Limites e Desafios da Proposta de Gestão Escolar Participativa, Compartilhada e Democrática no Âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tannure, Maria Valdete Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12295
Resumo: A gestão de uma Instituição Pública de Ensino a partir dos pressupostos da Gestão Democrática, participativa e compartilhada tem amparo legal na Constituição Federal de 1988 e suporte em leis complementares posteriores, em especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Entretanto, o ordenamento jurídico, apesar de tratar-se de um balizador fundamental, é apenas uma das partes do processo. A compreensão da gestão democrática extrapola o arcabouço legal e permeia as relações, muitas vezes complexas, existentes nas Instituições de Ensino. Com estas premissas como pano de fundo, este estudo propõe a partir da junção de um levantamento histórico e de uma pesquisa quantitativa, elucidar os limites e desafios da proposta de gestão escolar participativa, compartilhada e democrática no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo. A percepção dos gestores, como parte crucial para a implementação de políticas, foi avaliada a partir de uma survey aplicada aos diretores e coordenadores dos 21 campi distribuídos no Estado do Espírito Santo e do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância. Constatou-se que a Instituição é capaz de exprimir efetivamente os princípios da gestão democrática contribuindo assim para o cumprimento de sua função social. Identificou-se que o processo eleitoral para Reitor e Diretores-gerais é ponto forte do sistema. Porém alguns obstáculos relevantes foram apontados como limitadores desta proposta, em especial a falta de comunicação e informação, fator que por sua vez impacta negativamente na percepção dos pontos positivos da gestão democrática ao mesmo tempo em que ressalta seus aspectos negativos. Em decorrência disto, pode-se sugerir que, apesar da existência de mecanismos de participação da comunidade interna e externa, a opinião dos gestores apontou carências neste quesito. Outro obstáculo apontado foi o respeito às especificidades dos campi, o que compromete a legitimidade das ações democráticas. Com os resultados obtidos nesta pesquisa espera-se contribuir para o fortalecimento da Instituição enquanto espaço democrático capaz de fomentar a cidadania. Por fim, este estudo aponta direções para futuras pesquisas nesta temática
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Entretanto, o ordenamento jurídico, apesar de tratar-se de um balizador fundamental, é apenas uma das partes do processo. A compreensão da gestão democrática extrapola o arcabouço legal e permeia as relações, muitas vezes complexas, existentes nas Instituições de Ensino. Com estas premissas como pano de fundo, este estudo propõe a partir da junção de um levantamento histórico e de uma pesquisa quantitativa, elucidar os limites e desafios da proposta de gestão escolar participativa, compartilhada e democrática no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo. A percepção dos gestores, como parte crucial para a implementação de políticas, foi avaliada a partir de uma survey aplicada aos diretores e coordenadores dos 21 campi distribuídos no Estado do Espírito Santo e do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância. Constatou-se que a Instituição é capaz de exprimir efetivamente os princípios da gestão democrática contribuindo assim para o cumprimento de sua função social. Identificou-se que o processo eleitoral para Reitor e Diretores-gerais é ponto forte do sistema. Porém alguns obstáculos relevantes foram apontados como limitadores desta proposta, em especial a falta de comunicação e informação, fator que por sua vez impacta negativamente na percepção dos pontos positivos da gestão democrática ao mesmo tempo em que ressalta seus aspectos negativos. Em decorrência disto, pode-se sugerir que, apesar da existência de mecanismos de participação da comunidade interna e externa, a opinião dos gestores apontou carências neste quesito. Outro obstáculo apontado foi o respeito às especificidades dos campi, o que compromete a legitimidade das ações democráticas. Com os resultados obtidos nesta pesquisa espera-se contribuir para o fortalecimento da Instituição enquanto espaço democrático capaz de fomentar a cidadania. Por fim, este estudo aponta direções para futuras pesquisas nesta temáticaTaking into account an education public institution’s management from the assumptions of a shared, interactive and democratic management, it has legal support based on the 1988 Brazilian Federal Constitution and additional laws, especially on the Education Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 - LDB), even though this is just part of the process. It is understandable that democratic management is much more beyond the legal framework and goes through complex relationships in education institutions. This study aims at showing the limits and challenges of a shared, interactive and democratic management when it comes to the Federal Institute of Espírito Santo (Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes). As a crucial part to policy implementation, we evaluated the managers’ perception through a survey, applied to principals and coordinators from 21 campi around Espírito Santo, including a Reference Center in Distance Learning. The institution is able to effectively express the principles of a democratic management, although some important obstacles limitate the proposal, in particular the lack of communication and information, despite the participation inside and outside community. Since there are some differences and peculiarities among the campi, the legitimacy of democratic actions have been compromised. Strengthening the institution as a democratic space able to stimulate citizenship is our proposal in this research, which suggests directions for future investigation on this topicapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaGestão DemocráticaGestãoInstituição de EnsinoParticipaçãoDemocratic ManagementManagementEducational institutionParticipationEducaçãoLimites e Desafios da Proposta de Gestão Escolar Participativa, Compartilhada e Democrática no Âmbito do Instituto Federal do Espírito SantoLimits and challenges of a shared, interactive and democratic management when it comes to the Federal Institute of Espírito Santo (Instituto Federal do Espírito Santo –IFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal. 1997. BARGAL, David. 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description A gestão de uma Instituição Pública de Ensino a partir dos pressupostos da Gestão Democrática, participativa e compartilhada tem amparo legal na Constituição Federal de 1988 e suporte em leis complementares posteriores, em especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Entretanto, o ordenamento jurídico, apesar de tratar-se de um balizador fundamental, é apenas uma das partes do processo. A compreensão da gestão democrática extrapola o arcabouço legal e permeia as relações, muitas vezes complexas, existentes nas Instituições de Ensino. Com estas premissas como pano de fundo, este estudo propõe a partir da junção de um levantamento histórico e de uma pesquisa quantitativa, elucidar os limites e desafios da proposta de gestão escolar participativa, compartilhada e democrática no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo. A percepção dos gestores, como parte crucial para a implementação de políticas, foi avaliada a partir de uma survey aplicada aos diretores e coordenadores dos 21 campi distribuídos no Estado do Espírito Santo e do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância. Constatou-se que a Instituição é capaz de exprimir efetivamente os princípios da gestão democrática contribuindo assim para o cumprimento de sua função social. Identificou-se que o processo eleitoral para Reitor e Diretores-gerais é ponto forte do sistema. Porém alguns obstáculos relevantes foram apontados como limitadores desta proposta, em especial a falta de comunicação e informação, fator que por sua vez impacta negativamente na percepção dos pontos positivos da gestão democrática ao mesmo tempo em que ressalta seus aspectos negativos. Em decorrência disto, pode-se sugerir que, apesar da existência de mecanismos de participação da comunidade interna e externa, a opinião dos gestores apontou carências neste quesito. Outro obstáculo apontado foi o respeito às especificidades dos campi, o que compromete a legitimidade das ações democráticas. Com os resultados obtidos nesta pesquisa espera-se contribuir para o fortalecimento da Instituição enquanto espaço democrático capaz de fomentar a cidadania. Por fim, este estudo aponta direções para futuras pesquisas nesta temática
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