Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Samara dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12493
Resumo: Buscamos, com esse trabalho, analisar os caminhos escolhidos pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), ligado a Universidade Federal Fluminense, para a institucionalização das questões socioambientais, e como essas escolhas afetaram a formação do Técnico em Agropecuária. Objetivamos constatar como essas questões entram no cotidiano da formação do Técnico em Agropecuária e as afetam, quais as motivações para essa inserção e quais as dificuldades encontradas pelos envolvidos nesse processo. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e utilizou como instrumentos: análise documental, entrevistas, observação participante e questionário, além do aprofundamento teórico sobre: Ciência e Educação, Educação Ambiental e Educação Agrícola. Os resultados demonstram que as duas Instituições estão em processo dinâmico de inserção das questões socioambientais na formação do Técnico em Agropecuária, e nos permitem afirmar que elas estão em momento de crise, em que pensamentos tecnicistas, historicamente hegemônicos, estão sendo questionados por posturas progressistas de educação. Os resultados também apontam para uma maior possibilidade de permanência nas transformações ocorridas no CTUR, visto que elas foram registradas em documentos da Instituição e alcançaram maior ênfase nas respostas de seus egressos. Concluímos que o que incentiva a inserção das questões socioambientais nas duas Instituições é o desejo de responder às demandas sociais e que os maiores obstáculos são em última instância dois: a orientação tecnicista que ainda predomina nas Instituições e a formação da comunidade educativa que se deu, em sua grande maioria, dentro do sistema convencional de produção e da tendência educacional Liberal Tecnicista.
id UFRRJ-1_f39c571613897814cd0f0d003f35a08c
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12493
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Pimentel, Samara dos SantosSoares, Ana Maria Dantas120.078.891-53http://lattes.cnpq.br/3776117532043539Gonçalves, Lenicio281.483.987-04http://lattes.cnpq.br/9874743182713749068.367.837-06http://lattes.cnpq.br/30803717994636572023-12-22T02:09:25Z2023-12-22T02:09:25Z2009-09-29PIMENTEL, Samara dos Santos. Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12493Buscamos, com esse trabalho, analisar os caminhos escolhidos pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), ligado a Universidade Federal Fluminense, para a institucionalização das questões socioambientais, e como essas escolhas afetaram a formação do Técnico em Agropecuária. Objetivamos constatar como essas questões entram no cotidiano da formação do Técnico em Agropecuária e as afetam, quais as motivações para essa inserção e quais as dificuldades encontradas pelos envolvidos nesse processo. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e utilizou como instrumentos: análise documental, entrevistas, observação participante e questionário, além do aprofundamento teórico sobre: Ciência e Educação, Educação Ambiental e Educação Agrícola. Os resultados demonstram que as duas Instituições estão em processo dinâmico de inserção das questões socioambientais na formação do Técnico em Agropecuária, e nos permitem afirmar que elas estão em momento de crise, em que pensamentos tecnicistas, historicamente hegemônicos, estão sendo questionados por posturas progressistas de educação. Os resultados também apontam para uma maior possibilidade de permanência nas transformações ocorridas no CTUR, visto que elas foram registradas em documentos da Instituição e alcançaram maior ênfase nas respostas de seus egressos. Concluímos que o que incentiva a inserção das questões socioambientais nas duas Instituições é o desejo de responder às demandas sociais e que os maiores obstáculos são em última instância dois: a orientação tecnicista que ainda predomina nas Instituições e a formação da comunidade educativa que se deu, em sua grande maioria, dentro do sistema convencional de produção e da tendência educacional Liberal Tecnicista.CAPESWe aim at analyzing, with this work, the ways chosen by Colegio Tecnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) and by Colegio Agricola Nilo Peçanha (CANP), connected to Universidade Federal Fluminense, for institutionalization of socio-environmental matters and how these choices have affected the formation of the technician in agriculture and cattle breeding. We aim to realize how these questions get into the quotidian of the formation of the technicians as well as how they get affected, which motivations affect this intersection and what difficulties are found by the elements involved in this processes. Our research had a qualitative characteristic and used documental analysis, interviews, participative observation and questionnaires as tools, as well as theoretical profound study about Science and Education, Environmental Education and Agricultural Education. The results show that both institutions are in a dynamic process of insertion of socio-environmental questions when forming the technician in agriculture and cattle breeding, what allows us to state that there is a moment of crisis, with the technicists thoughts, which are historically hegemonic, being put in doubts by a progressive behavior of education. The results also point out a greater possibility of permanence on transformations occurred at CTUR, due to registers on documents and answers of former students. We understand that what stimulates the insertion of socioenvironmental questions in both institutions is the desire to respond to social demands and that the greatest obstacles are the technicist guidance that still rules both schools and the formation of the educational community, which happened in a conventional production system and in the Liberal Technicist educational tendency at most.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação ambientalformação profissionaltécnico em agropecuáriaenvironmental educationprofessional formationtechnician in agriculture and cattle breeding.EducaçãoSustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursosEnvironmental sustainability and professional formation of the technician in agriculture and cattle breeding: new ways in search of environmentalization of the courses.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3638/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17842/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24124/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30507/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36889/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43281/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49681/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56100/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/153Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdf: 917002 bytes, checksum: 2ad3b02f1130eeb7f2c956520ab41536 (MD5) Previous issue date: 2009-09-29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdf.txtExtracted Texttext/plain323704https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12493/1/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.txt96fa02c65f49d768f13a5253f5a46bd3MD51ORIGINAL2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdfapplication/pdf917152https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12493/2/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf9167519aca724d083e4f42ea2ca57584MD52THUMBNAIL2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12493/3/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5320.500.14407/124932023-12-21 23:09:25.678oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:09:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Environmental sustainability and professional formation of the technician in agriculture and cattle breeding: new ways in search of environmentalization of the courses.
title Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
spellingShingle Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
Pimentel, Samara dos Santos
educação ambiental
formação profissional
técnico em agropecuária
environmental education
professional formation
technician in agriculture and cattle breeding.
Educação
title_short Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
title_full Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
title_fullStr Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
title_full_unstemmed Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
title_sort Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos
author Pimentel, Samara dos Santos
author_facet Pimentel, Samara dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Samara dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 120.078.891-53
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3776117532043539
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gonçalves, Lenicio
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 281.483.987-04
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9874743182713749
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 068.367.837-06
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3080371799463657
contributor_str_mv Soares, Ana Maria Dantas
Gonçalves, Lenicio
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
formação profissional
técnico em agropecuária
topic educação ambiental
formação profissional
técnico em agropecuária
environmental education
professional formation
technician in agriculture and cattle breeding.
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv environmental education
professional formation
technician in agriculture and cattle breeding.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Buscamos, com esse trabalho, analisar os caminhos escolhidos pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), ligado a Universidade Federal Fluminense, para a institucionalização das questões socioambientais, e como essas escolhas afetaram a formação do Técnico em Agropecuária. Objetivamos constatar como essas questões entram no cotidiano da formação do Técnico em Agropecuária e as afetam, quais as motivações para essa inserção e quais as dificuldades encontradas pelos envolvidos nesse processo. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e utilizou como instrumentos: análise documental, entrevistas, observação participante e questionário, além do aprofundamento teórico sobre: Ciência e Educação, Educação Ambiental e Educação Agrícola. Os resultados demonstram que as duas Instituições estão em processo dinâmico de inserção das questões socioambientais na formação do Técnico em Agropecuária, e nos permitem afirmar que elas estão em momento de crise, em que pensamentos tecnicistas, historicamente hegemônicos, estão sendo questionados por posturas progressistas de educação. Os resultados também apontam para uma maior possibilidade de permanência nas transformações ocorridas no CTUR, visto que elas foram registradas em documentos da Instituição e alcançaram maior ênfase nas respostas de seus egressos. Concluímos que o que incentiva a inserção das questões socioambientais nas duas Instituições é o desejo de responder às demandas sociais e que os maiores obstáculos são em última instância dois: a orientação tecnicista que ainda predomina nas Instituições e a formação da comunidade educativa que se deu, em sua grande maioria, dentro do sistema convencional de produção e da tendência educacional Liberal Tecnicista.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTEL, Samara dos Santos. Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12493
identifier_str_mv PIMENTEL, Samara dos Santos. Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12493/1/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12493/2/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12493/3/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96fa02c65f49d768f13a5253f5a46bd3
9167519aca724d083e4f42ea2ca57584
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108044725452800