Entre textos e contextos... atos e atores: investigações e estratégias para combate à evasão no curso de Técnico em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Luciléia Maria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12992
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as causas da evasão escolar e propor estratégias para o combate a esta mesma evasão no âmbito do Curso Técnico em Zootecnia do IF Sudeste de MG – Campus Rio Pomba. O universo da pesquisa foi formado pelos alunos que abandonaram o Curso Técnico em Zootecnia do referido instituto, entre os anos de 2005 e 2009, num total de 117 alunos, para os quais foram enviados questionários contendo perguntas relacionadas à identificação do aluno com a instituição, à época de estudo e à evasão escolar. O retorno obtido alcançou um total de 29 questionários. O questionário dos professores e técnicos administrativos englobou questões relativas ao tempo de trabalho na instituição, se perceberam ou não a evasão no curso, como se posicionaram diante dos dados apresentados e quais os fatores que acreditaram serem os causadores da evasão escolar no Curso Técnico em Zootecnia. Os questionários aplicados em professores, alunos e técnicos foi o instrumento para o levantamento e análise de dados da pesquisa. Foi possível identificar os fatores que causaram a evasão escolar na opinião dos alunos e dos servidores da instituição. Vale destacar os fatores que tiveram maiores índices de respostas. Na visão dos alunos o abandono foi devido ao curso não atender as expectativas e a indecisão profissional dos próprios discentes. Para os professores e técnicos administrativos a questão da evasão se deve ao desconhecimento do curso por parte do discente, as dificuldades de aprendizagem, a distância da família e a incerteza da escolha profissional. O trabalho aponta sugestões e estratégias de permanência do aluno na escola, fazendo referências quanto a currículos, aos procedimentos metodológicos, ao desenvolvimento da aprendizagem, à relação professor/aluno e à avaliação. Nesta direção, foram elaboradas e implementadas as ações do “Projeto de Acompanhamento de Alunos”, realizadas durante o 1º semestre de 2011, junto às turmas do curso Técnico em Zootecnia. As estratégias utilizadas com sucesso foram visitas, palestras, dinâmicas, auto-avaliação, conselho participativo e reunião de pais. Esta pesquisa visa ainda contribuir para que a Instituição possa repensar o seu papel social, como uma instituição federal gratuita, que tem como compromisso a busca de valores sólidos e práticas baseadas em uma postura ética, aliadas à sabedoria acumulada pela comunidade e aos conhecimentos científicos capazes de desenvolver no aluno o gosto pelo estudo, o interesse em permanecer no curso, tornando-o um profissional competente e um cidadão ético e crítico.
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spelling Arantes, Luciléia MariaPaula, Lucília Augusta Lino de582.372.167-68http://lattes.cnpq.br/6864986517265595Gouvêa, Fernando Cesar FerreiraLeite Filho, Aristeo Gonçalves556.787.346-87http://lattes.cnpq.br/51923952116105642023-12-22T02:34:42Z2023-12-22T02:34:42Z2011-07-12ARANTES, Luciléia Maria. Entre textos e contextos... atos e atores: investigações e estratégias para combate à evasão no curso de Técnico em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12992O objetivo desta pesquisa é investigar as causas da evasão escolar e propor estratégias para o combate a esta mesma evasão no âmbito do Curso Técnico em Zootecnia do IF Sudeste de MG – Campus Rio Pomba. O universo da pesquisa foi formado pelos alunos que abandonaram o Curso Técnico em Zootecnia do referido instituto, entre os anos de 2005 e 2009, num total de 117 alunos, para os quais foram enviados questionários contendo perguntas relacionadas à identificação do aluno com a instituição, à época de estudo e à evasão escolar. O retorno obtido alcançou um total de 29 questionários. O questionário dos professores e técnicos administrativos englobou questões relativas ao tempo de trabalho na instituição, se perceberam ou não a evasão no curso, como se posicionaram diante dos dados apresentados e quais os fatores que acreditaram serem os causadores da evasão escolar no Curso Técnico em Zootecnia. Os questionários aplicados em professores, alunos e técnicos foi o instrumento para o levantamento e análise de dados da pesquisa. Foi possível identificar os fatores que causaram a evasão escolar na opinião dos alunos e dos servidores da instituição. Vale destacar os fatores que tiveram maiores índices de respostas. Na visão dos alunos o abandono foi devido ao curso não atender as expectativas e a indecisão profissional dos próprios discentes. Para os professores e técnicos administrativos a questão da evasão se deve ao desconhecimento do curso por parte do discente, as dificuldades de aprendizagem, a distância da família e a incerteza da escolha profissional. O trabalho aponta sugestões e estratégias de permanência do aluno na escola, fazendo referências quanto a currículos, aos procedimentos metodológicos, ao desenvolvimento da aprendizagem, à relação professor/aluno e à avaliação. Nesta direção, foram elaboradas e implementadas as ações do “Projeto de Acompanhamento de Alunos”, realizadas durante o 1º semestre de 2011, junto às turmas do curso Técnico em Zootecnia. As estratégias utilizadas com sucesso foram visitas, palestras, dinâmicas, auto-avaliação, conselho participativo e reunião de pais. Esta pesquisa visa ainda contribuir para que a Instituição possa repensar o seu papel social, como uma instituição federal gratuita, que tem como compromisso a busca de valores sólidos e práticas baseadas em uma postura ética, aliadas à sabedoria acumulada pela comunidade e aos conhecimentos científicos capazes de desenvolver no aluno o gosto pelo estudo, o interesse em permanecer no curso, tornando-o um profissional competente e um cidadão ético e crítico.The objective of this research is to investigate the causes of school evasion and propose strategies to combat this same evasion under the Zootechnics Course at the Federal Institute of the Southeast of MG – Rio Pomba Campus. The research universe was formed by students who have left the Zootechnics Course of that institution, between the years 2005 and 2009, a total of 117 students, who were sent questionnaires containing questions related to the student's identification with the institution, the time of study and school evasion. The answered returned questionnaires achieved a total of 29. The survey of teachers and administrative staff included questions relating to time working at the institution, if the evasion was or was not noticed at the course, how they positioned themselves on the data presented and what were the factors that make them believe to cause the school evasion in the Zootechnics Course. The questionnaires applied on teachers, students and technicians were the instrumental to the survey and analysis of research data. It was possible to identify the factors that caused the school evasion in the opinion of students and the institution's attendants. It is worth highlighting the factors that had higher response rates. In the students' view, the abandonment was due to the course does not meet expectations and professional indecision of them own. For teachers and administrative staff the issue of evasion is due to the lack of the knowledge about the course by the student, the learning difficulties, the distance from family and the uncertainty of career choice. The study points out suggestions and strategies of permanence of the student in the school, making references about curricula, the methodological procedures, the development of learning, the teacher/student relationship and evaluation. This way, there were developed and implemented the actions of the "Monitoring Students Project" held during the first semester of 2011, along with classes in the Zootechnics Course. The strategies used successfully were visits, lectures, self-assessment, participatory advices and parents meeting. This research also aims to enable the institution to rethink its social role as a free federal institution, which is committed to search for strong values and practices based on an ethical stance, combined with the accumulated wisdom of the community and scientific knowledge capable to develop in students a taste for study, interest in staying on the course, making him/her a competent professional and an ethical and critical citizen.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEvasão EscolarEstratégias de Permanência na EscolaEducação ProfissionalSchool EvasionStrategies for Permanence in SchoolProfessional EducationCiências HumanasEntre textos e contextos... atos e atores: investigações e estratégias para combate à evasão no curso de Técnico em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio PombaBetween texts and contexts... acts and actors: researches and strategies to combat evasion in the Zootechnics course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeastern of Minas Gerais - Rio Pomba Campusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Marilze do Carmo Lima e. 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Arantes, Luciléia Maria
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description O objetivo desta pesquisa é investigar as causas da evasão escolar e propor estratégias para o combate a esta mesma evasão no âmbito do Curso Técnico em Zootecnia do IF Sudeste de MG – Campus Rio Pomba. O universo da pesquisa foi formado pelos alunos que abandonaram o Curso Técnico em Zootecnia do referido instituto, entre os anos de 2005 e 2009, num total de 117 alunos, para os quais foram enviados questionários contendo perguntas relacionadas à identificação do aluno com a instituição, à época de estudo e à evasão escolar. O retorno obtido alcançou um total de 29 questionários. O questionário dos professores e técnicos administrativos englobou questões relativas ao tempo de trabalho na instituição, se perceberam ou não a evasão no curso, como se posicionaram diante dos dados apresentados e quais os fatores que acreditaram serem os causadores da evasão escolar no Curso Técnico em Zootecnia. Os questionários aplicados em professores, alunos e técnicos foi o instrumento para o levantamento e análise de dados da pesquisa. Foi possível identificar os fatores que causaram a evasão escolar na opinião dos alunos e dos servidores da instituição. Vale destacar os fatores que tiveram maiores índices de respostas. Na visão dos alunos o abandono foi devido ao curso não atender as expectativas e a indecisão profissional dos próprios discentes. Para os professores e técnicos administrativos a questão da evasão se deve ao desconhecimento do curso por parte do discente, as dificuldades de aprendizagem, a distância da família e a incerteza da escolha profissional. O trabalho aponta sugestões e estratégias de permanência do aluno na escola, fazendo referências quanto a currículos, aos procedimentos metodológicos, ao desenvolvimento da aprendizagem, à relação professor/aluno e à avaliação. Nesta direção, foram elaboradas e implementadas as ações do “Projeto de Acompanhamento de Alunos”, realizadas durante o 1º semestre de 2011, junto às turmas do curso Técnico em Zootecnia. As estratégias utilizadas com sucesso foram visitas, palestras, dinâmicas, auto-avaliação, conselho participativo e reunião de pais. Esta pesquisa visa ainda contribuir para que a Instituição possa repensar o seu papel social, como uma instituição federal gratuita, que tem como compromisso a busca de valores sólidos e práticas baseadas em uma postura ética, aliadas à sabedoria acumulada pela comunidade e aos conhecimentos científicos capazes de desenvolver no aluno o gosto pelo estudo, o interesse em permanecer no curso, tornando-o um profissional competente e um cidadão ético e crítico.
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