Educação para o cooperativismo: melhorando as práticas sociais e o desenvolvimento regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulrich, Elisane Roseli
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12592
Resumo: Esta dissertação apresenta o enfoque dado sobre a temática cooperativismo no currículo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Foram analisadas as visões que alunos egressos do Campus possuem sobre o cooperativismo, através de questionário e história oral. O objetivo central da pesquisa buscou identificar a visão e o enfoque dado à temática cooperativismo no Curso Técnico em Agropecuária do IFRSCampus Sertão e analisar o conteúdo das disciplinas afins com o tema cooperativismo. Esta pesquisa divide-se em cinco seções. Foram consideradas as respostas obtidas da população de amostra, constituída de 40 alunos egressos do curso de Técnico em Agropecuária do IFRS– Campus Sertão, concluintes entre os anos de 1984 a 2008, atuantes em cooperativas da região. Os dados coletados demonstram que a disciplina de cooperativismo é parte integrante do curso, porém, não uma parte principal. Assim, entende-se que exista uma lacuna ou carência de conteúdos no ensino sobre o cooperativismo no IFRS– Campus Sertão. Além disso, os dados apontam para a insatisfação da amostra quanto à falta de vivência prática do cooperativismo durante o curso. Os egressos, neste aspecto, sugerem que sejam implementadas ações que permitam a vivência do cooperativismo, como visitas a cooperativas, estágios e outras formas de ação efetiva para a concretização da teoria vista em sala de aula
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O objetivo central da pesquisa buscou identificar a visão e o enfoque dado à temática cooperativismo no Curso Técnico em Agropecuária do IFRSCampus Sertão e analisar o conteúdo das disciplinas afins com o tema cooperativismo. Esta pesquisa divide-se em cinco seções. Foram consideradas as respostas obtidas da população de amostra, constituída de 40 alunos egressos do curso de Técnico em Agropecuária do IFRS– Campus Sertão, concluintes entre os anos de 1984 a 2008, atuantes em cooperativas da região. Os dados coletados demonstram que a disciplina de cooperativismo é parte integrante do curso, porém, não uma parte principal. Assim, entende-se que exista uma lacuna ou carência de conteúdos no ensino sobre o cooperativismo no IFRS– Campus Sertão. Além disso, os dados apontam para a insatisfação da amostra quanto à falta de vivência prática do cooperativismo durante o curso. Os egressos, neste aspecto, sugerem que sejam implementadas ações que permitam a vivência do cooperativismo, como visitas a cooperativas, estágios e outras formas de ação efetiva para a concretização da teoria vista em sala de aulaThis dissertation presents the focus given about the thematic cooperativism at the Science and Technology Federal Institute from Rio Grande do Sul- Sertão Campus. The Campus former student’s vision about cooperativism was analyzed through a questionnaire and oral history. The central objective of the research tried to identify the vision and the focus given to the thematic cooperativism in the Agriculture and Farming Course at IFRS- Sertão Campus and to analyze the content of the subjects with the topic cooperativism. This research is divided in five sections. It was considered the answers that were obtained from the interviewees - 40 Agriculture and Farming former students at IFRS- Sertão Campus who graduated between 1984 and 2008 and who are working in Cooperatives in the region. The collected data demonstrate that the coopetativism subject is part of the course, although it is not the principal one. Thus, it’s concluded that there was a gap or lack of contents in the coopetativism teaching at IFRS- Sertão Campus. Besides, the data points out a dissatisfaction of the interviewees regarding the lack of practical use of cooperativism during the course. In this aspect, the former students suggest the implementation of actions allowing the use of cooperativism, such as with visits to cooperatives, training programs and other forms of effective actions for the concretization of the theory studied in classroomapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCooperativismoEconomia SolidáriaEnsino Profissionalizante em AgropecuáriaCooperativismSolidary EconomyAgriculture and Farming Professional teachingEducaçãoEducação para o cooperativismo: melhorando as práticas sociais e o desenvolvimento regionalEducation for cooperativism: Improving social practices and regional development.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOVAY, Ricardo. et alii. Juventude e agricultura familiar: desafios de novos padrões sucessórios. Editores: UNESCO; FAO; EPAGRI; INCRA, 1998. ALBERTI, Verena. 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