Intelectuais católicos: concepções integristas na revista Hora Presente e o conservadorismo católico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niero, Stela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11456
Resumo: A partir da análise da revista Hora Presente, este trabalho buscou entender o papel dos intelectuais católicos no período posterior ao Concílio Vaticano II. A pesquisa se constitui como um estudo de caso dos integristas ligados a revista publicada entre os anos de 1968 a 1978. O principal objetivo é entender as relações estabelecidas pelos intelectuais católicos ligados ao pensamento integrista com os demais grupos católicos e o Estado brasileiro durante esse período de repressão e privação das liberdades vivenciadas pela intelectualidade brasileira. O Concílio Vaticano II (1962-1965) convocado em 1961 pelo Papa João XXIII (1958-1963) buscou estabelecer um direcionamento para a Igreja procurando um diálogo mais aberto com a modernidade tendo uma tendência a pluralidade teológica e a tolerância a outras denominações religiosas. Sem dúvida, esse Concílio gerou desconforto em segmentos religiosos de posições mais conservadoras como a dos tradicionalistas e integristas que não compartilhavam das propostas conciliares que visavam a abertura da Igreja ao mundo moderno. O objeto de estudo é constituído, portanto, pelos intelectuais católicos tidos como conservadores do período posterior ao Concílio Vaticano II. Ao analisar as publicações da revista Hora Presente, pretende-se compreender a fenomenologia integrista enquanto movimento católico conservador gerador de conflitos sociais ligados a luta simbólico- normativa do catolicismo no Brasil. O quadro teórico utilizado na realização da pesquisa, se insere na perspectiva da sociologia da religião, em interface com a sociologia dos intelectuais, propondo, como já mencionado, uma análise do posicionamento dos intelectuais católicos, no período pós conciliar, observando como fonte privilegiada as publicações da revista Hora Presente. A pesquisa é fundamentalmente qualitativa, e se divide em três momentos, partindo primeiramente de uma análise histórica do surgimento da corrente católica integrista contextualizando-a dentro do processo de secularização, num segundo momento apresenta-se uma análise documental a partir dos discursos da produção intelectual integrista e, num terceiro momento a produção de intelectuais católicos na contemporaneidade, buscando as descontinuidades e permanências em relação os conflitos abordados anteriormente evidenciando os acontecimentos contemporâneos protagonizados pela Igreja Católica nas últimas décadas.
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O principal objetivo é entender as relações estabelecidas pelos intelectuais católicos ligados ao pensamento integrista com os demais grupos católicos e o Estado brasileiro durante esse período de repressão e privação das liberdades vivenciadas pela intelectualidade brasileira. O Concílio Vaticano II (1962-1965) convocado em 1961 pelo Papa João XXIII (1958-1963) buscou estabelecer um direcionamento para a Igreja procurando um diálogo mais aberto com a modernidade tendo uma tendência a pluralidade teológica e a tolerância a outras denominações religiosas. Sem dúvida, esse Concílio gerou desconforto em segmentos religiosos de posições mais conservadoras como a dos tradicionalistas e integristas que não compartilhavam das propostas conciliares que visavam a abertura da Igreja ao mundo moderno. O objeto de estudo é constituído, portanto, pelos intelectuais católicos tidos como conservadores do período posterior ao Concílio Vaticano II. Ao analisar as publicações da revista Hora Presente, pretende-se compreender a fenomenologia integrista enquanto movimento católico conservador gerador de conflitos sociais ligados a luta simbólico- normativa do catolicismo no Brasil. O quadro teórico utilizado na realização da pesquisa, se insere na perspectiva da sociologia da religião, em interface com a sociologia dos intelectuais, propondo, como já mencionado, uma análise do posicionamento dos intelectuais católicos, no período pós conciliar, observando como fonte privilegiada as publicações da revista Hora Presente. A pesquisa é fundamentalmente qualitativa, e se divide em três momentos, partindo primeiramente de uma análise histórica do surgimento da corrente católica integrista contextualizando-a dentro do processo de secularização, num segundo momento apresenta-se uma análise documental a partir dos discursos da produção intelectual integrista e, num terceiro momento a produção de intelectuais católicos na contemporaneidade, buscando as descontinuidades e permanências em relação os conflitos abordados anteriormente evidenciando os acontecimentos contemporâneos protagonizados pela Igreja Católica nas últimas décadas.The present work sought to analyze the role of Catholic intellectuals in the period after the Second Vatican Council. The research is constituted as a case study of the integristas connected to the magazine Hora Presente, published between the years of 1968 and 1978. The main objective is to understand the relations established by the catholic intellectuals linked to fundamentalist thinking with the other catholic groups and the Brazilian State o during this period of repression and deprivation of the freedoms experienced by the Brazilian intelligentsia. The Second Vatican Council (1962-1965) convened in 1961 by Pope John XXIII (1958-1963) sought to establish a direction for the Church in search of a more open dialogue with modernity theological plurality and tolerance of other religious denominations. Undoubtedly, this Council generated discomfort in religious segments of more conservative positions, such as the traditionalists and fundamentalists who did not share the conciliar proposals that sought to open the Church to the modern world. Our object of study is, therefore, constituted by the conservative Catholic intellectuals of the period after the Second Vatican Council. When analyzing the publications of Hora Presente Journal, we intend to understand fundamentalist phenomenology as a conservative Catholic movement that generates social conflicts and an important part in the normative symbolic struggle of Catholicism in Brazil. The theoretical framework used in the research is inserted in the sociology of religion approach in interface with the sociology of the intellectuals, proposing, as mentioned, an analysis of the position of the Catholic intellectuals, in the post-conciliar period. It is important to underline that our privileged source is the Hora Presente Journal. The research is fundamentally qualitative, and is divided into three moments, starting from a historical analysis of the emergence of the fundamentalist catholic current contextualizing it within the process of secularization, in a second moment we present a documentary analysis from the discourses of the fundamentalist intellectual production and in a third moment we analyze the production of Catholic intellectuals in the contemporary world, seeking the discontinuities and permanences in relation to the conflicts discussed previously, to highlight the contemporary events led by the Catholic Church in recent decades.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisIntegrismCatholic intellectualsSecularizationCatholic churchIntegrismoIntelectuais católicosSecularizaçãoIgreja católicaCiências SociaisIntelectuais católicos: concepções integristas na revista Hora Presente e o conservadorismo católico no BrasilCatholic intellectuals: integrists conceptions in Hora Presente journal and catholic conservatism in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGASSO, Domenico Jr. Francisco visita sete famílias de ex-padres que constituíram família. 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description A partir da análise da revista Hora Presente, este trabalho buscou entender o papel dos intelectuais católicos no período posterior ao Concílio Vaticano II. A pesquisa se constitui como um estudo de caso dos integristas ligados a revista publicada entre os anos de 1968 a 1978. O principal objetivo é entender as relações estabelecidas pelos intelectuais católicos ligados ao pensamento integrista com os demais grupos católicos e o Estado brasileiro durante esse período de repressão e privação das liberdades vivenciadas pela intelectualidade brasileira. O Concílio Vaticano II (1962-1965) convocado em 1961 pelo Papa João XXIII (1958-1963) buscou estabelecer um direcionamento para a Igreja procurando um diálogo mais aberto com a modernidade tendo uma tendência a pluralidade teológica e a tolerância a outras denominações religiosas. Sem dúvida, esse Concílio gerou desconforto em segmentos religiosos de posições mais conservadoras como a dos tradicionalistas e integristas que não compartilhavam das propostas conciliares que visavam a abertura da Igreja ao mundo moderno. O objeto de estudo é constituído, portanto, pelos intelectuais católicos tidos como conservadores do período posterior ao Concílio Vaticano II. Ao analisar as publicações da revista Hora Presente, pretende-se compreender a fenomenologia integrista enquanto movimento católico conservador gerador de conflitos sociais ligados a luta simbólico- normativa do catolicismo no Brasil. O quadro teórico utilizado na realização da pesquisa, se insere na perspectiva da sociologia da religião, em interface com a sociologia dos intelectuais, propondo, como já mencionado, uma análise do posicionamento dos intelectuais católicos, no período pós conciliar, observando como fonte privilegiada as publicações da revista Hora Presente. A pesquisa é fundamentalmente qualitativa, e se divide em três momentos, partindo primeiramente de uma análise histórica do surgimento da corrente católica integrista contextualizando-a dentro do processo de secularização, num segundo momento apresenta-se uma análise documental a partir dos discursos da produção intelectual integrista e, num terceiro momento a produção de intelectuais católicos na contemporaneidade, buscando as descontinuidades e permanências em relação os conflitos abordados anteriormente evidenciando os acontecimentos contemporâneos protagonizados pela Igreja Católica nas últimas décadas.
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