O IFRJ, em São Gonçalo, e a educação das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Cristiane Saraiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13249
Resumo: As modificações ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, a partir da promulgação de Leis como a 10.639/2003 e a 11.645/2008, trouxeram a esperança de um novo cenário no que diz respeito ao campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, ERER’s, no Brasil. No entanto, depois de quase duas décadas de existência desse primeiro dispositivo legal e uma década do segundo, respectivamente, considerando-se os anos de 2003 e 2008, poucas mudanças são observadas no que tange a presença do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos das licenciaturas. Assim, pesquisas voltadas para os cursos de formação continuada de professores se tornaram essenciais, dentre outras possibilidades, para que fosse possível evidenciar as contribuições, ou não, das especializações, por exemplo, para fazer valer o que foi proposto pelas leis em questão. Portanto, investigar, por meio de um estudo de caso, o engajamento de instituições em relação à oferta de cursos voltados para a ERER’s, na formação continuada, tem se convertido em um diferencial para que seja possível identificar os principais motivos pelos quais as transformações almejadas no início deste século, na esfera educacional, no que se refere à ERER’s, ainda não atingiram os níveis esperados quanto à inserção da temática nas ementas dos cursos, uma vez que esses estabelecimentos de ensino, sejam públicos ou privados, demonstram possuir grande potencial para atender à demanda de profissionais do magistério que a formação inicial não contemplou o multiculturalismo e a diversidade. Dessa forma, a pesquisa em questão está direcionada a um curso de pós-graduação lato sensu, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o IFRJ, localizado na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do estado. E embora a investigação tenha sido concebida sob uma abordagem qualitativa, esta foi complementada por dados quantitativos, cujo referencial teórico foi construído a partir da publicação de pesquisadores como Bourdieu (1970, 1989 e 1998), Munanga (2010), Hasenbalg (1979), Siss (2003), Fanon (1979), Gomes (2005), Adorno (2010), Crochík (2006), dentre outros. Em relação ao procedimento metodológico, foram aplicadas entrevistas, na modalidade presencial e à distância, utilizando-se questionários semiestruturados direcionados a três docentes do curso, sendo estes do sexo masculino, além de duas egressas do IFRJ, os quais são moradores de lugares distintos do Rio de Janeiro. O material coletado, durante a etapa de campo, foi examinado com base em elementos da análise do discurso, presentes nas pesquisas de Orlandi (1999) e Iñiguez (2004), além de outros autores presentes no suporte teórico essencial à pesquisa. A dissertação foi concluída com um total de 129 páginas e ao final da investigação, demonstrou-se, por meio desse estudo de caso, que, apesar de existirem inúmeros fatores que se constituem em entraves à oferta de cursos destinados à ERER’s, há grandes possibilidades de mudanças no cenário educacional no que tangem aos modelos etnocêntricos de ensino, presentes na etapa inicial da formação docente, os quais podem ser ressignificados na formação continuada
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13249As modificações ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, a partir da promulgação de Leis como a 10.639/2003 e a 11.645/2008, trouxeram a esperança de um novo cenário no que diz respeito ao campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, ERER’s, no Brasil. No entanto, depois de quase duas décadas de existência desse primeiro dispositivo legal e uma década do segundo, respectivamente, considerando-se os anos de 2003 e 2008, poucas mudanças são observadas no que tange a presença do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos das licenciaturas. Assim, pesquisas voltadas para os cursos de formação continuada de professores se tornaram essenciais, dentre outras possibilidades, para que fosse possível evidenciar as contribuições, ou não, das especializações, por exemplo, para fazer valer o que foi proposto pelas leis em questão. Portanto, investigar, por meio de um estudo de caso, o engajamento de instituições em relação à oferta de cursos voltados para a ERER’s, na formação continuada, tem se convertido em um diferencial para que seja possível identificar os principais motivos pelos quais as transformações almejadas no início deste século, na esfera educacional, no que se refere à ERER’s, ainda não atingiram os níveis esperados quanto à inserção da temática nas ementas dos cursos, uma vez que esses estabelecimentos de ensino, sejam públicos ou privados, demonstram possuir grande potencial para atender à demanda de profissionais do magistério que a formação inicial não contemplou o multiculturalismo e a diversidade. Dessa forma, a pesquisa em questão está direcionada a um curso de pós-graduação lato sensu, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o IFRJ, localizado na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do estado. E embora a investigação tenha sido concebida sob uma abordagem qualitativa, esta foi complementada por dados quantitativos, cujo referencial teórico foi construído a partir da publicação de pesquisadores como Bourdieu (1970, 1989 e 1998), Munanga (2010), Hasenbalg (1979), Siss (2003), Fanon (1979), Gomes (2005), Adorno (2010), Crochík (2006), dentre outros. Em relação ao procedimento metodológico, foram aplicadas entrevistas, na modalidade presencial e à distância, utilizando-se questionários semiestruturados direcionados a três docentes do curso, sendo estes do sexo masculino, além de duas egressas do IFRJ, os quais são moradores de lugares distintos do Rio de Janeiro. O material coletado, durante a etapa de campo, foi examinado com base em elementos da análise do discurso, presentes nas pesquisas de Orlandi (1999) e Iñiguez (2004), além de outros autores presentes no suporte teórico essencial à pesquisa. A dissertação foi concluída com um total de 129 páginas e ao final da investigação, demonstrou-se, por meio desse estudo de caso, que, apesar de existirem inúmeros fatores que se constituem em entraves à oferta de cursos destinados à ERER’s, há grandes possibilidades de mudanças no cenário educacional no que tangem aos modelos etnocêntricos de ensino, presentes na etapa inicial da formação docente, os quais podem ser ressignificados na formação continuadaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe changes occurred in the Law of Guidelines and Bases of National Education, LDBE, from the legislate laws as 10.639/2003 and 11.645/2008, brought hope of a new scenario in the field of Education of the Ethnic-Racial Relations, in Brazil. However, after almost two decades old of this first legal instrument and a decade of the second, respectively, considering the years 2003 and 2008, few changes are observed regarding the presence of teaching History and Culture of Afro-Brazilians and Indigenous population in the curricula of Bachelor of Arts. Thus, researches focused on continued education courses for teachers has become essential, among other possibilities, to make possible to identify the possible contributions, or not, for example in the specializations, to enforce what it was proposed by the laws mentioned. Therefore, conducting research, through a case study, or the commitment of institutions regarding the offer of courses directed to the Education of the Ethnic-Racial Relations, in the continued education, has become a differential so that it is possible to identify the main reasons why the hunker transformations at the beginning of this century, in education, concerning the Education of the Ethnic-Racial Relations, haven’t yet reached the expected levels in the insertion of the thematic in the syllabus of the programs, once these educational institutions, whether public or private, demonstrate great potential to meet the demand of the professionals in Education that the initial training didn’t contemplate, the multiculturalism and the diversity. In this way, this research is directed to a post-graduation course, offered by The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ in the Portuguese acronym), located in São Gonçalo city, Metropolitan area of the state. Although the research has been conceived under a qualitative approach, it was complemented by quantitative data, whose theoretical referential was built based on the publication of researchers as Bourdieu (1970, 1989 and 1998), Munanga (2010), Hasenbalg (1979), Siss (2003), Fanon (1979), Gomes (2005), Adorno (2010), Crochík (2006), among others. Regarding the methodological procedure, interviews were applied in person and distance modality, using semi-structured questionnaires to three male teachers of the course, besides two former students of the IFRJ, who live in different places in Rio de Janeiro. The data collected, during the field stage, was analyzed based on elements of the discourse analysis, present in the Orlandi (1999) and Iñiguez (2004) surveys, besides other authors introduced in the essential theoretical support to the research. The dissertation was concluded with a total of 129 pages and at the end of the study, it was demonstrated that, through this case study, that, although there are numerous factors that constitute barriers to the promotion of programs intended to the Education of the Ethnic-Racial Relations, there are great possibilities of changes in the educational context in terms of ethnocentric teaching models, presented in the initial stage of teaching training, which can be redefined in the continuous educationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoERER’sLDBENformação continuadaEducation of the Ethnic-Racial RelationsLDBEcontinued educationEducaçãoO IFRJ, em São Gonçalo, e a educação das relações étnico-raciaisThe IFRJ, in São Gonçalo, and the education of the ethnic-racial relationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, T. 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description As modificações ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, a partir da promulgação de Leis como a 10.639/2003 e a 11.645/2008, trouxeram a esperança de um novo cenário no que diz respeito ao campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, ERER’s, no Brasil. No entanto, depois de quase duas décadas de existência desse primeiro dispositivo legal e uma década do segundo, respectivamente, considerando-se os anos de 2003 e 2008, poucas mudanças são observadas no que tange a presença do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos das licenciaturas. Assim, pesquisas voltadas para os cursos de formação continuada de professores se tornaram essenciais, dentre outras possibilidades, para que fosse possível evidenciar as contribuições, ou não, das especializações, por exemplo, para fazer valer o que foi proposto pelas leis em questão. Portanto, investigar, por meio de um estudo de caso, o engajamento de instituições em relação à oferta de cursos voltados para a ERER’s, na formação continuada, tem se convertido em um diferencial para que seja possível identificar os principais motivos pelos quais as transformações almejadas no início deste século, na esfera educacional, no que se refere à ERER’s, ainda não atingiram os níveis esperados quanto à inserção da temática nas ementas dos cursos, uma vez que esses estabelecimentos de ensino, sejam públicos ou privados, demonstram possuir grande potencial para atender à demanda de profissionais do magistério que a formação inicial não contemplou o multiculturalismo e a diversidade. Dessa forma, a pesquisa em questão está direcionada a um curso de pós-graduação lato sensu, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o IFRJ, localizado na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do estado. E embora a investigação tenha sido concebida sob uma abordagem qualitativa, esta foi complementada por dados quantitativos, cujo referencial teórico foi construído a partir da publicação de pesquisadores como Bourdieu (1970, 1989 e 1998), Munanga (2010), Hasenbalg (1979), Siss (2003), Fanon (1979), Gomes (2005), Adorno (2010), Crochík (2006), dentre outros. Em relação ao procedimento metodológico, foram aplicadas entrevistas, na modalidade presencial e à distância, utilizando-se questionários semiestruturados direcionados a três docentes do curso, sendo estes do sexo masculino, além de duas egressas do IFRJ, os quais são moradores de lugares distintos do Rio de Janeiro. O material coletado, durante a etapa de campo, foi examinado com base em elementos da análise do discurso, presentes nas pesquisas de Orlandi (1999) e Iñiguez (2004), além de outros autores presentes no suporte teórico essencial à pesquisa. A dissertação foi concluída com um total de 129 páginas e ao final da investigação, demonstrou-se, por meio desse estudo de caso, que, apesar de existirem inúmeros fatores que se constituem em entraves à oferta de cursos destinados à ERER’s, há grandes possibilidades de mudanças no cenário educacional no que tangem aos modelos etnocêntricos de ensino, presentes na etapa inicial da formação docente, os quais podem ser ressignificados na formação continuada
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