A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154 |
Resumo: | No início da década de 1990, os militantes do Partido dos Trabalhadores no Acre entenderam que somente com a conquista do poder político institucional seria possível reorientar os rumos do desenvolvimento regional que durante toda sua história foi alvo de projetos desenvolvimentistas dos governos centrais. Ainda sob impacto da morte de Chico Mendes e influenciado pelas propostas e conquistas dos “Povos da Floresta”, um grupo de militantes começou a articular um projeto político que teve entre seus objetivos resgatar a identidade acreana que entendia gozar de pouca unidade. Para tanto, um dos eixos de sua atuação se daria no campo da comunicação com uma política pública de massificação dos valores e símbolos próprios da acreanidade. Ao conquistar pelo voto o governo do Estado, em 1999. Esse projeto foi posto em prática e toda uma série de ações coordenadas com outras políticas públicas ressignificaram o valor dado à floresta e aos seus povos tradicionais. Referenciada em autores dos chamados Estudos Culturais a presente pesquisa buscou reconhecer entre as posições essencialistas e construtivistas da identidade em qual polo se situou o projeto de identidade cultural posto em movimento pelo governo do Estado. Para tanto, elegemos uma amostra de propagandas e estabelecemos a frequência de acionamentos de símbolos referenciados nos índios, seringueiros e na floresta dentro das peças publicitárias. Também propusemo-nos a traçar uma breve narrativa da história dos “Povos da Floresta” assim como a emergência do Partido dos Trabalhadores como principal força política no Estado do Acre. O resultado desse trabalho levou-nos concluir que o recurso a essencialismos históricos foram a tônica das mensagens publicitárias, subordinando outras possíveis representações de identidade cultural que aparentemente ganhou espaços no decorrer dos sucessivos governos. |
id |
UFRRJ-1_f4e2d6f4e5779deed619600193d578fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12154 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Antônio Henrique Martins deGonçalves, Sílvia Maria Melo486.971.927-49Gonçalves, Silvia Maria MeloDamasceno, Allan RochaRocha, Fátima Niemeyer da830.828.406-04http://lattes.cnpq.br/98023023848877212023-12-22T02:03:24Z2023-12-22T02:03:24Z2014-08-27CARVALHO, Antônio Henrique Martins de. A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154No início da década de 1990, os militantes do Partido dos Trabalhadores no Acre entenderam que somente com a conquista do poder político institucional seria possível reorientar os rumos do desenvolvimento regional que durante toda sua história foi alvo de projetos desenvolvimentistas dos governos centrais. Ainda sob impacto da morte de Chico Mendes e influenciado pelas propostas e conquistas dos “Povos da Floresta”, um grupo de militantes começou a articular um projeto político que teve entre seus objetivos resgatar a identidade acreana que entendia gozar de pouca unidade. Para tanto, um dos eixos de sua atuação se daria no campo da comunicação com uma política pública de massificação dos valores e símbolos próprios da acreanidade. Ao conquistar pelo voto o governo do Estado, em 1999. Esse projeto foi posto em prática e toda uma série de ações coordenadas com outras políticas públicas ressignificaram o valor dado à floresta e aos seus povos tradicionais. Referenciada em autores dos chamados Estudos Culturais a presente pesquisa buscou reconhecer entre as posições essencialistas e construtivistas da identidade em qual polo se situou o projeto de identidade cultural posto em movimento pelo governo do Estado. Para tanto, elegemos uma amostra de propagandas e estabelecemos a frequência de acionamentos de símbolos referenciados nos índios, seringueiros e na floresta dentro das peças publicitárias. Também propusemo-nos a traçar uma breve narrativa da história dos “Povos da Floresta” assim como a emergência do Partido dos Trabalhadores como principal força política no Estado do Acre. O resultado desse trabalho levou-nos concluir que o recurso a essencialismos históricos foram a tônica das mensagens publicitárias, subordinando outras possíveis representações de identidade cultural que aparentemente ganhou espaços no decorrer dos sucessivos governos.In the early 1990s the militants of the Workers Party in Acre understood that only by conquering the institutional political power would be possible to reorient the direction of regional development that throughout its history has been subject to development projects of the central government. Still under the impact of the death of Chico Mendes and influenced by the proposals and accomplishments of the "People of the Forest", a group of militants began to articulate a political project that had among its objectives rescue Acre identity understood that enjoy little unity. For both of the axes of its activities would occur in the field of communication with the public policy of mass eigenvalues and symbols acreanidade. In winning the vote by the state government in 1999 this project was put in place and a whole series of coordinated actions with other public policies reformed the value given to the forest and its traditional peoples. Referenced authors in the so-called Cultural Studies this study sought to recognize between essentialist and constructivist positions of identity in which pole stood the project of cultural identity set in motion by the state government. To elect both a sample of advertisements and establish a frequency drives symbols referenced in the Indians, rubber tappers and the forest in official advertisements. Also we proposed to trace a brief narrative of the history of the "People of the Forest" and the emergence of the Workers Party as the main political force in the state of Acre. The result of this work led us to conclude that the use of historical essentialism were the keynote of advertising messages subordinating other possible representations of cultural identity that apparently tended to win spaces in successive governments.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaIdentidadePropagandaPovos da FlorestaPartido dos TrabalhadoresIdentityAdvertisingForest PeoplesWorkers PartyEducaçãoA propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestalOfficial propaganda in Acre and the strengthening of a forest identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10279/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15938/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22244/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28626/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35060/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41554/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47944/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54346/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2810Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-08-09T17:34:00Z No. of bitstreams: 1 2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf: 5479145 bytes, checksum: 92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T17:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf: 5479145 bytes, checksum: 92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9 (MD5) Previous issue date: 2014-08-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2224https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/1/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpgfd3ca19ee35fcc7044a53a0e91db41b5MD51TEXT2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf.txtExtracted Texttext/plain234753https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/2/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.txt29ff995d3581bf0b1d723746144c8fbeMD52ORIGINAL2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdfDocumento principalapplication/pdf5479145https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/3/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/121542023-12-21 23:03:24.682oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Official propaganda in Acre and the strengthening of a forest identity |
title |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
spellingShingle |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal Carvalho, Antônio Henrique Martins de Identidade Propaganda Povos da Floresta Partido dos Trabalhadores Identity Advertising Forest Peoples Workers Party Educação |
title_short |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
title_full |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
title_fullStr |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
title_full_unstemmed |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
title_sort |
A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal |
author |
Carvalho, Antônio Henrique Martins de |
author_facet |
Carvalho, Antônio Henrique Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Antônio Henrique Martins de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Sílvia Maria Melo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
486.971.927-49 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Silvia Maria Melo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Damasceno, Allan Rocha |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rocha, Fátima Niemeyer da |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
830.828.406-04 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9802302384887721 |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Sílvia Maria Melo Gonçalves, Silvia Maria Melo Damasceno, Allan Rocha Rocha, Fátima Niemeyer da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Propaganda Povos da Floresta Partido dos Trabalhadores |
topic |
Identidade Propaganda Povos da Floresta Partido dos Trabalhadores Identity Advertising Forest Peoples Workers Party Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Identity Advertising Forest Peoples Workers Party |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
No início da década de 1990, os militantes do Partido dos Trabalhadores no Acre entenderam que somente com a conquista do poder político institucional seria possível reorientar os rumos do desenvolvimento regional que durante toda sua história foi alvo de projetos desenvolvimentistas dos governos centrais. Ainda sob impacto da morte de Chico Mendes e influenciado pelas propostas e conquistas dos “Povos da Floresta”, um grupo de militantes começou a articular um projeto político que teve entre seus objetivos resgatar a identidade acreana que entendia gozar de pouca unidade. Para tanto, um dos eixos de sua atuação se daria no campo da comunicação com uma política pública de massificação dos valores e símbolos próprios da acreanidade. Ao conquistar pelo voto o governo do Estado, em 1999. Esse projeto foi posto em prática e toda uma série de ações coordenadas com outras políticas públicas ressignificaram o valor dado à floresta e aos seus povos tradicionais. Referenciada em autores dos chamados Estudos Culturais a presente pesquisa buscou reconhecer entre as posições essencialistas e construtivistas da identidade em qual polo se situou o projeto de identidade cultural posto em movimento pelo governo do Estado. Para tanto, elegemos uma amostra de propagandas e estabelecemos a frequência de acionamentos de símbolos referenciados nos índios, seringueiros e na floresta dentro das peças publicitárias. Também propusemo-nos a traçar uma breve narrativa da história dos “Povos da Floresta” assim como a emergência do Partido dos Trabalhadores como principal força política no Estado do Acre. O resultado desse trabalho levou-nos concluir que o recurso a essencialismos históricos foram a tônica das mensagens publicitárias, subordinando outras possíveis representações de identidade cultural que aparentemente ganhou espaços no decorrer dos sucessivos governos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:03:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:03:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Antônio Henrique Martins de. A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Antônio Henrique Martins de. A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/1/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/2/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/3/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd3ca19ee35fcc7044a53a0e91db41b5 29ff995d3581bf0b1d723746144c8fbe 92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108105440100352 |