Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuany, Mario Jorge de Moura
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12381
Resumo: Atualmente a educação profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho e as inovações tecnológicas a fim de proporcionar ao alunado acesso as novas tecnologias e ao ajustamento de um determinado conjunto de habilidades e competências através da apreensão do conhecimento, saber científico e tecnológico, do saber fazer, habilidades ou domínios operacionais e do saber ser, atitudes indispensáveis nas decisões. Durante realização das pesquisas nas empresas das regiões Central e Sul capixaba para traçar o perfil profissional do Técnico em Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, observou-se a necessidade dessas empresas no aperfeiçoamento dos seus processos de produção e gestão. Os encarregados de produção, aqueles que no processo de produção fazem a ligação entre a produção e a administração da empresa, na sua maioria são pessoas que desconhecem técnicas de gestão, de relacionamentos interpessoais, de processos de facilitação de grupos, não são motivadores nem inovadores, enfim, quase sempre se comportam como simples supervisores ou distribuidores de tarefas. A Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo UnED Cachoeiro de Itapemirim ofereceu a partir do ano de 2005, um curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, e uma das disciplinas que compõe a matriz curricular desse curso é a disciplina Gestão Empreendedora. Torna-se, portanto, imprescindível que os conteúdos programáticos da disciplina sejam cuidadosamente planejados. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar as competências que deverão ser atendidas na elaboração do Plano de Curso da disciplina Gestão Empreendedora, que integrará a matriz curricular do Curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais do CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, e utilizou análises quantitativa e qualitativa. Foram aplicados 65 questionários em 36 empresas de vários ramos de atividade dentro da cadeia produtiva. Pretendeu também examinar a percepção que os proprietários, gestores e encarregados de produção dessas empresas têm sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, sobre os fatores dificultadores da gestão de suas empresas, sobre as características empreendedoras que eles consideram mais importantes para solucionar os problemas de gestão, sobre o empreendedorismo como solução para os problemas de gestão, bem como, sobre as competências que poderão gerar melhores resultados na gestão das empresas. O estudo conclui que as competências relacionadas aos valores atitudinais, ou seja, as competências do saber ser devem ser priorizadas na construção da matriz curricular da disciplina Gestão Empreendedora.
id UFRRJ-1_f614619de174d1b6eaf6ef7809581964
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12381
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Zuany, Mario Jorge de MouraBoas, Ana Alice Vilas559.274.916-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7408.684.867-872023-12-22T02:06:51Z2023-12-22T02:06:51Z2006-11-09ZUANY, Mario Jorge de Moura. Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES. 2006. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2006.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12381Atualmente a educação profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho e as inovações tecnológicas a fim de proporcionar ao alunado acesso as novas tecnologias e ao ajustamento de um determinado conjunto de habilidades e competências através da apreensão do conhecimento, saber científico e tecnológico, do saber fazer, habilidades ou domínios operacionais e do saber ser, atitudes indispensáveis nas decisões. Durante realização das pesquisas nas empresas das regiões Central e Sul capixaba para traçar o perfil profissional do Técnico em Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, observou-se a necessidade dessas empresas no aperfeiçoamento dos seus processos de produção e gestão. Os encarregados de produção, aqueles que no processo de produção fazem a ligação entre a produção e a administração da empresa, na sua maioria são pessoas que desconhecem técnicas de gestão, de relacionamentos interpessoais, de processos de facilitação de grupos, não são motivadores nem inovadores, enfim, quase sempre se comportam como simples supervisores ou distribuidores de tarefas. A Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo UnED Cachoeiro de Itapemirim ofereceu a partir do ano de 2005, um curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, e uma das disciplinas que compõe a matriz curricular desse curso é a disciplina Gestão Empreendedora. Torna-se, portanto, imprescindível que os conteúdos programáticos da disciplina sejam cuidadosamente planejados. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar as competências que deverão ser atendidas na elaboração do Plano de Curso da disciplina Gestão Empreendedora, que integrará a matriz curricular do Curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais do CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, e utilizou análises quantitativa e qualitativa. Foram aplicados 65 questionários em 36 empresas de vários ramos de atividade dentro da cadeia produtiva. Pretendeu também examinar a percepção que os proprietários, gestores e encarregados de produção dessas empresas têm sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, sobre os fatores dificultadores da gestão de suas empresas, sobre as características empreendedoras que eles consideram mais importantes para solucionar os problemas de gestão, sobre o empreendedorismo como solução para os problemas de gestão, bem como, sobre as competências que poderão gerar melhores resultados na gestão das empresas. O estudo conclui que as competências relacionadas aos valores atitudinais, ou seja, as competências do saber ser devem ser priorizadas na construção da matriz curricular da disciplina Gestão Empreendedora.Nowadays the professional education tries to fit to the demands of a working market and to the technological innovations in order to give the student access to the new technologies and to the adjustment of a determined group of abilities and competencies through the knowledge, scientific and technological apprehension of the know-how, abilities or operational domain and the know-being; indispensable attitudes on the decisions. During the realization of the searches in companies located in the Central and South regions in this State to obtain the Mining Technician with Emphasis in Ornamental Stones professional profile, it was observed the necessity of these companies in the perfectioning of its production processes and management. The people in charge of the production, the ones that make the linking between the production and the company administration in the production process, in its majority, they are people that don t know the management techniques, the interpersonal relationship, the facilitation processes of groups, they are not innovative, due to this fact, they almost always behave as simple supervisors or deliverers of tasks. The Decentralized Unit of Education of the Federal Center of Technological Education of the Espírito Santo (UnED) Cachoeiro de Itapemirim offered from the year of 2005, a course of Mining Technician with Emphasis in Ornamental Stones. One of the subjects that are included into the curricular matrix of this course is the subject of Enterprising Management. It turns to be, therefore, essential that the discipline programmarian contents are carefully planned. Thus, the main objective of this research was to identify the competencies that will have to be taken care of in the elaboration of the Course Plan of the Enterprising Management discipline, which will integrate the curricular matrix of the Mining Technician with Emphasis in Ornamental Stones Course of CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim. The methodology used was a research of descriptive nature; and the analyses quantitative and qualitative were used. 65 questionnaires in 36 companies of many kinds of activity inside of the productive chain had been applied. It was also intended to examine the perception that the proprietors, managers and people in charge of production of these companies have on empreendedorismo and intraempreendedorismo , about the factors that make difficult the administration of the ir companies, about the entrepreneur characteristics that they consider important to solve the problems on administration, so as, about the competencies that will be able to make better results on the companies administration. The study concludes that the competencies related to the attitude values, so as, the competencies of the know-being should be prioritized on the matrix curricular construction on the Enterprising Management discipline.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaempreendedorismointraempreendedorismoeducação agrícolagestão empreendedoraentrepreneushipagricultural educationenterprising managementEducaçãoEducação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ESTechnological Education and Entrepreneuship: an over view os the ornamental stones from Cachoeiro de Itapemirim, region, ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60768/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/70Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Mario Jorge de Moura Zuany.pdf: 886735 bytes, checksum: 7d7e745710d42d795f5ee08a651e001f (MD5) Previous issue date: 2006-11-09info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2006 - Mario Jorge de Moura Zuany.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12381/1/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2006 - Mario Jorge de Moura Zuany.pdf.txtExtracted Texttext/plain153733https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12381/2/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf.txte54814f1903023e7fa59bdec9ed59ad4MD52ORIGINAL2006 - Mario Jorge de Moura Zuany.pdfapplication/pdf886883https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12381/3/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf8ed998b08a4a4fbbaea8334a1dd4874aMD5320.500.14407/123812023-12-21 23:06:52.017oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Technological Education and Entrepreneuship: an over view os the ornamental stones from Cachoeiro de Itapemirim, region, ES
title Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
spellingShingle Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
Zuany, Mario Jorge de Moura
empreendedorismo
intraempreendedorismo
educação agrícola
gestão empreendedora
entrepreneuship
agricultural education
enterprising management
Educação
title_short Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
title_full Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
title_fullStr Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
title_full_unstemmed Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
title_sort Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES
author Zuany, Mario Jorge de Moura
author_facet Zuany, Mario Jorge de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuany, Mario Jorge de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 559.274.916-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 408.684.867-87
contributor_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
intraempreendedorismo
educação agrícola
gestão empreendedora
topic empreendedorismo
intraempreendedorismo
educação agrícola
gestão empreendedora
entrepreneuship
agricultural education
enterprising management
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv entrepreneuship
agricultural education
enterprising management
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Atualmente a educação profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho e as inovações tecnológicas a fim de proporcionar ao alunado acesso as novas tecnologias e ao ajustamento de um determinado conjunto de habilidades e competências através da apreensão do conhecimento, saber científico e tecnológico, do saber fazer, habilidades ou domínios operacionais e do saber ser, atitudes indispensáveis nas decisões. Durante realização das pesquisas nas empresas das regiões Central e Sul capixaba para traçar o perfil profissional do Técnico em Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, observou-se a necessidade dessas empresas no aperfeiçoamento dos seus processos de produção e gestão. Os encarregados de produção, aqueles que no processo de produção fazem a ligação entre a produção e a administração da empresa, na sua maioria são pessoas que desconhecem técnicas de gestão, de relacionamentos interpessoais, de processos de facilitação de grupos, não são motivadores nem inovadores, enfim, quase sempre se comportam como simples supervisores ou distribuidores de tarefas. A Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo UnED Cachoeiro de Itapemirim ofereceu a partir do ano de 2005, um curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, e uma das disciplinas que compõe a matriz curricular desse curso é a disciplina Gestão Empreendedora. Torna-se, portanto, imprescindível que os conteúdos programáticos da disciplina sejam cuidadosamente planejados. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar as competências que deverão ser atendidas na elaboração do Plano de Curso da disciplina Gestão Empreendedora, que integrará a matriz curricular do Curso Técnico de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais do CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, e utilizou análises quantitativa e qualitativa. Foram aplicados 65 questionários em 36 empresas de vários ramos de atividade dentro da cadeia produtiva. Pretendeu também examinar a percepção que os proprietários, gestores e encarregados de produção dessas empresas têm sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, sobre os fatores dificultadores da gestão de suas empresas, sobre as características empreendedoras que eles consideram mais importantes para solucionar os problemas de gestão, sobre o empreendedorismo como solução para os problemas de gestão, bem como, sobre as competências que poderão gerar melhores resultados na gestão das empresas. O estudo conclui que as competências relacionadas aos valores atitudinais, ou seja, as competências do saber ser devem ser priorizadas na construção da matriz curricular da disciplina Gestão Empreendedora.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZUANY, Mario Jorge de Moura. Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES. 2006. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12381
identifier_str_mv ZUANY, Mario Jorge de Moura. Educação tecnológica e empreendedorismo: uma visão do segmento de rochas ornamentais do polo de Cachoeiro de Itapemirim, ES. 2006. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2006.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12381/1/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12381/2/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12381/3/2006%20-%20Mario%20Jorge%20de%20Moura%20Zuany.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
e54814f1903023e7fa59bdec9ed59ad4
8ed998b08a4a4fbbaea8334a1dd4874a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108070569705472