Raduan Nassar: apresentação de um escritor entre tradição e (pós) modernidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
Texto Completo: | https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/231 |
Resumo: | O artigo busca descrever a trajetória do escritor Raduan Nassar, filho de imigrantes libaneses radicados ao norte do Estado de São Paulo, com vistas a refletir sobre sua posição em relação à instituição literária, aos contextos sociais e históricos, e ainda, sobre os diálogos que o escritor mantém com a tradição literária brasileira. O artigo chama atenção para a preferência de Nassar pelo espaço rural, relacionada diretamente com seu projeto ético-estético. Nassar pretende complexificar uma certa visão da modernidade/ modernização existente nas correntes de vanguarda brasileira, tais como o “primeiro modernismo” e o Concretismo.Na última parte, confrontam-se dois contos: Brás, Bexiga e Barra funda de António de Alcântara Machado, no qual é representado, de maneira cômica e otimista, os italianos em São Paulo, associados à modernidade e Menina a caminho, de Raduan Nassar. Neste conto, Nassar apresenta diversos imigrantes no espaço claustofóbico e opressor de uma pequena cidade do interior. Através da variação paródica da representação do imigrante, Nassar articula questões significantes do espaço rural, expressivas da conexão tradição e modernidade. |
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Raduan Nassar: apresentação de um escritor entre tradição e (pós) modernidadeO artigo busca descrever a trajetória do escritor Raduan Nassar, filho de imigrantes libaneses radicados ao norte do Estado de São Paulo, com vistas a refletir sobre sua posição em relação à instituição literária, aos contextos sociais e históricos, e ainda, sobre os diálogos que o escritor mantém com a tradição literária brasileira. O artigo chama atenção para a preferência de Nassar pelo espaço rural, relacionada diretamente com seu projeto ético-estético. Nassar pretende complexificar uma certa visão da modernidade/ modernização existente nas correntes de vanguarda brasileira, tais como o “primeiro modernismo” e o Concretismo.Na última parte, confrontam-se dois contos: Brás, Bexiga e Barra funda de António de Alcântara Machado, no qual é representado, de maneira cômica e otimista, os italianos em São Paulo, associados à modernidade e Menina a caminho, de Raduan Nassar. Neste conto, Nassar apresenta diversos imigrantes no espaço claustofóbico e opressor de uma pequena cidade do interior. Através da variação paródica da representação do imigrante, Nassar articula questões significantes do espaço rural, expressivas da conexão tradição e modernidade.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/231Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/231/227Lemos, Maria José Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-03T18:32:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/231Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2019-04-03T18:32:15Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
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