Representação do fonema /s/ em contextos regulares: proposta de mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fandiño, Luciana Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15396
Resumo: Este estudo investiga os efeitos produzidos por um ensino reflexivo voltado à representação fonêmico-grafêmica do fonema /s/ em contextos regulares. A escrita ortográfica é uma convenção de caráter prescritivo cobrada socialmente, por isso, cabe à escola encontrar caminhos para o seu aprendizado. Entretanto, observa-se que muitos alunos têm chegado ao segundo segmento do Ensino Fundamental com diversos tipos de desvios relacionados a esse objeto de conhecimento. Acredita-se que uma das possíveis razões para isso seja a ausência de um ensino sistemático da norma ortográfica, devido a uma compreensão inadequada do que seria um ensino construtivista. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica que levasse os alunos do sexto ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro a inferirem e explicitarem, por meio de atividades reflexivas, as regras de representação ortográfica regular do fonema /s/. Para desenvolvimento do trabalho, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) investigar as representações ortográficas regulares do fonema /s/; b) analisar em que medida as atividades da proposta de intervenção auxiliaram os alunos na explicitação verbal de regras adequadas para a representação regular do fonema em questão. Serviram como fundamentação teórica para realização deste trabalho os estudos de Morais (2007; 2010), Soares (2004; 2015; 2016), Scliar-Cabral (2003), Zorzi (1998), Faraco (2012; 2015), Karmiloff-Smith (1992), entre outros. Esta pesquisa possui um caráter interpretativo e foi desenvolvida na forma de pesquisa-ação, uma vez que visa à transformação de uma realidade. A análise das respostas dadas na atividade de intervenção demonstrou que, quando as pistas fornecidas para elaboração da regra ortográfica são suficientes e contemplam de forma satisfatória os conhecimentos prévios dos alunos, um ensino reflexivo da ortografia é eficiente para a ampliação do conhecimento ortográfico.
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Entretanto, observa-se que muitos alunos têm chegado ao segundo segmento do Ensino Fundamental com diversos tipos de desvios relacionados a esse objeto de conhecimento. Acredita-se que uma das possíveis razões para isso seja a ausência de um ensino sistemático da norma ortográfica, devido a uma compreensão inadequada do que seria um ensino construtivista. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica que levasse os alunos do sexto ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro a inferirem e explicitarem, por meio de atividades reflexivas, as regras de representação ortográfica regular do fonema /s/. Para desenvolvimento do trabalho, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) investigar as representações ortográficas regulares do fonema /s/; b) analisar em que medida as atividades da proposta de intervenção auxiliaram os alunos na explicitação verbal de regras adequadas para a representação regular do fonema em questão. Serviram como fundamentação teórica para realização deste trabalho os estudos de Morais (2007; 2010), Soares (2004; 2015; 2016), Scliar-Cabral (2003), Zorzi (1998), Faraco (2012; 2015), Karmiloff-Smith (1992), entre outros. Esta pesquisa possui um caráter interpretativo e foi desenvolvida na forma de pesquisa-ação, uma vez que visa à transformação de uma realidade. A análise das respostas dadas na atividade de intervenção demonstrou que, quando as pistas fornecidas para elaboração da regra ortográfica são suficientes e contemplam de forma satisfatória os conhecimentos prévios dos alunos, um ensino reflexivo da ortografia é eficiente para a ampliação do conhecimento ortográfico.CAPESThis study investigates the effects produced by reflective teaching aimed at the phonemic-graphemic representation of the phoneme /s/ in regular contexts. Handwriting is a socially charged prescriptive convention, so it is up to the school to find ways to teach it. However, it is observed that many students have reached the second segment of Elementary School with several types of deviations related to this knowledge subject. It is believed that one of the possible reasons for this is absence of a systematic teaching of the orthographic rules due to an inadequate understanding of what a constructivist teaching method would consist. Thus, the general objective of this research project was to develop a pedagogical intervention proposal that would lead students of the sixth year of a municipal school in Rio de Janeiro to infer and explain, through reflective activities, the rules of regular orthographic of the phoneme /s/. For the development of the work, the following specific objectives were established: a) to investigate the regular orthographic representations of the phoneme /s/; b) to analyze to what extent the activities of the intervention proposal helped the students in the verbal explanation of rules suitable for the regular representation of the phoneme in question. The theoretical underpinning for this research was based on the studies of Morais (2007; 2010), Soares (2004; 2015; 2016), Scliar-Cabral (2003), Zorzi (1998), Faraco (2012; 2015) and Karmiloff-Smith (1992), among others. This work is interpretative in nature and was developed as a research-action in view of the fact it seeks the transformation of a reality. The analysis of the answers given in the intervention activity showed that when the clues provided for the preparation of the orthographic rule are sufficient and satisfactorily contemplate students' previous knowledge, a reflexive teaching of handwriting is efficient for the expansion of the orthographic knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisRegularidadeFonema /s/AndaimagemEnsino reflexivoOrtografiaNorma ortográficaRegularityPhoneme /s/ScaffoldingReflexive teachingOrthographyOrthographic ruleLinguísticaRepresentação do fonema /s/ em contextos regulares: proposta de mediação pedagógicaRepresentation of the phoneme /s/ in regular contexts: proposal of pedagogical mediationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9644/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16002/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22318/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28686/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35118/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41556/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47950/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54388/2018%20-%20Luciana%20Lopes%20Fandino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2660Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-04-24T18:04:26Z No. of bitstreams: 1 2018 - Luciana Lopes Fandino.pdf: 1873477 bytes, checksum: 71bb128d843f73b9e6a5a3301ddbf526 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-24T18:04:26Z (GMT). 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