Efeito dos modelos de alerta nutricional na percepção da saudabilidade pelo consumidor brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10904 |
Resumo: | Em muitos países, as mudanças nos hábitos alimentares têm levado ao aumento do consumo de alimentos industrializados, que são facilmente disponíveis, acessíveis e muitas vezes ricos em gordura, açúcar e sal. A rotulagem é um meio de comunicação fundamental para informar o consumidor e, em especial, a rotulagem nutricional frontal (FOP) pois atrai a atenção mais facilmente e oferece informações nutricionais sobre o produto. Este trabalho teve como objetivo investigar o efeito de diferentes modelos de rotulagem frontal (octógono preto, triângulo preto, círculo vermelho, lupa preta, lupa vermelha e GDA) apresentados em diferentes categorias de produtos na percepção da qualidade nutricional pelos consumidores brasileiros. O estudo foi realizado com 1616 participantes (acima dos 18 anos, ambos os sexos e de todas as classes sociais) recrutadas online nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, no período de 21-30 de janeiro de 2019. Foram avaliadas oito categorias de produtos que são consumidos com frequência pela população brasileira (bebida achocolatada, cereal matinal, barra de cereal, néctar de laranja, snack de milho, iogurte, lasanha congelada e bolo pronto). Na primeira etapa do estudo, para cada categoria de produto foi apresentada três versões com diferentes características nutricionais. Cada participante foi aleatoriamente alocado para avaliar um dos modelos de rotulagem. Os consumidores foram instruídos a imaginar que estavam num supermercado fazendo suas compras e que veriam uma série de produtos que poderiam estar na prateleira e foram solicitados a indicar o produto mais saudável. Na etapa seguinte metade dos participantes foram solicitados a avaliar as categorias néctar de laranja, lasanha congelada e bolo pronto, na versão saudável e outra metade na versão não saudável de acordo com a saudabilidade percebida, utilizando escalas de 7 pontos, onde 1: Nada saudável e 7: Muito saudável. Finalmente responderam questões sobre os nutrientes que estavam presentes em excesso nos produtos das três categorias mencionadas. Informação socioeconômica dos participantes também foi coletada nesta pesquisa. Os dados foram analisados por Análise de Variância (ANOVA), teste de Tukey, regressão logística (glm) e usou-se o software R. Os resultados sugerem vantagens para os modelos de alerta sobre o GDA, sendo o círculo vermelho e o octógono preto, os que tiveram mais vantagens com relação aos demais. A média de acertos quando os consumidores foram solicitados a indicar o produto mais saudável foi maior com o círculo vermelho e os modelos octógono preto; triângulo preto e círculo vermelho foram os que os participantes avaliaram mais corretamente a percepção da saudabilidade do produto. Os resultados sugerem que a implementação da rotulagem nutricional frontal com modelos de alerta, juntamente com campanhas que visem a diminuição dos fatores de riscos como sedentarismo, tabagismo, dentre outros, tenha impactos positivos na saúde da população brasileira |
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Pereira, Renata VaqueiroDeliza, Rosires024.90?.088-44http://lattes.cnpq.br/5127472125418977Ares, GastónDeliza, Rosires024.90?.088-44http://lattes.cnpq.br/5127472125418977Tabai, Kátia Cilenehttps://orcid.org/0000-0001-6096-5574http://lattes.cnpq.br/5973361421417139Alcantara, Marcela dehttp://lattes.cnpq.br/0531957905261652120.886.727.-02http://lattes.cnpq.br/46418686441205272023-12-22T01:44:48Z2023-12-22T01:44:48Z2019-05-24PEREIRA, Renata Vaqueiro. Efeito dos modelos de alerta nutricional na percepção da saudabilidade pelo consumidor brasileiro. 2019.52 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10904Em muitos países, as mudanças nos hábitos alimentares têm levado ao aumento do consumo de alimentos industrializados, que são facilmente disponíveis, acessíveis e muitas vezes ricos em gordura, açúcar e sal. A rotulagem é um meio de comunicação fundamental para informar o consumidor e, em especial, a rotulagem nutricional frontal (FOP) pois atrai a atenção mais facilmente e oferece informações nutricionais sobre o produto. Este trabalho teve como objetivo investigar o efeito de diferentes modelos de rotulagem frontal (octógono preto, triângulo preto, círculo vermelho, lupa preta, lupa vermelha e GDA) apresentados em diferentes categorias de produtos na percepção da qualidade nutricional pelos consumidores brasileiros. O estudo foi realizado com 1616 participantes (acima dos 18 anos, ambos os sexos e de todas as classes sociais) recrutadas online nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, no período de 21-30 de janeiro de 2019. Foram avaliadas oito categorias de produtos que são consumidos com frequência pela população brasileira (bebida achocolatada, cereal matinal, barra de cereal, néctar de laranja, snack de milho, iogurte, lasanha congelada e bolo pronto). Na primeira etapa do estudo, para cada categoria de produto foi apresentada três versões com diferentes características nutricionais. Cada participante foi aleatoriamente alocado para avaliar um dos modelos de rotulagem. Os consumidores foram instruídos a imaginar que estavam num supermercado fazendo suas compras e que veriam uma série de produtos que poderiam estar na prateleira e foram solicitados a indicar o produto mais saudável. Na etapa seguinte metade dos participantes foram solicitados a avaliar as categorias néctar de laranja, lasanha congelada e bolo pronto, na versão saudável e outra metade na versão não saudável de acordo com a saudabilidade percebida, utilizando escalas de 7 pontos, onde 1: Nada saudável e 7: Muito saudável. Finalmente responderam questões sobre os nutrientes que estavam presentes em excesso nos produtos das três categorias mencionadas. Informação socioeconômica dos participantes também foi coletada nesta pesquisa. Os dados foram analisados por Análise de Variância (ANOVA), teste de Tukey, regressão logística (glm) e usou-se o software R. Os resultados sugerem vantagens para os modelos de alerta sobre o GDA, sendo o círculo vermelho e o octógono preto, os que tiveram mais vantagens com relação aos demais. A média de acertos quando os consumidores foram solicitados a indicar o produto mais saudável foi maior com o círculo vermelho e os modelos octógono preto; triângulo preto e círculo vermelho foram os que os participantes avaliaram mais corretamente a percepção da saudabilidade do produto. Os resultados sugerem que a implementação da rotulagem nutricional frontal com modelos de alerta, juntamente com campanhas que visem a diminuição dos fatores de riscos como sedentarismo, tabagismo, dentre outros, tenha impactos positivos na saúde da população brasileiraCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn many countries, the changing in eating habits have led to the increased consumption of processed foods, which are readily available, affordable and usually high in fat, sugar, and salt. The nutrition labeling is a fundamental mean of communication to inform consumer and, especially the front-of-pack (FOP) that attracts consumers' attention more easily and provides guidance on nutritional information for a product. This work aimed to investigate the effect of different front-of-pack models (guideline daily amount (GDA), black octagon, black triangle, red circle, black magnifier and red magnifier) presented in different product categories on the nutritional quality perception by Brazilian consumers. The study was conducted with 1616 participants (aged above of 18 years old, from both gender and all social status) recruited online in the North, Northeast, West center, South, and Southeast of Brazil, from January 21-30, 2019. There were evaluated eight product categories that are frequently consumed by Brazilian population were evaluated (chocolate flavored milk, breakfast cereal, cereal bar, orange nectar, savory snack, yogurt, frozen lasagna and sponge cake). In the first step of the study, for each product category, three versions of products with different nutritional characteristics were presented. Each participant was randomly assigned to evaluate one of the labeling model. The consumers were instructed to imagine they were at a supermarket doing their shopping and that they would see a series of food that could be on the shelf. They were asked to indicate the healthiest product. In the next step, half of participants were asked to evaluate the categories orange nectar, frozen lasagna and sponge cake, in a healthy version and the other half on the unhealthy version, using 7-pont scales, where 1: not healthy at all 7: very healthy. Finally, they answered the questions about nutrient that were present in excess in the three mentioned categories. Socioeconomic information of participants was also collected in this research. The data was analyzed using (ANOVA), Tukey test, logistic regression (glm) using the R software. The results of this work suggest advantages for the warning models on the GDA, with the red circle and the black octagon having advantages over the others. ; The average of correct answers when consumers were asked to indicate the healthiest product was higher with the red circle, and the black octagon, black triangle and red circle were the models that participants rated more accurately the perception of healthfulness. Results suggest that the implementation of the nutrition labeling with the warning models together with campaigns aimed at reducing risk factors such as sedentary lifestyle, smoking, among others, have a positive impact on the health of the Brazilian populationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de AlimentosUFRRJBrasilInstituto de TecnologiaAlimentos industrializadosRotulagem nutricional frontalConsumidorIndustrialized foodsFrontal nutrition labelingConsumerCiência e Tecnologia de AlimentosEfeito dos modelos de alerta nutricional na percepção da saudabilidade pelo consumidor brasileiroEffect of nutritional warnings on perceived healthfulness by Brazilian consumersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Cenário regulatório internacional da rotulagem nutricional frontal: Reunião CBTC, 2016. 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Em muitos países, as mudanças nos hábitos alimentares têm levado ao aumento do consumo de alimentos industrializados, que são facilmente disponíveis, acessíveis e muitas vezes ricos em gordura, açúcar e sal. A rotulagem é um meio de comunicação fundamental para informar o consumidor e, em especial, a rotulagem nutricional frontal (FOP) pois atrai a atenção mais facilmente e oferece informações nutricionais sobre o produto. Este trabalho teve como objetivo investigar o efeito de diferentes modelos de rotulagem frontal (octógono preto, triângulo preto, círculo vermelho, lupa preta, lupa vermelha e GDA) apresentados em diferentes categorias de produtos na percepção da qualidade nutricional pelos consumidores brasileiros. O estudo foi realizado com 1616 participantes (acima dos 18 anos, ambos os sexos e de todas as classes sociais) recrutadas online nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, no período de 21-30 de janeiro de 2019. Foram avaliadas oito categorias de produtos que são consumidos com frequência pela população brasileira (bebida achocolatada, cereal matinal, barra de cereal, néctar de laranja, snack de milho, iogurte, lasanha congelada e bolo pronto). Na primeira etapa do estudo, para cada categoria de produto foi apresentada três versões com diferentes características nutricionais. Cada participante foi aleatoriamente alocado para avaliar um dos modelos de rotulagem. Os consumidores foram instruídos a imaginar que estavam num supermercado fazendo suas compras e que veriam uma série de produtos que poderiam estar na prateleira e foram solicitados a indicar o produto mais saudável. Na etapa seguinte metade dos participantes foram solicitados a avaliar as categorias néctar de laranja, lasanha congelada e bolo pronto, na versão saudável e outra metade na versão não saudável de acordo com a saudabilidade percebida, utilizando escalas de 7 pontos, onde 1: Nada saudável e 7: Muito saudável. Finalmente responderam questões sobre os nutrientes que estavam presentes em excesso nos produtos das três categorias mencionadas. Informação socioeconômica dos participantes também foi coletada nesta pesquisa. Os dados foram analisados por Análise de Variância (ANOVA), teste de Tukey, regressão logística (glm) e usou-se o software R. Os resultados sugerem vantagens para os modelos de alerta sobre o GDA, sendo o círculo vermelho e o octógono preto, os que tiveram mais vantagens com relação aos demais. A média de acertos quando os consumidores foram solicitados a indicar o produto mais saudável foi maior com o círculo vermelho e os modelos octógono preto; triângulo preto e círculo vermelho foram os que os participantes avaliaram mais corretamente a percepção da saudabilidade do produto. Os resultados sugerem que a implementação da rotulagem nutricional frontal com modelos de alerta, juntamente com campanhas que visem a diminuição dos fatores de riscos como sedentarismo, tabagismo, dentre outros, tenha impactos positivos na saúde da população brasileira |
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