A satisfação dos egressos dos cursos técnicos do IF Goiano - Campus Avançado Ipameri em relação ao mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12805 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a satisfação dos egressos dos cursos técnicos nas modalidades integrados, concomitantes e subsequentes, do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, ao que concerne ao contexto do mercado de trabalho. Neste sentido, consideramos relevante investigar como a instituição contribuiu para o bem-estar subjetivo de seus egressos em relação à satisfação com a vida, com destaque para o domínio profissional. A discussão sobre Qualidade de Vida (QV) envolve o posicionamento dos indivíduos diante de diversos elementos da vida humana e é considerada a partir da percepção de fatores que contribuem com o bem-estar físico, mental e espiritual, pois esses fatores são importantes diante a configuração da vida em sociedade. Participaram desta pesquisa 54 egressos, de ambos os sexos, entre 18 e 50 anos de idade, residentes em Ipameri e cidades circunvizinhas, que estiveram presentes no Encontro de Egressos. Também foi realizado uma busca a campo para complemento da população total da pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário misto com 11 perguntas orientadas, que objetivaram explorar como o IF Goiano contribuiu com sua inserção no mercado de trabalho, para o exercício profissional, sua satisfação com o trabalho e a aplicação de ações empreendedoras. O questionário foi aplicado individualmente durante a realização do evento de “Encontro de Egressos”, momento em que puderam compartilhar suas experiências e planos acadêmicos e profissionais, além de reverem os amigos, professores e técnicos administrativos, além da busca a campo. Foram respeitados todos os princípios éticos de pesquisa com seres humanos, sendo assim os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais seguindo os pressupostos de análise de conteúdo postulados em Bardin (2011). Nesta acepção, o IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, por meio desta pesquisa, mostrou que promove uma educação profissional de qualidade. |
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Lima, Rhennan Lazaro de PauloGonçalves, Sílvia Maria Melo486.971.927-48http://lattes.cnpq.br/4323286140400528Gonçalves, Silvia Maria MeloDamasceno, Allan RochaRocha, Fátima Niemeyer da028.147.041-336http://lattes.cnpq.br/11587381617450052023-12-22T02:22:50Z2023-12-22T02:22:50Z2020-08-04LIMA, Rhennan Lazaro de Paulo. A satisfação dos egressos dos cursos técnicos do IF Goiano - Campus Avançado Ipameri em relação ao mercado de trabalho. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12805Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a satisfação dos egressos dos cursos técnicos nas modalidades integrados, concomitantes e subsequentes, do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, ao que concerne ao contexto do mercado de trabalho. Neste sentido, consideramos relevante investigar como a instituição contribuiu para o bem-estar subjetivo de seus egressos em relação à satisfação com a vida, com destaque para o domínio profissional. A discussão sobre Qualidade de Vida (QV) envolve o posicionamento dos indivíduos diante de diversos elementos da vida humana e é considerada a partir da percepção de fatores que contribuem com o bem-estar físico, mental e espiritual, pois esses fatores são importantes diante a configuração da vida em sociedade. Participaram desta pesquisa 54 egressos, de ambos os sexos, entre 18 e 50 anos de idade, residentes em Ipameri e cidades circunvizinhas, que estiveram presentes no Encontro de Egressos. Também foi realizado uma busca a campo para complemento da população total da pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário misto com 11 perguntas orientadas, que objetivaram explorar como o IF Goiano contribuiu com sua inserção no mercado de trabalho, para o exercício profissional, sua satisfação com o trabalho e a aplicação de ações empreendedoras. O questionário foi aplicado individualmente durante a realização do evento de “Encontro de Egressos”, momento em que puderam compartilhar suas experiências e planos acadêmicos e profissionais, além de reverem os amigos, professores e técnicos administrativos, além da busca a campo. Foram respeitados todos os princípios éticos de pesquisa com seres humanos, sendo assim os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais seguindo os pressupostos de análise de conteúdo postulados em Bardin (2011). Nesta acepção, o IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, por meio desta pesquisa, mostrou que promove uma educação profissional de qualidade.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research was carried out with the objective of evaluating the satisfaction of the graduates of the integrated technical courses, concomitant and subsequent, of the IF Goiano - Campus Avançado Ipameri, regarding the context of the job market. In this sense, we consider it relevant to investigate how the institution contributed to the subjective well-being of its graduates in relation to satisfaction with life, with emphasis on the professional domain. The discussion on Quality of Life (QOL) involves the positioning of the various elements of human life and is considered from the perception of factors that contribute to physical, mental and spiritual well-being, as these factors are important in view of the configuration of life in society. 54 graduates of both sexes, between 18 and 50 years of age, living in Ipameri and surrounding cities, participated in this research, who were present at the Meeting of Graduates. A field search was also carried out to complement the total research population. The instrument used was a mixed questionnaire with 11 guided questions, which aimed to explore how the IF Goiano contributed with its insertion in the labor market, for the professional exercise, its satisfaction with the work and the application of entrepreneurial actions. The questionnaire was provided during the “Meeting of Graduates” event, when they could share their experiences and academic and professional plans, in addition to reviewing friends, teachers and administrative technicians, in addition to the field search. All ethical principles of research with human beings were respected, so the participants signed the Informed Consent Form. The questionnaire responses were categorized into simple frequencies and percentages following the assumptions of content analysis postulated in Bardin (2011). In this sense, IF Goiano - Campus Avançado Ipameri, through this research, disseminated that promotes quality professional education.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaSatisfação com a VidaMercado de TrabalhoPsicologia PositivaSatisfaction with lifeLabor MarketPositive PsychologyEducaçãoA satisfação dos egressos dos cursos técnicos do IF Goiano - Campus Avançado Ipameri em relação ao mercado de trabalhoThe satisfaction of graduates of technical courses of IF Goiano - Ipameri Advanced Campus in relation to the labor marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBUQUERQUE, Anelise Salazar; TRÓCCOLI, Bartholomeu Tôrres. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 20 n. 2, p. 153-164, maio/Ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n2/a08v20n2.pdf. Acesso em 12 jun. 2018. 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Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a satisfação dos egressos dos cursos técnicos nas modalidades integrados, concomitantes e subsequentes, do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, ao que concerne ao contexto do mercado de trabalho. Neste sentido, consideramos relevante investigar como a instituição contribuiu para o bem-estar subjetivo de seus egressos em relação à satisfação com a vida, com destaque para o domínio profissional. A discussão sobre Qualidade de Vida (QV) envolve o posicionamento dos indivíduos diante de diversos elementos da vida humana e é considerada a partir da percepção de fatores que contribuem com o bem-estar físico, mental e espiritual, pois esses fatores são importantes diante a configuração da vida em sociedade. Participaram desta pesquisa 54 egressos, de ambos os sexos, entre 18 e 50 anos de idade, residentes em Ipameri e cidades circunvizinhas, que estiveram presentes no Encontro de Egressos. Também foi realizado uma busca a campo para complemento da população total da pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário misto com 11 perguntas orientadas, que objetivaram explorar como o IF Goiano contribuiu com sua inserção no mercado de trabalho, para o exercício profissional, sua satisfação com o trabalho e a aplicação de ações empreendedoras. O questionário foi aplicado individualmente durante a realização do evento de “Encontro de Egressos”, momento em que puderam compartilhar suas experiências e planos acadêmicos e profissionais, além de reverem os amigos, professores e técnicos administrativos, além da busca a campo. Foram respeitados todos os princípios éticos de pesquisa com seres humanos, sendo assim os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais seguindo os pressupostos de análise de conteúdo postulados em Bardin (2011). Nesta acepção, o IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, por meio desta pesquisa, mostrou que promove uma educação profissional de qualidade. |
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Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Rio de Janeiro, fev. 1959. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L3552.htm Acesso em: 24 out. 2018. BRASIL. Lei Nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial. Rio de Janeiro, jan. 1942. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937- 1946/Del4073.htm. Acesso em: 24 out. 2018. BRASIL. Decreto Nº. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria as Escolas de Aprendizes Artífices. Rio de Janeiro, set. 1909. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909- 525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 out. 2018. BRASIL. Lei Nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro, jan. 1937. 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