A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Antônio Henrique Martins de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154
Resumo: No início da década de 1990, os militantes do Partido dos Trabalhadores no Acre entenderam que somente com a conquista do poder político institucional seria possível reorientar os rumos do desenvolvimento regional que durante toda sua história foi alvo de projetos desenvolvimentistas dos governos centrais. Ainda sob impacto da morte de Chico Mendes e influenciado pelas propostas e conquistas dos “Povos da Floresta”, um grupo de militantes começou a articular um projeto político que teve entre seus objetivos resgatar a identidade acreana que entendia gozar de pouca unidade. Para tanto, um dos eixos de sua atuação se daria no campo da comunicação com uma política pública de massificação dos valores e símbolos próprios da acreanidade. Ao conquistar pelo voto o governo do Estado, em 1999. Esse projeto foi posto em prática e toda uma série de ações coordenadas com outras políticas públicas ressignificaram o valor dado à floresta e aos seus povos tradicionais. Referenciada em autores dos chamados Estudos Culturais a presente pesquisa buscou reconhecer entre as posições essencialistas e construtivistas da identidade em qual polo se situou o projeto de identidade cultural posto em movimento pelo governo do Estado. Para tanto, elegemos uma amostra de propagandas e estabelecemos a frequência de acionamentos de símbolos referenciados nos índios, seringueiros e na floresta dentro das peças publicitárias. Também propusemo-nos a traçar uma breve narrativa da história dos “Povos da Floresta” assim como a emergência do Partido dos Trabalhadores como principal força política no Estado do Acre. O resultado desse trabalho levou-nos concluir que o recurso a essencialismos históricos foram a tônica das mensagens publicitárias, subordinando outras possíveis representações de identidade cultural que aparentemente ganhou espaços no decorrer dos sucessivos governos.
id UFRRJ-1_f4e2d6f4e5779deed619600193d578fb
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12154
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Antônio Henrique Martins deGonçalves, Sílvia Maria Melo486.971.927-49Gonçalves, Silvia Maria MeloDamasceno, Allan RochaRocha, Fátima Niemeyer da830.828.406-04http://lattes.cnpq.br/98023023848877212023-12-22T02:03:24Z2023-12-22T02:03:24Z2014-08-27CARVALHO, Antônio Henrique Martins de. A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154No início da década de 1990, os militantes do Partido dos Trabalhadores no Acre entenderam que somente com a conquista do poder político institucional seria possível reorientar os rumos do desenvolvimento regional que durante toda sua história foi alvo de projetos desenvolvimentistas dos governos centrais. Ainda sob impacto da morte de Chico Mendes e influenciado pelas propostas e conquistas dos “Povos da Floresta”, um grupo de militantes começou a articular um projeto político que teve entre seus objetivos resgatar a identidade acreana que entendia gozar de pouca unidade. Para tanto, um dos eixos de sua atuação se daria no campo da comunicação com uma política pública de massificação dos valores e símbolos próprios da acreanidade. Ao conquistar pelo voto o governo do Estado, em 1999. Esse projeto foi posto em prática e toda uma série de ações coordenadas com outras políticas públicas ressignificaram o valor dado à floresta e aos seus povos tradicionais. Referenciada em autores dos chamados Estudos Culturais a presente pesquisa buscou reconhecer entre as posições essencialistas e construtivistas da identidade em qual polo se situou o projeto de identidade cultural posto em movimento pelo governo do Estado. Para tanto, elegemos uma amostra de propagandas e estabelecemos a frequência de acionamentos de símbolos referenciados nos índios, seringueiros e na floresta dentro das peças publicitárias. Também propusemo-nos a traçar uma breve narrativa da história dos “Povos da Floresta” assim como a emergência do Partido dos Trabalhadores como principal força política no Estado do Acre. O resultado desse trabalho levou-nos concluir que o recurso a essencialismos históricos foram a tônica das mensagens publicitárias, subordinando outras possíveis representações de identidade cultural que aparentemente ganhou espaços no decorrer dos sucessivos governos.In the early 1990s the militants of the Workers Party in Acre understood that only by conquering the institutional political power would be possible to reorient the direction of regional development that throughout its history has been subject to development projects of the central government. Still under the impact of the death of Chico Mendes and influenced by the proposals and accomplishments of the "People of the Forest", a group of militants began to articulate a political project that had among its objectives rescue Acre identity understood that enjoy little unity. For both of the axes of its activities would occur in the field of communication with the public policy of mass eigenvalues and symbols acreanidade. In winning the vote by the state government in 1999 this project was put in place and a whole series of coordinated actions with other public policies reformed the value given to the forest and its traditional peoples. Referenced authors in the so-called Cultural Studies this study sought to recognize between essentialist and constructivist positions of identity in which pole stood the project of cultural identity set in motion by the state government. To elect both a sample of advertisements and establish a frequency drives symbols referenced in the Indians, rubber tappers and the forest in official advertisements. Also we proposed to trace a brief narrative of the history of the "People of the Forest" and the emergence of the Workers Party as the main political force in the state of Acre. The result of this work led us to conclude that the use of historical essentialism were the keynote of advertising messages subordinating other possible representations of cultural identity that apparently tended to win spaces in successive governments.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaIdentidadePropagandaPovos da FlorestaPartido dos TrabalhadoresIdentityAdvertisingForest PeoplesWorkers PartyEducaçãoA propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestalOfficial propaganda in Acre and the strengthening of a forest identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10279/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15938/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22244/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28626/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35060/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41554/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47944/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54346/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2810Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-08-09T17:34:00Z No. of bitstreams: 1 2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf: 5479145 bytes, checksum: 92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T17:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf: 5479145 bytes, checksum: 92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9 (MD5) Previous issue date: 2014-08-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2224https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/1/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpgfd3ca19ee35fcc7044a53a0e91db41b5MD51TEXT2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdf.txtExtracted Texttext/plain234753https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/2/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.txt29ff995d3581bf0b1d723746144c8fbeMD52ORIGINAL2014 - Antonio Henrique Martins de Carvalho.pdfDocumento principalapplication/pdf5479145https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/3/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/121542023-12-21 23:03:24.682oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12154Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IFVuaXZlcnNpZGFkZSAKWFhYIChTaWdsYSBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUpIG8gZGlyZWl0byBuP28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyP25pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zID91ZGlvIG91IHY/ZGVvLgoKVm9jPyBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZT9kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyB0YW1iP20gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGM/cGlhIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgCmRpc3NlcnRhPz9vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuP2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YT8/by4KClZvYz8gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byA/IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvYz8gdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2VuP2EuIFZvYz8gdGFtYj9tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVwP3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gbj9vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3U/bS4KCkNhc28gYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jPyBuP28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jPyAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzcz9vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgPyBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbj9hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Q/IGNsYXJhbWVudGUgCmlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlP2RvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgVEVTRSBPVSBESVNTRVJUQT8/TyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0M/TklPIE9VIApBUE9JTyBERSBVTUEgQUc/TkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTj9PIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0M/IERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJUz9PIENPTU8gClRBTUI/TSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBPz9FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28sIGUgbj9vIGZhcj8gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhPz9vLCBhbD9tIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2VuP2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Official propaganda in Acre and the strengthening of a forest identity
title A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
spellingShingle A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
Carvalho, Antônio Henrique Martins de
Identidade
Propaganda
Povos da Floresta
Partido dos Trabalhadores
Identity
Advertising
Forest Peoples
Workers Party
Educação
title_short A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
title_full A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
title_fullStr A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
title_full_unstemmed A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
title_sort A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal
author Carvalho, Antônio Henrique Martins de
author_facet Carvalho, Antônio Henrique Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Antônio Henrique Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 486.971.927-49
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 830.828.406-04
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802302384887721
contributor_str_mv Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Gonçalves, Silvia Maria Melo
Damasceno, Allan Rocha
Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Propaganda
Povos da Floresta
Partido dos Trabalhadores
topic Identidade
Propaganda
Povos da Floresta
Partido dos Trabalhadores
Identity
Advertising
Forest Peoples
Workers Party
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv Identity
Advertising
Forest Peoples
Workers Party
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description No início da década de 1990, os militantes do Partido dos Trabalhadores no Acre entenderam que somente com a conquista do poder político institucional seria possível reorientar os rumos do desenvolvimento regional que durante toda sua história foi alvo de projetos desenvolvimentistas dos governos centrais. Ainda sob impacto da morte de Chico Mendes e influenciado pelas propostas e conquistas dos “Povos da Floresta”, um grupo de militantes começou a articular um projeto político que teve entre seus objetivos resgatar a identidade acreana que entendia gozar de pouca unidade. Para tanto, um dos eixos de sua atuação se daria no campo da comunicação com uma política pública de massificação dos valores e símbolos próprios da acreanidade. Ao conquistar pelo voto o governo do Estado, em 1999. Esse projeto foi posto em prática e toda uma série de ações coordenadas com outras políticas públicas ressignificaram o valor dado à floresta e aos seus povos tradicionais. Referenciada em autores dos chamados Estudos Culturais a presente pesquisa buscou reconhecer entre as posições essencialistas e construtivistas da identidade em qual polo se situou o projeto de identidade cultural posto em movimento pelo governo do Estado. Para tanto, elegemos uma amostra de propagandas e estabelecemos a frequência de acionamentos de símbolos referenciados nos índios, seringueiros e na floresta dentro das peças publicitárias. Também propusemo-nos a traçar uma breve narrativa da história dos “Povos da Floresta” assim como a emergência do Partido dos Trabalhadores como principal força política no Estado do Acre. O resultado desse trabalho levou-nos concluir que o recurso a essencialismos históricos foram a tônica das mensagens publicitárias, subordinando outras possíveis representações de identidade cultural que aparentemente ganhou espaços no decorrer dos sucessivos governos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:03:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:03:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Antônio Henrique Martins de. A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154
identifier_str_mv CARVALHO, Antônio Henrique Martins de. A propaganda oficial no Acre e o reforço de uma identidade florestal. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/1/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/2/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/3/2014%20-%20Antonio%20Henrique%20Martins%20de%20Carvalho.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12154/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd3ca19ee35fcc7044a53a0e91db41b5
29ff995d3581bf0b1d723746144c8fbe
92f08c573eba15c52ce15a18db88c5d9
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108105440100352