi levantar evidências de validade destas escalas para o contexto militar da AMAN. Após procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a EAR foi teve sua validade evidenciada com 9 itens (N=933, X2=107,929, X2/gl=4,151, RMR=0,023, GFI=0,976, AGFI=0,959, CFI=0,973 e RMSEA=0,056) e a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson com 20 itens (N=933, X2=657,726, X2/gl=3,962, RMR=0,037, GFI=0,932, AGFI=0,914, CFI=0,893 e RMSEA=0,055). Na segunda etapa foi realizado, com base na técnica dos grupos focais, o levantamento qualitativo da percepção dos fenômenos autoestima e locus de controle pelos cadetes. Resultados desta etapa corroborara2m com a teoria, bem como apresentaram a percepção atual dos cadetes acerca destas variáveis. A terceira etapa foi a correlação entre a autoestima e o locus de controle com o desempenho atitudinal do cadete. Neste momento, os resultados indicaram que existe associação entre os fenômenos estudados, corroborando novamente com a teoria. Por fim, com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais, foi elaborado um modelo geral do estudo, que relaciona os dados de locus de controle e de autoestima, testando a influência do primeiro sobre o segundo (N=933, X2=1502,056, X2/gl=4,115, RMR=0,036, GFI=0,920, AGFI=0,904, CFI=0,895 e RMSEA=0,049). Os resultados corroboram parcialmente com a hipótese de estudo, uma vez que foi observada a influência. Todos os dados e resultados levantados no presente estudo devem ser interpretados com cautela. Sugere-se a realização de estudos complementares, com outros instrumentos e variáveis, tudo com o objetivo de melhor 9 compreender os indicadores de validade ora apresentados, bem como o papel de cada uma das variáveis de estudo para o processo de educação superior militar da AMAN
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spelling Nogueira, Atílio SozziSouza, Marcos Aguiar de54443180672http://lattes.cnpq.br/8330562093476420Souza, Marcos Aguiar deOliveira, Valéria Marques deRibas Júnior, Rodolfo de Castro04419838639http://lattes.cnpq.br/49316913160020942023-12-22T03:01:41Z2023-12-22T03:01:41Z2018-05-30Nogueira, Atílio Sozzi. Investigação da associação entre locus de controle, autoestima e avaliação atitudinal do cadete da AMAN. 2018. [71 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14498No presente estudo, o objetivo foi o de estudar os fenômenos do locus de controle e da autoestima em cadetes, bem como a associação de tais variáveis com os resultados de suas avaliações atitudinais (competências transversais). Os participantes do estudo foram 1822 cadetes dos quatro anos de formação da AMAN. A participação foi voluntária e com preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam os instrumentos de pesquisa de forma coletiva: Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson (Levenson, 1981) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) (Rosenberg, 1965). O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira o objetivo foi levantar evidências de validade destas escalas para o contexto militar da AMAN. Após procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a EAR foi teve sua validade evidenciada com 9 itens (N=933, X2=107,929, X2/gl=4,151, RMR=0,023, GFI=0,976, AGFI=0,959, CFI=0,973 e RMSEA=0,056) e a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson com 20 itens (N=933, X2=657,726, X2/gl=3,962, RMR=0,037, GFI=0,932, AGFI=0,914, CFI=0,893 e RMSEA=0,055). Na segunda etapa foi realizado, com base na técnica dos grupos focais, o levantamento qualitativo da percepção dos fenômenos autoestima e locus de controle pelos cadetes. Resultados desta etapa corroborara2m com a teoria, bem como apresentaram a percepção atual dos cadetes acerca destas variáveis. A terceira etapa foi a correlação entre a autoestima e o locus de controle com o desempenho atitudinal do cadete. Neste momento, os resultados indicaram que existe associação entre os fenômenos estudados, corroborando novamente com a teoria. Por fim, com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais, foi elaborado um modelo geral do estudo, que relaciona os dados de locus de controle e de autoestima, testando a influência do primeiro sobre o segundo (N=933, X2=1502,056, X2/gl=4,115, RMR=0,036, GFI=0,920, AGFI=0,904, CFI=0,895 e RMSEA=0,049). Os resultados corroboram parcialmente com a hipótese de estudo, uma vez que foi observada a influência. Todos os dados e resultados levantados no presente estudo devem ser interpretados com cautela. Sugere-se a realização de estudos complementares, com outros instrumentos e variáveis, tudo com o objetivo de melhor 9 compreender os indicadores de validade ora apresentados, bem como o papel de cada uma das variáveis de estudo para o processo de educação superior militar da AMANIn the present study, the objective was to study the phenomena of locus of control and self-esteem in cadets, as well as the association of such variables with the results of their attitudinal evaluations (soft skills). The study participants were 1822 cadets from the four-year AMAN training. Participation was voluntary and with the completion of a Free and Informed Consent Form. Participants answered the research instruments collectively: Levenson's Multidimensional Locus of Control Scale (Levenson, 1981) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (EAR) (Rosenberg, 1965). The study was developed in four stages. In the first one, the objective was to raise evidences of validity of these scales for the military context of AMAN. After the Confirmatory Factor Analysis procedures, the EAR was validated with 9 items (N = 933, X2 = 107.929, X2 / gl = 4.123, RMR = 0.023, GFI = 0.976, AGFI = 0.959, CFI = 0.973 and RMSEA = 0.056) and the Multidimensional Levenson Locus of Control Scale with 20 items (N = 933, X2 = 657,726, X2 / gl = 3,962, RMR = 0.037, GFI = 0.932, AGFI = 0.914, CFI = 0.893 and RMSEA = 0.055). In the second stage, based on the technique of the focus groups, the qualitative survey of the perception of the self-esteem phenomena and locus of control by the cadets was carried out. Results of this stage corroborated with the theory, as well as presented the cadets' current perception about these variables. The third step was the correlation between the self-esteem and the locus of control with the attitudinal performance of the cadet. Now, the results indicated that there is an association between the phenomena studied, corroborating again with the theory. Finally, with the use of Structural Equation Modeling, a general model of the study was elaborated, which relates the locus of control and self-esteem data, testing the influence of the first on the second (N = 933, X2 = 1502,056, X2 / gl = 4.115, RMR = 0.036, GFI = 0.920, AGFI = 0.904, CFI = 0.895 and RMSEA = 0.049). The results corroborate partially with the hypothesis of study, once the influence was observed. All data and results raised in the present study should be interpreted with caution. It is suggested to carry out complementary studies, with other instruments and variables, in order to better understand the validity indicators presented 11 herein, as well as the role of each of the study variables for AMAN's military higher education process.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de Educaçãoautoestimalocus de controlecompetências transversaisself-esteemlocus of controlsoft skillsPsicologiaInvestigação da associação entre locus de controle, autoestima e avaliação atitudinal do cadete da AMAN...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbbad, G., & Meneses, P. P. M. (2004). Locus de controle: validação de uma escala em situação de treinamento. Estudos de Psicologia, 9 (3), 441-450. Alessandri, G., Vecchione, M., Eisenberg, N., & Łaguna, M. (2015). On the factor structure of the Rosenberg (1965) General Self-Esteem Scale. 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description No presente estudo, o objetivo foi o de estudar os fenômenos do locus de controle e da autoestima em cadetes, bem como a associação de tais variáveis com os resultados de suas avaliações atitudinais (competências transversais). Os participantes do estudo foram 1822 cadetes dos quatro anos de formação da AMAN. A participação foi voluntária e com preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam os instrumentos de pesquisa de forma coletiva: Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson (Levenson, 1981) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) (Rosenberg, 1965). O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira o objetivo foi levantar evidências de validade destas escalas para o contexto militar da AMAN. Após procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a EAR foi teve sua validade evidenciada com 9 itens (N=933, X2=107,929, X2/gl=4,151, RMR=0,023, GFI=0,976, AGFI=0,959, CFI=0,973 e RMSEA=0,056) e a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson com 20 itens (N=933, X2=657,726, X2/gl=3,962, RMR=0,037, GFI=0,932, AGFI=0,914, CFI=0,893 e RMSEA=0,055). Na segunda etapa foi realizado, com base na técnica dos grupos focais, o levantamento qualitativo da percepção dos fenômenos autoestima e locus de controle pelos cadetes. Resultados desta etapa corroborara2m com a teoria, bem como apresentaram a percepção atual dos cadetes acerca destas variáveis. A terceira etapa foi a correlação entre a autoestima e o locus de controle com o desempenho atitudinal do cadete. Neste momento, os resultados indicaram que existe associação entre os fenômenos estudados, corroborando novamente com a teoria. Por fim, com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais, foi elaborado um modelo geral do estudo, que relaciona os dados de locus de controle e de autoestima, testando a influência do primeiro sobre o segundo (N=933, X2=1502,056, X2/gl=4,115, RMR=0,036, GFI=0,920, AGFI=0,904, CFI=0,895 e RMSEA=0,049). Os resultados corroboram parcialmente com a hipótese de estudo, uma vez que foi observada a influência. Todos os dados e resultados levantados no presente estudo devem ser interpretados com cautela. Sugere-se a realização de estudos complementares, com outros instrumentos e variáveis, tudo com o objetivo de melhor 9 compreender os indicadores de validade ora apresentados, bem como o papel de cada uma das variáveis de estudo para o processo de educação superior militar da AMAN
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